Qual a diferença entre um corretor de imóveis e um consultor imobiliário?

Ouça esse conteúdo.

O mercado imobiliário gera milhões de empregos. Só a construção civil empregava mais de 2 milhões de brasileiros em 2017, de acordo com uma reportagem do  Correio Braziliense . Já os corretores somam mais de  500 mil profissionais .

Você deve estar se perguntando qual é a diferença entre um corretor de imóveis e um consultor imobiliário, já que existe um grande volume de profissionais atuando no ramo. Acredite, esses termos não são sinônimos.

Para ajudar você a entender as diferenças, explicaremos a atuação de cada profissional! Leia até o final e descubra se  você quer ser um corretor  ou um consultor imobiliário.

 

 

O trabalho do corretor de imóveis

O corretor é o profissional que prospecta imóveis e pessoas interessadas em comprá-los. Existem muitas oportunidades de negócio em todas as cidades, mas é impossível para quem está fora do mercado imobiliário encontrá-las. Essa é uma das missões desse profissional.

Além disso, comprar uma casa, terreno ou apartamento exige o cumprimento de algumas exigências burocráticas. O corretor  orienta seus clientes  sobre os passos que devem ser feitos para poder:

  • emitir certidões;
  • pagar impostos.

Portanto, o corretor precisa conhecer bem a legislação imobiliária nacional e a da cidade em que atua. Conseguir explicar ao visitante os detalhes de um imóvel, fazê-lo perceber particularidades e se sentir interessado na compra também é algo que faz parte do trabalho do corretor. 

Esse profissional tem que conhecer bem o que comercializa, pois, o cliente vai questioná-lo. Se a sua argumentação não for satisfatória, o negócio pode não ser fechado.

Por fim, podemos incluir na lista de atividades do corretor a necessidade de conhecer o seu cliente, de modo que ele ofereça a essa pessoa aquilo que ela precisa. Tudo isso serve para fazer com que o consumidor não se decepcione na visita, pois o sucesso de uma venda depende disso.

Todos esses conhecimentos são adquiridos na sala de aula. Para que o corretor atue no mercado,  ele precisa estar certificado  no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) do seu estado. Uma das exigências para obter o registro é realizar um curso ligado ao mercado imobiliário. Dentre esses cursos estão:

  • Curso Técnico em Transações Imobiliárias;
  • Curso Técnico de Negócios Imobiliários.

Algumas pessoas acreditam que o papel do corretor é o de vender imóveis, como se ele fosse um mero vendedor. Isso seria verdade se uma casa, terreno ou apartamento fosse um produto simples. Como sabemos, não é.

O corretor que deseja ter sucesso na profissão precisa ser empático, entendendo que o cliente deve comprar o melhor imóvel possível, aquele que realmente atenda às suas demandas. 

Sendo assim, para tais profissionais, o sucesso não é alcançado por forçar uma venda para bater as metas pessoais, mas sim é algo conquistado devido ao fato de contribuir para que uma pessoa realize o seu objetivo de vida.

 

 

Como ser um excelente corretor de imóveis?

Para se tornar um excelente corretor de imóveis é essencial investir em planejamento de carreira. O primeiro passo a ser dado por aqueles que querem atuar na área é se matricular em um curso profissionalizante de corretor de imóveis. A duração de um curso dessa área é de 10 meses a quatro anos. O tempo estipulado para formação depende da modalidade escolhida.

Todos os cursos de corretores exigem a realização de um estágio em imobiliária para a obtenção do diploma. Sendo assim, depois de cumprir essas duas etapas, fazendo o curso e estágio, é possível pedir o registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Assim que estiver autorizado a trabalhar no ramo, o corretor que estiver iniciando sua carreira deve planejar a sua vida profissional. Ninguém se torna corretor da noite para o dia, visto que esse é um trabalho que exige dedicação e esforço para ser bem-sucedido. Quanto mais o tempo passar e quanto melhor for o atendimento do profissional, mais reconhecido ele será, conquistando assim cada vez mais o seu espaço.

O corretor de imóveis precisa ter foco para realizar suas atividades. Uma boa opção é fazer anúncios nas redes sociais e em outros meios de comunicação. Dessa forma, a tendência é aumentar cada vez mais a cartela de clientes. Alguns dos passos para se tornar um excelente profissional desse ramo são:

  • apostar em um bom atendimento;
  • fazer cursos e se aperfeiçoar realizando treinamentos;
  • entender o que os clientes desejam;
  • estabelecer metas possíveis de serem alcançadas;
  • aumentar a disponibilidade;
  • investir em marketing digital.

Seguindo todas essas dicas, é possível aumentar as chances de ter sucesso nessa profissão.

 

 

O trabalho do consultor imobiliário

Normalmente, pensamos na compra imobiliária como a realização do sonho da casa própria, não é mesmo? Contudo, comprar um imóvel também  é um investimento financeiro.  

Da mesma forma que existem especialistas em ações de empresas, em fundos de pensão ou de renda fixa, também existem profissionais especializados no mercado de imóveis como um investimento. Eles são os consultores imobiliários.

Um consultor imobiliário deve ter a experiência do corretor de imóveis, mas o contrário não é necessário. Esse profissional deve estar atento a qualquer fator capaz de impactar o mercado, por exemplo:

  • mudanças na taxa básica de juros;
  • alta do Dólar;
  • alterações na política;
  • investimentos das grandes construtoras.

O consultor precisa estar bem informado e ser capaz de interpretar esses dados, gerando uma análise, uma vez que dessa maneira, ele vai poder orientar os investidores, as imobiliárias e as construtoras sobre o que cada um deles deve fazer para realizar o melhor investimento. 

O consultor também deve entender o que forma a valorização de um imóvel. Dentre as questões que devem ser observadas pelo profissional do segmento imobiliário estão:

  • a arquitetura de um imóvel;
  • o seu projeto de design de interior;
  • os imóveis embutidos;
  • a localização.

Todos esses pontos são fatores que contribuem para que uma compra se torne um bom investimento financeiro. O consultor imobiliário que deseja ser bem-sucedido deve entender desses aspectos, uma vez que eles podem passar despercebidos pelo comprador. É papel de esse profissional o alertar para riscos e oportunidades que o cliente não percebeu.

Por isso, é comum que profissionais das mais diversas áreas atuem como consultores imobiliários, economistas, arquitetos e empresários do ramo da construção civil. Desse modo, muitos deles conseguem trazer sua experiência para um novo mercado, oferecendo consultoria.

Existem muitos tipos de clientes que investem no mercado imobiliário, desde grandes empresas que compram terrenos ou construtoras até os que adquirem pequenas casas para a construção de novos  modelos de imóveis . Cabe ao consultor estar atento às oportunidades que a cidade onde atua tem a oferecer.

 

Como ser um consultor imobiliário?

Se você deseja se tornar um consultor imobiliário, você deve analisar as necessidades de seus clientes. Um dos exemplos mais fácil de entender é que alguns clientes como as construtoras podem querer investir na construção de shoppings centers e já outros podem almejar a construção de um apartamento.

Após saber o que o seu cliente deseja, é preciso fazer uma pesquisa sobre o assunto. Para isso é importante tomar algumas atitudes, tais como:

  • conversar com as pessoas;
  • ler sobre o assunto;
  • conhecer a região.

Depois de fazer todas essas coisas, é preciso juntar as informações, fazer as análises e identificar os cenários, para assim ter uma visão mais ampla da situação. Isso permite ao consultor imobiliário informar quais são os pontos mais interessantes de cada opção. Entre os serviços desses profissionais estão as seguintes atividades:

  • apresentar imóveis;
  • analisar estatísticas;
  • examinar contratos.

Lembre-se de que ter uma boa habilidade de negociação é muito importante para aqueles que atuam nessa área.

 

Entendendo a diferença

Como vimos,  corretor de imóveis  e o consultor imobiliário são profissionais diferentes. Algumas pessoas usam o termo “consultor” porque acreditam que ele traz mais credibilidade. Evite cair nesse modismo, porque ele cria confusão entre os clientes. Sempre que possível, explique a diferença para ajudar a fortalecer as duas profissões.

Ademais, existe o risco de banalizar o termo, fazendo com que ele perca relevância e soe estranho aos ouvidos do cliente.

Uma diferença entre um corretor de imóveis e um consultor imobiliário é a maneira como eles são pagos. O corretor recebe uma comissão pela venda realizada. Por outro lado, o consultor pode ganhar por consultoria, receber salário fixo ou comissão pelos seus resultados etc.

Um corretor pode se tornar um ótimo consultor, uma vez que, a cada novo dia de trabalho, ele se torna mais experiente. Ademais, existem muitos cursos disponíveis no mercado que podem ajudá-lo a se tornar um profissional mais completo.

Uma dica para se tornar um excelente consultor imobiliário: defina um nicho de atuação, pois isso fará com que você se especialize e entenda muito sobre determinado mercado.

 

É possível ser corretor e consultor imobiliário?

A resposta para tal questionamento é sim. É possível que um corretor atue como consultor imobiliário, mas um consultor imobiliário não pode atuar como corretor sem ter o registro no CRECI. Além disso, o dia-a-dia desses profissionais é diferente. 

O corretor de imóveis auxilia clientes no processo de compra, venda e aluguel de imóveis. O consultor imobiliário analisa as regiões e tipos de imóveis que estão em alta e baixa em um determinado período.

Agora que você sabe a diferença entre um corretor de imóveis e um consultor imobiliário, deve ter percebido que existem muitas possibilidades para atuar no mercado, não é mesmo? Entender de imóveis não é nada monótono, engessado e que termina em uma formação. Sempre há alguma novidade. Por isso, esteja atento.

Gostou do nosso post sobre consultor imobiliário e corretor de imóveis? A CrediPronto conta com um  grande time de consultores em todo o Brasil , dispostos a atender todas as suas dúvidas. Assine nossa newsletter e receba informações sobre novos conteúdos em sua caixa de entrada!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).