Gestão imobiliária: quais são os desafios da área?

Ouça esse conteúdo abaixo

A crise financeira que está impactando negócios no mundo inteiro aumentou a competitividade no mercado imobiliário. Por isso, o sucesso dos profissionais desse ramo depende de diversos fatores, mas principalmente da gestão das suas atividades. Não são somente as dificuldades da economia mundial que determinam a carreira do corretor de imóveis .

 

Neste post, registraremos o que é a gestão imobiliária e qual é a sua importância para o desenvolvimento dos empreendimentos. Além disso, apresentaremos os principais desafios dessa administração e explicaremos como é possível enfrentá-los. Entenda um pouco mais sobre comissionamento, falta de flexibilidade etc.

Deseja saber mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura deste artigo!

 

O que é a gestão imobiliária?

A gestão imobiliária é um conjunto de práticas que envolvem técnicas e ferramentas para a captação de clientes interessados na aquisição de imóveis. As ações de gerenciamento propiciam o aumento da carteira de produtos e serviços, além da qualificação ao atendimento do público-alvo e da redução dos custos com a elevação da lucratividade.

 

Quais são os principais desafios dela?

O mercado imobiliário sofre mudanças constantes conforme a economia mundial e nacional. Em virtude disso, a gestão de imóveis é impactada pelas instabilidades financeiras se os seus processos gerenciais não estiverem bem alinhados. Profissionais especializados conseguem lidar com essas situações e evitar a ocorrência de prejuízos irreparáveis.

Para tornar mais eficaz a gerência imobiliária, é importante dividir as áreas referentes aos clientes, recursos humanos, patrimônio e finanças. Cada um desses setores precisa ser conhecido profundamente pelos gestores para a sua correta administração. Veja a seguir os principais desafios da gestão imobiliária!

 

Comissionamento

A comissão de corretores é um valor incerto que é recebido conforme o número das suas vendas mensais. Quando a economia se desestabiliza, as consequências somente são amenizadas se existe um planejamento financeiro elaborado por especialistas em finanças. As comissões podem ser programadas para o pagamento dos custos fixos em caso de queda nas vendas.

Jamais gaste todo o valor do orçamento mensal. Mantenha uma reserva para o pagamento das despesas caso ocorram imprevistos e procure não fazer dívidas desnecessárias. Conforme as comissões forem entrando, organize-as para a quitação das próximas faturas, assim você evita o pagamento de juros e outros transtornos que atrapalham a rotina.

 

Gestão de alugueis

Conte com contratos de aluguel elaborados por profissionais do meio jurídico para evitar problemas com as legislações. Caso contrário, você pode enfrentar entraves na gerência dos bens alugados, sendo que é o responsável por averiguar o pagamento das obrigações tributárias, os reparos realizados dentro das propriedades, a inadimplência e a emissão dos boletos.

Gerenciar todas as questões referentes aos imóveis locados é um grande desafio por que engloba uma série de tarefas, por exemplo, a realização de conciliação entre locadores e locatários, o repasse dos valores de aluguéis, a geração de relatórios, a gestão de contratos entre outros. Além do mais, a participação em negociações também faz parte da gestão.

 

Falta de flexibilidade

Um cronograma de atividades e negócios nem sempre é flexível. Mas você precisa estar disposto a se adequar à realidade e a fazer alterações quando for necessário. Faça um planejamento para seguir, mas não fique preso a ele se for ter prejuízos. Aprenda com os erros e aperfeiçoe os próximos planos.

O trabalho do corretor de imóveis pode ser flexibilizado pelo uso de recursos tecnológicos. As ferramentas atuais aumentam a eficiência e facilitam o atendimento de todos os tipos de clientes por meio dos canais de comunicação. Aproveite as soluções disponíveis no mercado para melhorar os processos de gestão da sua empresa, fornecer atendimento personalizado e ganhar a confiança da clientela.

Enfim, agora você já sabe o que é a gestão imobiliária e quais são os desafios dessa área! A gerência adequada traz inúmeros benefícios para os corretores de imóveis, inclusive o aperfeiçoamento nos procedimentos, a elaboração de estratégias para o aumento nas vendas e para a fidelização de clientes, proporcionando uma carreira promissora aos profissionais.

Ainda tem dúvidas sobre gestão imobiliária? Deixe aqui o seu comentário que em breve todos os questionamentos serão respondidos!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).