credipronto-logo-blog

Qual é o perfil profissional de um corretor de imóveis de sucesso?

Que tal ouvir esse texto?

Um corretor de imóveis alcança o sucesso pela sua experiência cotidiana e pelo aprimoramento profissional que busca por meio de cursos, treinamentos e palestras. Por isso, vale a pena investir para contar com um bom aprendizado e para se manter atualizado sobre o mercado. É possível se aperfeiçoar para atender diferentes tipos de públicos fazendo especializações.

Assim como em qualquer outra carreira, é possível desenvolver as habilidades necessárias para ser um excelente corretor de imóveis. Neste artigo vamos apresentar as principais dicas para que você consiga alavancar a sua carreira e fornecer detalhes sobre a construção de relacionamentos, competência, capacidade de se comunicar, foco nos resultados etc.

Quer saber mais? Continue lendo este post para conhecer qual é o perfil do profissional de sucesso!

 

 

Saiba como é o perfil profissional de um excelente corretor de imóveis

O corretor de imóveis trabalha em um mercado que oferece ótimas oportunidades para empreendedores. Para ser bem-sucedido nessa carreira é importante estar disposto a se dedicar ao aprendizado e a ser persistente, além de construir bons relacionamentos. Essa área exige paciência desses profissionais que precisam construir uma carteira de clientes. Observe abaixo algumas características e posturas interessantes!

 

Conhece bem a oferta

Como qualquer bom vendedor, um corretor de sucesso tem a obrigação de conhecer todos os aspectos e características do imóvel que ele pretende vender. Apesar de isso ser óbvio, muitos corretores não conseguem responder com segurança algumas dúvidas do cliente que surgem durante a negociação.

Dessa maneira, para conseguir vencer qualquer objeção que o comprador poderá ter, se prepare antes de cada visita e conheça a fundo todos os elementos da negociação, como: as condições e formas de pagamento, como o cliente poderá financiar esse imóvel, quais serão os prováveis custos que ele terá etc.

Para isso, não se esqueça do mais importante: garantir ao consumidor a confiança de fazer um bom negócio.

 

Constrói bons relacionamentos

Networking é essencial em qualquer profissão! Ter uma boa rede de relacionamentos no mercado imobiliário é fundamental para encontrar algumas oportunidades de negócios lucrativas.

Já imaginou você ficar sabendo, em primeira mão, que um ponto comercial supervalorizado será colocado à venda e que, devido a uma ampla e diversificada carteira de clientes, você tem a pessoa certa para esse imóvel? Com certeza você obterá um bom lucro nessa negociação!

Corretores experientes sabem que esse tipo de informação pode ser dada por qualquer pessoa. Por isso, eles mantêm relações amistosas com funcionários de condomínios, secretárias, comerciantes locais etc. Tenha uma postura humilde em relação aos outros profissionais, uma vez que poderá vir deles a dica que se transformará em uma excelente comissão.

 

 

Comunica-se bem

O que diferencia um corretor de sucesso de um mediano é a sua capacidade de comunicação. A partir de uma argumentação clara e segura, esse profissional consegue construir, junto ao cliente, uma proposta de valor única.

No entanto, não se engane ao acreditar que apenas você deverá falar. É fundamental que você seja um bom ouvinte, pois somente assim você conseguirá entender melhor o seu cliente e, dessa maneira, encontrar o imóvel ideal para ele.

Lembre-se apenas de manter a conversa focada no negócio . Alguns corretores, com medo de ofender o cliente, passam longos minutos conversando sobre amenidades. Normalmente, essa estratégia não traz frutos ao profissional, uma vez que ele desperdiçou o seu tempo e não conseguiu vender nada.

A objetividade é um traço fundamental na boa comunicação. Seja claro e direto em suas colocações e direcione a conversa com o cliente para esse nível de efetividade sempre que possível.

 

Tem competência para vender

Obrigatoriamente, para ser um corretor de sucesso, é necessário ser um bom vendedor. Para isso, é fundamental que você desenvolva suas habilidades em vendas.

Existe uma falsa crença de que apenas as pessoas que nasceram com esse “dom” — os famosos vendedores natos — é que serão bem-sucedidas nesse ramo. Isso não poderia ser mais falso, pois como qualquer coisa, a habilidade de vender pode ser aprendida, desenvolvida e aperfeiçoada.

Questione-se: em uma conversa informal, com amigos ou familiares, você consegue convencê-los do seu ponto de vista? Se a resposta for não, o que falta para que isso aconteça?

Em alguns casos, o corretor pode não ter argumentos suficientes para ilustrar a ideia. Nesse caso, deve estudar mais o tema. Em outros, ele pode se sentir intimidado, devendo trabalhar aspectos relacionados à sua autoestima.

Faça esse questionamento, avalie a sua capacidade de convencimento e, se necessário for, aperfeiçoe-a.

 

 

É focado nos resultados

Não se acomode jamais! Não é porque você bateu a sua meta mensal que o mês está ganho. Um bom vendedor tem como principal motivação se superar cada vez mais. Para ele, não existem limites!

Um corretor experiente não se preocupa com o reconhecimento de um chefe, por exemplo, pois o seu foco está voltado para os resultados obtidos — e isso será o verdadeiro indicador de seu êxito.

Para decolar na carreira de corretor, assim como em qualquer profissão, é fundamental conhecer qual o perfil profissional que você deve ter para alcançar sucesso. Dessa maneira, será possível desenvolver essas habilidades tendo como foco principal os resultados.

 

Preocupa-se com a sua imagem na internet

Dê uma olhada nos posts dos seus amigos nas redes sociais. Você faria negócios com essas pessoas? Bem, se a resposta tiver sido não, cuidado, uma vez que você também pode estar sendo visto assim por potenciais clientes.

Lembre-se de cuidar da privacidade das suas redes sociais , evitando adicionar clientes e procurando manter as suas publicações visíveis apenas para pessoas que você realmente conhece. Também não é interessante compartilhar aspectos privados da sua vida.

Evite envolver-se em polêmicas sobre assuntos tabus, como política, religião e futebol. Um corretor de imóveis de sucesso não se importa com as posições pessoais do seu cliente, contudo, o cliente pode deixar de fazer negócios se entender o corretor como uma pessoa agressiva.

Crie perfis profissionais nas redes sociais, dessa forma, será mais fácil administrar o que você pode (ou deve) compartilhar com o público.

 

 

Entende o mercado imobiliário

Lembre-se de que um corretor de imóveis de sucesso dedica um tempo para saber como as mudanças políticas e econômicas podem afetar o seu trabalho. Estar bem-informado é fundamental!

Leia os cadernos de economia dos principais jornais do Brasil, entenda sobre o que os influenciadores do mercado imobiliário estão falando e, claro, saiba transformar essas informações em argumentos. Um profissional de sucesso precisa estar informado, além de fugir das “fake news”.

Como vimos neste artigo, é possível reverter um momento ruim na carreira, tornando-se um corretor de imóveis de sucesso, se o profissional estiver disposto a se analisar, modificando comportamentos ruins e buscando se aperfeiçoar.

Além disso, é importante entender o que ser um corretor de imóveis de sucesso significa para você. Para algumas pessoas, esse termo se refere a uma pessoa capaz de vender os imóveis mais difíceis. Para outras, se trata do corretor que consegue realizar seus sonhos por meio desse trabalho.

 

Sabe diferenciar os diferentes perfis de clientes

A construção de uma carreira imobiliária requer o conhecimento dos diversos perfis de clientes. Cada negociação deve ser tratada como a mais importante já realizada. Por outro lado, o corretor precisa entender as necessidades, os gostos, as preferências e motivações de seus clientes. O cliente maduro já tem o capital separado para investir.

Eles compram ou fecham contratos mais robustos e normalmente procuram casas de condomínios, apartamentos modernos, fazendas, imóveis litorâneos, entre outros. Já os clientes mais jovens não têm grandes quantias para investir em uma única transação. Porém, eles fecham negócios cujos pagamentos serão realizados ao longo do tempo.

Fazem parte desse grupo os recém-casados ou profissionais em início de carreira que buscam unidades para um estilo de vida mais dinâmico. Já os investidores entendem sobre esse segmento e investem dinheiro em oportunidades para a multiplicação do seu capital. Portanto, ofereça informações interessantes sobre os imóveis e a região onde estão situados.

 

 

Faz networking

Corretores imobiliários de sucesso constroem uma rede forte que se torna uma fonte ilimitada de negócios, indicações e referências. Esses profissionais não podem se esquecer de manter os seus relacionamentos e captar novos contatos, pois a concorrência nesse setor é bastante acirrada. Procure fazer parcerias com outras empresas para desenvolver a sua carteira.

Comunique-se com o máximo de pessoas de todas as profissões, iniciando pelos porteiros até os gerentes e síndicos. Não se importe com os cargos e sim com as possibilidades que cada um pode oferecer agora ou no futuro. Aqueles que não se tornarem clientes poderão fazer indicações que resultarão em fechamentos de negócios.

 

Especializa-se sempre

Profissionais bem-sucedidos oferecem valor agregado aos seus clientes e entendem sobre outras áreas, tais como finanças, transporte, tendências de mercado, localização geográfica, tecnologias, gestão e muito mais. Faça especializações para conseguir fechar mais vendas, ouvir os potenciais clientes e compreender os seus anseios. Demonstre o seu conhecimento repassando informações valiosas sobre o valor do imóvel.

Faça cursos para otimizar a gestão do setor financeiro, ter processos mais eficientes e enxutos com mais produtividade, além de saber utilizar as inovações que surgem constantemente. Evite prejuízos e perdas adotando estratégias atuais, por exemplo, a centralização de dados que possibilita uma compreensão mais aprimorada do seu orçamento mensal.

 

Atua de maneira alinhada às metas diárias

Um corretor de sucesso mantém a sua atenção voltada às conquistas que consegue obter diariamente. Ele estabelece metas, registra-as e faz tudo o que está ao seu alcance para atingi-las, evitando se distrair com assuntos que o dispersam. Portanto, crie os seus próprios objetivos e elabore estratégias para construir a sua carreira!

Agora você já sabe qual é o perfil profissional de um corretor de imóveis de sucesso! É muito importante ter dedicação e investir tempo e dinheiro nessa profissão para ser bem-sucedido. Caso seja possível, utilize um sistema próprio para manter a organização das suas atividades profissionais e realizar melhorias nas rotinas.

Gostaria de receber mais informações em seu e-mail? Então, assine a newsletter e acompanhe nossos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).