Conteúdo em áudio Mercado Imobiliário

Segurança em condomínios: 5 fatores que você precisa analisar

Ouça essa matéria.

Você sabia que a segurança em condomínios é um dos principais motivos que levam uma pessoa a morar em um apartamento? Entretanto, com o crescimento da violência urbana nas grandes cidades, surgiram quadrilhas especializadas em aproveitar as falhas de segurança existentes nos edifícios para cometer roubos e furtos.

Diante dessa realidade, ao procurar o seu próximo apartamento, é fundamental que você tenha um bom conhecimento da estrutura e dos protocolos de segurança que o condomínio possui, assim você diminuirá os riscos de sofrer algum aborrecimento.

Ao continuar a leitura deste post, você aprenderá quais são os 5 fatores que devem ser considerados para avaliar a segurança dos condomínios. Acompanhe!

1. Descubra se os profissionais responsáveis pela segurança são especializados

A falha humana é um dos principais fatores aproveitados pelas quadrilhas de assaltantes a condomínios. Dessa maneira, ao analisar a segurança do edifício, procure saber se os profissionais que trabalham nele são especializados em preservar a segurança e conseguem coordenar de maneira satisfatória o fluxo de pessoas.

Observe se os porteiros, os zeladores e os seguranças aplicam medidas preventivas de segurança. Sendo assim, além de evitar que o condomínio fique vulnerável, as possíveis limitações de recursos são compensadas por técnicas eficazes.

2. Conheça a estrutura da guarita

A guarita é um dos elementos essenciais de qualquer processo de segurança em condomínios, pois elas devem ser passagem obrigatória do meio externo para o interno, sendo sua principal função controlar quem entra e sai do condomínio. Portanto, ela deve estar bem posicionada, em um local estratégico que permita visualização do exterior do prédio.

Para aumentar a segurança do edifício, a guarita pode ser blindada e contar com mais de um profissional responsável. Desse modo, ao diminuir a vulnerabilidade aparente do local, a ação de criminosos é inibida.

Sendo assim, na hora de avaliar o seu próximo apartamento, preste bastante atenção na estrutura da guarita.

3. Avalie o controle de entrada de pessoas e veículos

Um dos principais fatores que os criminosos utilizam para cometer os seus delitos são as falhas e as brechas existentes nos protocolos de permissão de entrada no condomínio. Para aumentar a segurança, é fundamental que se possua um controle rigoroso sobre quem entra e sai do edifício.

Todo visitante deve ser identificado, e a permissão de sua entrada deve ser feita pelo morador. Da mesma forma, o condômino deverá estar ciente da visita de entregadores e outros prestadores de serviços.

Quando fizer a visita ao apartamento, fique atento a como será feita a sua entrada, pois assim você conseguirá observar possíveis brechas.

4. Observe a presença de segurança eletrônica

Para diminuir possíveis falhas humanas e inibir a ação de criminosos, é fundamental que se utilize a tecnologia em favor da segurança do condomínio.

Além de câmeras 24 horas e alarmes, existe uma infinidade de aparatos tecnológicos que evitam o contato do porteiro com o ambiente externo, sendo que alguns edifícios utilizam até mesmo a biometria como forma de permissão de acesso.

Dessa forma, tente perceber os equipamentos que o condomínio possui que garantem a segurança e inibem a ação de criminosos.

5. Descubra se existem procedimentos de segurança e emergência

Procure saber a existência de algum procedimento formal que determina a maneira correta que o morador e o funcionário deverão agir para promover maior segurança no condomínio. Também é fundamental saber, caso ocorra alguma emergência, quais serão as medidas que deverão ser tomadas.

Para promover mais segurança a seus moradores, um condomínio precisa muito mais do que um porteiro, é fundamental ter todo o aparato tecnológico possível, assim como contar com profissionais especializados e processos formais que aumentarão a segurança.

Portanto, é fundamental ficar atento a todos esses fatores quando você estiver procurando o seu próximo apartamento.

Se você gostou dessas dicas e gostaria de aprender mais antes de comprar o seu próximo imóvel, aprenda a escolher o melhor financiamento de imóveis!

 

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.