Corretores de Imóveis

Qual é o perfil profissional de um corretor de imóveis de sucesso?

Analise a seguinte situação: apesar de gostar da sua atual profissão e se identificar com ela, você tem dúvidas se fez a escolha correta, pois, independentemente de seu esforço, os resultados não aparecem. Você já não sabe se será um corretor de imóveis de sucesso.

Apesar de ser desagradável, esse cenário é bastante corriqueiro em novatos das mais diversas áreas — inclusive no mercado imobiliário. Nesse caso, muito jovens corretores acabam desistindo da profissão.

Se esse for seu caso, não se desespere! Assim como em qualquer outra carreira, é possível desenvolver as habilidades necessárias para ser um excelente corretor de imóveis. Continue lendo este post para conhecer qual é o perfil do profissional de sucesso!

Conhece bem a oferta

Como qualquer bom vendedor, um corretor de sucesso tem a obrigação de conhecer todos os aspectos e características do imóvel que ele pretende vender. Apesar de isso ser óbvio, muitos corretores não conseguem responder com segurança algumas dúvidas do cliente que surgem durante a negociação.

Dessa maneira, para conseguir vencer qualquer objeção que o comprador poderá ter, se prepare antes de cada visita e conheça a fundo todos os elementos da negociação, como: as condições e formas de pagamento, como o cliente poderá financiar esse imóvel, quais serão os prováveis custos que ele terá etc.

Para isso, não se esqueça do mais importante: garantir ao consumidor a confiança de fazer um bom negócio.

Sabe construir bons relacionamentos

Networking é essencial em qualquer profissão! Ter uma boa rede de relacionamentos no mercado imobiliário é fundamental para encontrar algumas oportunidades de negócios lucrativas.

Já imaginou você ficar sabendo, em primeira mão, que um ponto comercial supervalorizado será colocado à venda e que, devido a uma ampla e diversificada carteira de clientes, você tem a pessoa certa para esse imóvel? Com certeza você obterá um bom lucro nessa negociação!

Corretores experientes sabem que esse tipo de informação pode ser dada por qualquer pessoa. Por isso, eles mantêm relações amistosas com funcionários de condomínios, secretárias, comerciantes locais etc.

Tenha uma postura humilde em relação aos outros profissionais, uma vez que poderá vir deles a dica que se transformará em uma excelente comissão.

Tem capacidade de se comunicar

O que diferencia um corretor de sucesso de um mediano é a sua capacidade de comunicação. A partir de uma argumentação clara e segura, esse profissional consegue construir, junto ao cliente, uma proposta de valor única.

No entanto, não se engane ao acreditar que apenas você deverá falar. É fundamental que você seja um bom ouvinte, pois somente assim você conseguirá entender melhor o seu cliente e, dessa maneira, encontrar o imóvel ideal para ele.

Lembre-se apenas de manter a conversa focada no negócio. Alguns corretores, com medo de ofender o cliente, passam longos minutos conversando sobre amenidades. Normalmente, essa estratégia não traz frutos ao profissional, uma vez que ele desperdiçou o seu tempo e não conseguiu vender nada.

A objetividade é um traço fundamental na boa comunicação. Seja claro e direto em suas colocações e direcione a conversa com o cliente para esse nível de efetividade sempre que possível.

Possui competência para vender

Obrigatoriamente, para ser um corretor de sucesso, é necessário ser um bom vendedor. Para isso, é fundamental que você desenvolva suas habilidades em vendas.

Existe uma falsa crença de que apenas as pessoas que nasceram com esse “dom” — os famosos vendedores natos — é que serão bem-sucedidas nesse ramo. Isso não poderia ser mais falso, pois como qualquer coisa, a habilidade de vender pode ser aprendida, desenvolvida e aperfeiçoada.

Questione-se: em uma conversa informal, com amigos ou familiares, você consegue convencê-los sobre o seu ponto de vista? Se a resposta for não, o que falta para que isso aconteça?

Em alguns casos, o corretor pode não ter argumentos suficientes para ilustrar a ideia. Nesse caso, deve estudar mais o tema. Em outros, ele pode se sentir intimidado, devendo trabalhar aspectos relacionados à sua autoestima.

Faça esse questionamento, avalie a sua capacidade de convencimento e, se necessário for, aperfeiçoe-a.

Tem foco nos resultados

Não se acomode jamais! Não é porque você bateu a sua meta mensal que o mês está ganho. Um bom vendedor tem como principal motivação se superar cada vez mais. Para ele, não existem limites!

Um corretor experiente não se preocupa com o reconhecimento de um chefe, por exemplo, pois o seu foco está voltado para os resultados obtidos — e isso será o verdadeiro indicador de seu êxito.

Para decolar na carreira de corretor, assim como em qualquer profissão, é fundamental conhecer qual o perfil profissional que você deve ter para alcançar sucesso. Dessa maneira, será possível desenvolver essas habilidades tendo como foco principal os resultados.

Preocupa-se com a sua imagem na internet

Dê uma olhada nos posts dos seus amigos nas redes sociais. Você faria negócios com essas pessoas? Bem, se a resposta tiver sido não, cuidado, uma vez que você também pode estar sendo visto assim por potenciais clientes.

Lembre-se de cuidar da privacidade das suas redes sociais, evitando adicionar clientes e procurando manter as suas publicações visíveis apenas para pessoas que você realmente conhece. Também não é interessante compartilhar aspectos privados da sua vida.

Evite envolver-se em polêmicas sobre assuntos tabus, como política, religião e futebol. Um corretor de imóveis de sucesso não se importa com as posições pessoais do seu cliente, contudo, o cliente pode deixar de fazer negócios se entender o corretor como uma pessoa agressiva.

Crie perfis profissionais nas redes sociais, dessa forma, será mais fácil administrar o que você pode (ou deve) compartilhar com o público.

Entende o mercado imobiliário

Por fim, temos que lembrar que um corretor de imóveis de sucesso dedica um tempo para saber como as mudanças políticas e econômicas podem afetar o seu trabalho. Estar bem-informado é fundamental!

Leia os cadernos de economia dos principais jornais do Brasil, entenda sobre o que os influenciadores do mercado imobiliário estão falando e, claro, saiba transformar essas informações em argumentos. Um profissional de sucesso precisa estar informado, além de fugir das “fake-news”.

Como vimos neste artigo, é possível reverter um momento ruim na carreira, tornando-se um corretor de imóveis de sucesso, se o profissional estiver disposto a se analisar, modificando comportamentos ruins e buscando se aperfeiçoar.

Além disso, é importante entender o que ser um corretor de imóveis de sucesso significa para você. Para algumas pessoas, esse termo se refere a uma pessoa capaz de vender os imóveis mais difíceis. Para outras, se trata do corretor que consegue realizar seus sonhos por meio desse trabalho.

Se você gostou deste artigo, compartilhe-o em suas redes sociais e ajude seus colegas a também se tornarem profissionais bem-sucedidos!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%