8 vantagens e benefícios de morar em condomínio fechado

8-vantagens-e-beneficios-de-morar-em-condominio-fechado

Ouça esse conteúdo.

Já pensou em morar em condomínio? Muita gente decide por viver nesse tipo de moradia. Para que você tenha uma ideia, o mercado condominial brasileiro gera uma receita anual de aproximadamente  R$ 165 bilhões .

É claro que viver em uma casa com um quintal amplo também tem as suas vantagens. O problema é que essas propriedades estão cada vez mais raras nas grandes cidades. O aumento populacional tem mudado a maneira como o mercado imobiliário passou a oferecer os móveis.

Isso não significa que residir em condomínio seja algo obrigatório — ou negativo. Existem diversos benefícios em morar nos condomínios fechados. Aliás, há muitos condomínios de casas, você sabia?

Você também deve estar se perguntando: quanto custa morar em condomínio fechado? Saiba que o valor do investimento é muito baixo, se comparado às vantagens obtidas por meio dos serviços prestados aos condôminos.

Para ajudá-lo a entender tais benefícios, decidimos publicar este artigo. Então, leia com atenção para verificar se essa é a melhor escolha para o seu caso. Vamos lá?

1. Mais segurança (condomínio)

Quando  falamos em segurança , não estamos nos referindo apenas às estratégias adotadas para combater a ação de criminosos. Estamos apontando a consequência que elas causam no dia a dia das pessoas: a sensação de segurança.

Sentir-se seguro é algo muito importante. Poder dormir com a janela aberta, deixar as crianças brincarem na quadra do prédio, ser avisado de que alguém está esperando na portaria etc. Tal tranquilidade faz parte da rotina de quem opta por viver em condomínio.

Logicamente, é possível ter câmeras de segurança, cercas elétricas, sistemas de interfone etc. em uma casa comum. O problema é que isso gera um custo muito alto para o morador. Se você quer experimentar uma sensação de segurança mais efetiva com menos gastos, viva em um condomínio.

2. Áreas de lazer completas

As casas têm os seus quintais. Eles podem ser amplos ou pequenos. Em alguns casos, eles nem existem, pois o proprietário decidiu usar todo o espaço disponível para construção.

Sendo assim, os moradores das casas dependem das áreas públicas, como parques, bosques e quadras para poderem ter um pouco de lazer nas suas rotinas. Como sabemos, isso não é possível em todas as cidades nem em todos os bairros.

Já os condomínios contam com áreas de lazer — nem que seja uma quadra de esportes. Tais espaços sempre fizeram parte dos projetos condominiais. Com o passar dos anos, eles ganharam reforços.

Hoje em dia, há condomínios com saunas, piscinas, spas, academias etc. É possível ter a mesma estrutura de um clube a alguns andares do seu apartamento. Essas regalias também fazem parte dos projetos de condomínios de casa.

Para quem gosta de festejar, existem os salões de festas. Espaços amplos e agradáveis para quem deseja receber a família e os amigos para um churrasco, por exemplo.

3. Mais privacidade

A privacidade é um direito que faz com que as pessoas optem pelos condomínios. Para começar, uma pessoa estranha só poderá entrar no local se convidada pelo morador e depois de passar pela portaria.

Em uma casa, para ter um pouco de privacidade, o morador precisará erguer muros, investir em portões e deixar as janelas sempre fechadas. Em alguns casos, se o seu vizinho viver em um imóvel mais alto, nada disso adiantará.

Ademais, quem vive em  apartamento  não sofre com pessoas desconhecidas batendo em sua porta o dia todo, a fim de vender algo ou com outras intenções. Esse tipo de contato, comum para os moradores de uma casa, é inexistente na rotina dos residentes de condomínios fechados.

4. Menos barulho

Cada pessoa tem um cotidiano diferente. Por isso, um vizinho pode prejudicar muito o descanso do outro quando ele desrespeita a Lei do Silêncio. Tal lei estabelece que não deve haver barulhos antes das oito horas manhã e depois das dez da noite.

O problema é que quando se vive em uma casa tradicional, a única autoridade que pode garantir o cumprimento dessa legislação é a Polícia Militar. Sendo assim, cabe ao cidadão telefonar para as autoridades clamando por solução.

Como sabemos, os policiais têm bastante trabalho — o que significa que eles podem demorar horas para conseguirem chegar até o local e pôr fim à bagunça.

Por outro lado, quem escolheu viver em condomínio conta com um forte aliado na hora de fazer cumprir o respeito à Lei do Silêncio: o regimento interno. Os moradores que descumprem os acordos internos podem ser multados e, quando não são proprietários, eles podem ser  expulsos do local.

Além disso, o morador não precisa se indispor com o seu vizinho. Basta contatar o porteiro e pedir para que ele avise sobre o barulho e o incômodo.

imulador-de-credito-da-credipronto-entenda-como-funciona

5. Manutenção das áreas comuns

Cuidar de um jardim, de uma piscina ou mesmo de um salão de festas dá muito trabalho — e custa bastante dinheiro. Por isso, quando vemos uma casa mal-cuidada, com um quintal em péssimas condições, é possível que aquele proprietário não tenha tempo nem dinheiro para realizar a devida manutenção.

Em um condomínio essa situação é mais rara. Em primeiro lugar porque existem profissionais contratados para realizar esses cuidados. A presença de uma zeladora é fundamental para deixar tudo limpo e organizado, de modo que os visitantes fiquem encantados com o local.

Outro ponto importante é a  presença do síndico . Esse morador assume a obrigação de fiscalizar as manutenções dos espaços internos do condomínio. Portanto, se o jardim não está devidamente bem-cuidado, se a piscina não está limpa e se as áreas comuns não estão prontas para serem usadas, os moradores têm a quem reclamar.

Isso também vale para as manutenções de segurança, como as de elevadores e de equipamentos, como as câmeras de vigilância. Algumas delas, inclusive, devem ser feitas de forma periódica — e registradas no livro do condomínio, além de gerarem recibos que precisam ser apresentados aos outros moradores. Tudo de maneira transparente e segura.

6. Mais controle sobre os custos da moradia

Se você ainda tem dúvidas sobre o quanto custa morar em condomínio fechado, saiba que os valores dos serviços diferenciados são compartilhados, por essa razão tais gastos são pagos pelos condôminos gerando benefícios para todos. Os custos que podem ser divididos são aqueles direcionados às seguintes estruturas e serviços:

  • segurança;
  • limpeza;
  • manutenção de playground;
  • quadra de esportes;
  • piscina;
  • jardim;
  • academia compartilhada;
  • salão de festas;
  • sauna;
  • sala de jogos.

Esses  custos  do condomínio fechado serão repartidos entre os condôminos. Já em uma casa construída de maneira convencional, todas as despesas com manutenções e reformas que precisam ser realizadas ficam por conta de um único proprietário, o que acaba custando mais caro.

7. Oportunidade de fazer parte de uma vizinhança

Outra vantagem de morar em condomínio fechado é que esses locais estimulam o sentimento de comunidade. Além dos espaços comuns que são divididos, é normal que existam eventos nos quais os moradores do lugar se encontrem para fazer happy hours e festas de família. Um ponto interessante para aqueles que têm filhos é o fato de que as crianças farão novos amigos, fator muito importante para o desenvolvimento social delas.

A vida em condomínio fechado torna-se mais leve para todos, já que basta sair para fora de casa e olhar para o lado que você vai encontrar ajuda nos momentos de dificuldade. Algumas das situações que acontecem no dia a dia e que podem ser sanadas com a atenção dos vizinhos condôminos são:

  • auxílio na troca de uma lâmpada ou chuveiro;
  • ajuda na hora de pegar um animal de estimação que fugiu;
  • empréstimo de alimentos que faltaram.

Residir em uma metrópole faz com que as pessoas não consigam criar laços de amizade com facilidade. Por isso, é muito bom morar em  condomínio  fechado, tendo em vista que a coletividade e a proximidade das pessoas faz com que todos criem afinidades e desenvolvam o sentimento de comunidade.

8. Aumento da qualidade de vida

Todos desejam morar em locais onde haja conforto e qualidade de vida. Esse é mais um ponto positivo para aqueles que optam por residir em moradias localizadas dentro de condomínios fechados, eles possivelmente terão acesso:

  • às estruturas amplas de lazer;
  • à área de plantio de verduras e frutas;
  • a pequenos lagos ou fontes.

Para quem gosta de natureza, morar em condomínio fechado é uma ótima opção, visto que nos finais de tarde é possível dar uma caminhada entre as árvores. O condômino pode fazer um passeio ciente de que estará seguro, o que garante a qualidade de vida dos moradores.

Como vimos, morar em condomínio apresenta muitas vantagens. Se você está pensando em comprar a sua casa própria, fique de olho nos condomínios da sua cidade. Todos esses benefícios servem para valorizar o investimento,  ajudando o comprador a vender  ou a alugar o imóvel no futuro.

Enfim, agora que você já conhece tais vantagens e quanto custa morar em condomínio fechado, pode comprar um imóvel desse tipo com uma boa estrutura para o lazer e possibilidade de economizar no fim do mês. Fazer a aquisição de uma propriedade assim é uma excelente oportunidade.

Gostou deste artigo? Então saiba dos  8 sinais de que é hora de mudar de apartamento  e fique por dentro desse assunto!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).