Educação Financeira

4 técnicas de venda para ganhar mais dinheiro

Trabalhar no ramo imobiliário oferece excelentes possibilidades de carreira e fechamento de negócios. Porém, lidar com o público interessado em comprar imóveis requer o domínio de algumas técnicas de venda importantes que ajudam a desburocratizar os processos e a tornar a abordagem mais direta para os consumidores, proporcionando melhores negociações.

Por isso, neste post apresentaremos 4 técnicas de vendas e de relacionamento com o cliente que podem ajudar os corretores a fecharem mais vendas e atenderem melhor às expectativas de seus clientes, obtendo sucesso em suas transações comerciais! Continue acompanhando!

1. Conheça seu cliente, busque entendê-lo e seja prestativo

Um fato muito importante para saber como aplicar as técnicas corretas com cada cliente, é primeiramente conhecê-lo. Para isto, é essencial que faça uma abordagem amigável, sorrindo para ele, mostrando empatia, esperando que ele diga o que precisa e estando aberto a ouvi-lo.

Sendo assim, é preciso sempre apresentar-se como provedor de soluções, alguém que está interessado na satisfação do cliente e na resolução de seus problemas, não apenas nos lucros e comissões que terá com a venda do imóvel.

Também é preciso conhecer bem os imóveis que tem, saber divulgá-los corretamente, tanto para sua carteira de clientes quanto para os novos que chegam por prospecção ou por procurarem a imobiliária (na internet, por exemplo). É preciso responder prontamente às demandas e dúvidas dos clientes (responder os e-mails que o cliente mandar, retornar as ligações, marcar rapidamente as visitas, e assim por diante).

2. Utilize estrategicamente o e-mail marketing

Para manter o cliente interessado na compra, é preciso acompanhá-lo durante toda a jornada de compra, estimulando-o a prosseguir pelas etapas até o fechamento efetivo das vendas e abastecendo-o com informações úteis sobre cada possibilidade de negócio que ele tem com sua imobiliária.

A ideia é supri-lo com boas opções para analisar a compra, mostrar que tem os imóveis que ele busca e as novidades que surgem e podem atendê-lo melhor. O e-mail marketing serve para avisar clientes conforme a atualização do site, inclusive abordando novidades sobre financiamentos e demais assuntos que sejam interessantes para os clientes fecharem vendas.

É necessário usar a ferramenta de e-mail marketing com relevância, com conteúdo que o cliente tenha interesse em abrir e que não seja classificado como spam. Para isso, é preciso segmentar bem o público (é possível pedir para o cliente refinar preferências — de localização, de preço, na busca pelo site, por exemplo) e mostrar boa relação entre custo e benefício nas ofertas que apresentar.

3. Preocupe-se com o pós-venda

Sempre! Ainda que a venda tenha sido fechada em um primeiro momento, o cliente não pode se sentir abandonado. Se você vendeu um imóvel, é necessário dar todo o suporte para o cliente no pós-venda, até que tudo seja devidamente finalizado e o cliente mostre-se totalmente satisfeito, para que possa ter uma boa referência do seu trabalho.

4. Construa bons relacionamentos e boa rede de contatos

Além da confiança e da boa indicação que você pode ganhar com isso, este mesmo cliente pode retornar mais vezes à sua imobiliária para fazer novos negócios, quer seja compra, aluguéis (visto que esta pode até mesmo ser a intenção dele com a compra da propriedade em questão), trocas, construção e empreendimentos, e assim por diante. Preocupar-se com o pós-venda, aliás, é um grande diferencial entre os corretores.

Construir bons relacionamentos no mercado e prestar um atendimento atencioso e de qualidade é, com certeza, uma das principais chaves para o sucesso de qualquer corretor, e o ajudará a ganhar mais dinheiro em longo prazo e a perpetuar uma carreira de sucesso! O networking que você adquire, inclusive por indicações, é importante para gerar novas oportunidades de negócio.

E você, quais técnicas aplica atualmente para fazer a abordagem de seus clientes e apresentar suas opções de modo atrativo? Quais são os principais obstáculos que enfrenta neste sentido? Compartilhe sua experiência conosco!

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