Corretores de Imóveis

Como oferecer um atendimento personalizado em minha imobiliária?

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O negócio imobiliário mudou bastante ao longo dos últimos anos. Hoje, com a internet, o cliente já tem todo o poder da informação e não precisa de um corretor imobiliário para conhecer o espaço, saber das especificações ou ver fotos.

Ele deseja alguém que entenda as suas necessidades por completo e ofereça opções que realmente se encaixem no que ele procura. E não há melhor maneira de fazer isso se não por meio de um atendimento personalizado.

No ramo imobiliário, essa forma de se relacionar é muito importante, já que muitas vezes o cliente está em busca de realizar um sonho. Mesmo que seja um investidor, o capital envolvido é sempre alto e, por isso, as relações devem ser tratadas com muito cuidado.

Pensando em ajudar você nessa tarefa, apresentamos a seguir algumas dicas para tornar o seu atendimento cada vez mais alinhado a essa nova perspectiva! Acompanhe!

O que é atendimento personalizado

Mais do que cordialidade e simpatia, na hora de atender um cliente, é necessário adequar a abordagem a cada perfil. Ou seja, o atendimento personalizado é uma forma flexível de se relacionar com os clientes e, por isso, o corretor deve buscar entender as necessidades individuais, para então prestar o serviço da melhor maneira possível.

Agindo assim, você demonstra que está atento às necessidades de cada pessoa e deixa claro que os compradores não são descartáveis. Isso faz com que a confiança cresça e, consequentemente, consegue aumentar a retenção de clientes.

Como personalizar o seu atendimento

Na hora de direcionar a sua abordagem a cada perfil de consumidor, vale a pena colocar algumas simples estratégias em ação. Confira a seguir algumas!

Conheça o cliente

O primeiro ponto que você deve observar para oferecer um atendimento personalizado é conhecer bem o cliente. Para isso, colha o máximo de informações que conseguir, já no início do relacionamento, e trace um perfil. Comece obtendo as seguintes informações:

  • contatos — telefone, e-mail, endereço e redes sociais;
  • perfil demográfico — profissão, faixa de renda, estado civil etc;
  • perfil do imóvel — região, número de cômodos, área de lazer etc;
  • finalidade — deseja investir ou morar?

Esteja disponível em vários canais

Uma dica simples para oferecer um atendimento personalizado é estar disponível em vários canais de comunicação. Dessa forma, o seu cliente pode escolher aquele que ele acha mais cômodo.

Mas tenha cuidado! Antes de sair criando contas em todas as redes sociais e disponibilizando e-mail, site e telefones, tenha certeza de que você tem capacidade de administrar todas essas informações. Assim, você não corre o risco de deixar alguém sem resposta e até mesmo transmitir uma imagem negativa.

Utilize um sistema imobiliário com CRM

Muitas imobiliárias utilizam sistemas para auxiliar na gestão geral do negócio. Uma dica é adotar uma ferramenta que ofereça também uma plataforma de CRM, ou seja, de gestão do relacionamento com o cliente.

Dessa forma, você organiza facilmente a sua lista de contatos, recorda todas as interações que já fez com determinada pessoa e ainda consegue recapitular os gostos e peculiaridades de cada um, sempre com o objetivo de oferecer um atendimento personalizado.

Peça um feedback ao fim da negociação

Uma outra estratégia interessante é, depois de fechar o negócio, pedir um feedback para o seu cliente sobre o atendimento. Assim, você pode descobrir algumas áreas em que ainda pode evoluir para oferecer um atendimento cada vez melhor.

Gostou das dicas sobre atendimento personalizado? Certamente elas poderão lhe ajudar a tornar o seu contato com o cliente mais humanizado e efetivo.

Agora, se você deseja obter segredos para aumentar as vendas de imóveis, baixe o nosso Guia para Corretores! Por meio dele, você terá acesso a técnicas de argumentação e poderá aprimorar os seus resultados.

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