Conteúdo em áudio Mercado Imobiliário

Carreira no mercado imobiliário: quais são os principais desafios?

Ouça essa matéria.

A carreira no mercado imobiliário tem atraído cada vez mais interessados. De acordo com dados da Federação Nacional de Corretores de Imóveis (Fenaci), o número de corretores de imóveis cresceu mais de 23% entre os anos de 2013 e 2017.

A Fenaci já havia registrado um crescimento no número de interessados em trabalhar em corretagem, mas isso ocorreu entre os anos de 2008 e 2013, período de grande crescimento na venda de imóveis.

Portanto, é possível concluir que algumas pessoas que perderam seus empregos devido à crise estão buscando uma nova chance no mercado imobiliário. Se esse é o seu caso, você precisará lidar com alguns desafios da profissão. Neste artigo, mostraremos quais são os principais. Vamos lá?

Você será muito questionado pelo cliente

Comprar um imóvel é um grande investimento financeiro. Por isso, o cliente sempre está inseguro e costuma ter uma visão distorcida do trabalho do corretor de imóveis. Por essa razão, você precisa estudar todos os detalhes dos imóveis, preparando-se para eventuais questionamentos.

A carreira no mercado imobiliário se parece muito com a de um consultor financeiro. Já pensou pedir a um profissional do ramo informações sobre as ações de uma empresa e ele titubear na hora de responder? Você se sentiria seguro em investir com ele? Então, considere essa mesma situação para o dia a dia no seu trabalho.

Nem sempre o cliente respeitará o seu tempo

Com o passar dos anos, você perceberá que algumas pessoas desenvolvem uma postura pouco produtiva na hora de comprar imóveis. Isso gera perda de tempo para elas mesmas e também para o corretor.

Por isso, é importante desenvolver uma técnica adequada de comunicação. O corretor precisa ser direto, mas principalmente didático na hora de explicar detalhes sobre a negociação. Evitar mal entendidos é a melhor forma para preservar o seu tempo.

Outro ponto importante: esclareça ao cliente que os encontros possuem hora para começar e para terminar. Como a maioria das pessoas hoje em dia convive com a pressa, essa informação, se transmitida de forma afável, também agradará ao seu público.

Você verá colegas agindo sem ética

Existe um Código de Ética que orienta a carreira no mercado imobiliário. Essa diretriz tem como objetivo preservar os interesses dos compradores, dos profissionais e do mercado como um todo.

Contudo, você possivelmente vai se deparar com colegas que ignoram esse documento. Mas lembre-se de que atitudes desonestas são punidas e o profissional pode, inclusive, perder o direito de exercer a profissão.

Algumas ações às vezes beiram à infantilidade — como colegas que tentam sabotar outros corretores para evitar que consigam clientes em determinada região. Outras são verdadeiros tiros no pé, como prometer comissões a porteiros e outros profissionais em troca de informações. Ou seja, todo cuidado é pouco, e é bom manter distância quando perceber algo de errado. Afinal, você tem uma reputação a zelar.

Você precisará controlar suas finanças

O último desafio é comum a todos os profissionais que ganham comissão: cuide do seu dinheiro!

Quem trabalha com vendas sabe que alguns meses são melhores que outros. Por isso, é muito importante criar um fluxo de caixa capaz de pagar as suas despesas, mesmo em épocas de mercado menos aquecido.

Para vencer os desafios da carreira no mercado imobiliário, é essencial estar bem-informado e atualizado. E a CrediPronto pode ajudá-lo nessa tarefa!

Assine nossa newsletter gratuita e receba diretamente em sua caixa de e-mail outros artigos sobre o mercado imobiliário.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%