Mercado Imobiliário

Vale a pena comprar imóvel na planta? Saiba o que analisar

De diversas opções disponíveis no mercado imobiliário, os imóveis na planta estão entre as que mais chamam a atenção dos compradores. Afinal, ter sua casa própria, sendo ela novinha em folha, é uma perspectiva muito atraente.

Mas será que vale a pena comprar imóvel na planta? Afinal, você estará investindo em algo que ainda não saiu do papel.

Se você tem essa preocupação, pode prosseguir com a leitura deste post. Vamos esclarecer por que esse negócio vale a pena e quando você pode ir em frente, sem medo. Confira!

Por que vale a pena comprar na planta

Quando avaliamos qual o melhor negócio no mercado imobiliário, é difícil dizer o que é melhor para a totalidade dos clientes. Cada pessoa tem suas necessidades e suas condições, e não há uma fórmula para agradar a todos.

Mas a aquisição de um imóvel ainda na planta apresenta algumas peculiaridades que tornam o negócio bastante atraente. Confira algumas vantagens:

Projeto moderno

Adquirindo um imóvel na planta, você terá a garantia de que se trata de um projeto moderno, adequado às demandas dos moradores dos dias de hoje. Isso se reflete, por exemplo, na disposição dos cômodos, na oferta de serviços e estruturas de lazer no condomínio e no número de vagas de garagem, entre outros itens.

Construção nova

Nada melhor do que adquirir um imóvel ainda “zero-quilômetro”, sem a necessidade de fazer reparos ou reformas antes de ocupá-lo. E também com muito menos riscos de encontrar, após a mudança, problemas como defeitos nas redes hidráulicas e elétricas, apenas para citar os mais comuns.

É claro que, mesmo na construção nova, pode haver algum contratempo. Mas nesse caso, você poderá contar com a garantia da construtora — em geral de cinco anos — para providenciar os reparos.

Valorização rápida

Uma das coisas mais certas na compra de um imóvel na planta diz respeito à sua valorização. Após a conclusão da obra, seu bem recém-adquirido poderá valer até 30% a mais do que o que você pagou por ele.

Possibilidade de negociação

O empreendimento ainda na planta talvez seja aquele em que a negociação é mais flexível. A começar pela entrada, que pode ser diluída ao longo do contrato, aliviando sua despesa inicial.

Na aquisição do imóvel na planta também é maior a possibilidade de obter um financiamento de 100% do valor. Isso raramente acontece quando se trata de um imóvel já usado.

Customização da unidade

Dependendo do empreendimento, quem compra o imóvel na planta tem a oportunidade de escolher alguns itens como pisos e acabamentos, por exemplo. Quem compra um imóvel pronto ou já usado, terá que realizar obras se desejar customizá-lo de acordo com as suas preferências.

O que avaliar antes de se decidir

Gostou dos benefícios de adquirir um imóvel na planta? Então veja alguns cuidados que você deve tomar antes de assinar o contrato:

Pense no futuro

Mesmo com a entrada facilitada, você deve avaliar como ficarão as condições de pagamento após a entrega das chaves. Na maioria dos contratos, após este momento, a correção das parcelas deixa de ser feita pelo Índice Nacional dos Custos da Construção Civil (INCC) e passa a seguir os juros bancários.

É importante que você simule exatamente como será a evolução das parcelas a partir desse momento para não tomar nenhum susto.

Analise o entorno

O negócio cabe em seu bolso, o imóvel lhe agradou, mas e o entorno? Não se esqueça de verificar se a vizinhança dispõe da infraestrutura que sua família precisa.

Há oferta de comércio ou escolas, por exemplo? É uma região acessível? Se você usa transporte público, a oferta na região é satisfatória?

Avalie a construtora

Adquirir um imóvel na planta hoje em dia é bem mais seguro do que no passado. Mas não custa prevenir-se e pesquisar o histórico da construtora. Ela costuma entregar todos os empreendimentos dentro do prazo previsto? Depois de entregues, os imóveis apresentam problemas?

Estas são as nossas dicas para ajudá-lo a avaliar se vale a pena comprar imóvel na planta. Se você deseja saber mais sobre o mercado de imóveis, assine nossa newsletter e receba todos os nossos conteúdos diretamente no seu e-mail!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%