O que significa CET? Saiba tudo sobre o Custo Efetivo Total

O-que-significa-CET-saiba-tudo-sobre-o-Custo-Efetivo

Venha escutar esse conteúdo!

 Adquirir um imóvel envolve um grande planejamento financeiro. Isso  significa que o investidor  não deve assinar contratos ou realizar pagamentos sem entender para onde está indo o seu dinheiro. Com relação ao financiamento imobiliário, isso quer dizer: conhecer o Custo Efetivo Total (CET) da compra.

Adquirir um imóvel envolve um grande planejamento financeiro . Isso significa que o investidor não deve assinar contratos ou realizar pagamentos sem entender para onde está indo o seu dinheiro. Em relação ao financiamento imobiliário, isso quer dizer saber o que significa o CET da compra.

Até porque os elementos que compõem esse Custo Efetivo Total definirão o valor da parcela que o comprador pagará ao comprar a sua casa, o seu terreno ou o seu apartamento. O problema é que a maior parte dos clientes não tem conhecimento sobre esse assunto, tornando o trabalho do corretor ainda mais importante.

Se você ficou curioso para entender o que significa CET , leia este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas. Aproveite a leitura!

O que é o CET?

Ao se deparar com as informações referentes ao financiamento, a maioria dos clientes fica com as mesmas dúvidas: o que significa CET ? Como esse valor impacta a minha decisão?

O CET do financiamento imobiliário nada mais é do que o Custo Efetivo Total. Ou seja, ele é um indicador financeiro que engloba todos os custos e encargos envolvidos em um empréstimo ou financiamento, incluindo taxas de juros, seguros e tarifas adicionais. O CET permite comparar diferentes opções de crédito de forma mais precisa, ajudando a entender o verdadeiro custo da operação. 

Sendo assim, conhecer essa informação é fundamental durante o processo de escolha, pois ajuda a definir qual opção será a mais vantajosa ao final do contrato. Inclusive, nem sempre o crédito com menor juros terá o menor CET, por isso a importância do cálculo.

Principais dúvidas sobre o que é o Custo Efetivo Total

Saber o que significa CET é apenas o primeiro passo para quem deseja fazer uma boa escolha referente ao crédito imobiliário .

Além disso, existem outros pontos importantes em relação a esse valor, que devem ser conhecidos pelo cliente. Veja abaixo os principais:

Qual é a função da CET?

A principal função do CET do financiamento imobiliário é informar ao comprador o valor total da operação, dando maior clareza sobre os custos que serão destinados a esse investimento e otimizando o processo de escolha.

Como é calculado o CET?

Para descobrir o Custo Efetivo Total do seu crédito, é necessário somar todas as despesas incluídas em seu contrato de financiamento, como taxas administrativas e seguros obrigatórios. Um ponto importante é que o prazo final do pagamento também influencia o resultado do CET, ou seja, clientes com prazos distintos terão taxas diferentes. 

Mas fique tranquilo, pois o CET é indicado desde o resultado da sua simulação de crédito imobiliário.

Quando é cobrado o CET?

Esse valor é cobrado ao longo do contrato, por meio das parcelas que devem ser pagas mensalmente pelo comprador.

Quem tem que pagar o CET?

O valor do CET é pago pelo próprio comprador, responsável pelas parcelas do financiamento imobiliário.

Quem deve informar o CET?

A porcentagem deve ser informada pela instituição financeira, tanto na simulação do crédito imobiliário quanto no contrato de financiamento.

CET ao mês: o que quer dizer?

Corresponde ao valor pago mensalmente pelo comprador, por meio das parcelas. Essa quantia é determinada no momento da contratação do crédito e depende de fatores como prazo para pagamento, tipo de amortização , taxa de juros e demais despesas inclusas.

Quais são as tarifas envolvidas no CET?

Para compor o CET, você deve considerar todos os valores incluídos no seu contrato de financiamento. Os mais cobrados pelas instituições financeiras são:

  • taxas de juros;
  • taxas administrativas ;
  • seguros obrigatórios e gerais;
  • tributos;
  • taxas de análise de crédito;
  • taxa de cadastro.
infográfico-sobre-como-é-calculado-financiamento-imobiliário

Custo Efetivo Total versus taxas de juros: entenda as diferenças

As taxas de juros do financiamento imobiliário correspondem ao lucro que a instituição financeira terá com aquele empréstimo. Ou seja, é uma forma de compensar o banco pela concessão do crédito.

Esses juros variam em cada instituição, inclusive, podendo ser pré-fixados ou pós-fixados . Além disso, as taxas incidem no saldo devedor atualizado e podem também depender de fatores externos ao banco, como a Taxa Referencial (TR), a mais usada pelas instituições.

E, claro: as taxas de juros são apenas um dos elementos que compõem o CET do financiamento imobiliário .

Por esse motivo, ao tomar sua decisão sobre qual instituição financeira escolher, é fundamental não apenas considerar os juros cobrados por cada instituição. Na verdade, você deve analisar todas as taxas apresentadas na proposta enviada — inclusive, essa é uma recomendação do Banco Central (Bacen).

Afinal, será com base em todas essas informações que você poderá fazer uma escolha mais assertiva, que torne o empréstimo vantajoso tanto no curto quanto no longo prazo!

Saiba mais sobre a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamento imobiliário.

Com mais de dez anos de experiência e mais de 60 mil contratos emitidos, proporcionamos ao nosso cliente toda a segurança que precisam para realizar o sonho da casa própria. Inclusive, somos uma empresa Itaú, banco com mais de cem anos de história no Brasil.

Além disso, disponibilizamos uma consultoria especializada, que acompanhará todo o seu processo de contratação, tirando todas as suas dúvidas.

Os produtos disponíveis em nossa instituição são:

  • financiamento imobiliário : contratação 100% on-line com todo o suporte dos consultores especializados da CrediPronto;
  • crédito com garantia de imóvel : modalidade na qual a pessoa solicita um montante à instituição financeira e utiliza o imóvel como garantia de pagamento.

Ah! Também oferecemos créditos tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, ajudando a sua empresa a expandir cada vez mais.

Faça agora mesmo sua simulação e conheça as condições disponíveis .

Gostou do conteúdo? Leia também:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).