Educação Financeira

Saiba como montar um chá de panela para economizar

Vai se casar? Juntou as escovas de dente? Ou simplesmente está saindo da casa dos pais para morar no seu primeiro imóvel? Qualquer que seja a situação, toda mudança pede um chá de panela!

Nessas horas é muito importante contar com a ajuda dos amigos para montar o novo lar. Afinal, a ideia é economizar ao máximo para garantir o financiamento do apê, concordam?

Pensando nisso, preparamos este post com 5 dicas infalíveis para montar um chá de panela divertido, prático e muito econômico. Acompanhe e inspire-se!

1. Marque a data e escolha o local do evento

A primeira coisa a se fazer é escolher a data e o local do evento. Assim, você saberá exatamente quanto tempo livre tem para organizar o chá. Prefira finais de semana ou feriados, para facilitar a agenda de seus convidados. Até porque você quer que todos confirmem presença, certo?

Quanto ao local do chá de panela, isso vai depender do perfil dos convidados. Enquanto a casa nova ainda está saindo do papel, você pode pedir emprestado o salão de festas do apê dos pais ou até mesmo marcar um happy hour naquele bar que todo mundo adora!

2. Envie o convite por redes sociais

Existe jeito mais prático e econômico do que esse? Não! Portanto, use e abuse das redes sociais para organizar o chá e enviar os convites. Comece definindo a lista de convidados e depois é só criar um evento no Facebook para que todos eles possam confirmar presença.

Não se esqueça de reforçar o convite em um grupo no WhatsApp e também por e-mails individuais, caso alguém não seja adepto das redes. Isso vai fazer com que os seus amigos se sintam ainda mais queridos e especiais, pode apostar!

3. Capriche na decoração

Não importa se você alugou um salão de festas, se vai fazer o chá na casa dos pais ou se marcou com os amigos no barzinho. Qualquer que seja a escolha, capriche na decoração. E nem precisa de muita coisa: basta pensar em itens que deixem o evento com a cara dos anfitriões!

Arranjos, flores e folhagens são sempre uma boa pedida. Esse tipo de décor é fácil de combinar e todo mundo gosta. Além disso, não pesa no bolso. Que tal?

4. Defina o cardápio

Pensar com carinho no cardápio do chá de panela é essencial. Portanto, nada de fazer escolhas na pressa e sem critérios, ok? A dica para não errar é simples: escolha opções curingas para agradar a todos, como porções de pizza, salgadinhos, sanduíches e até as famosas comidas de boteco. Além disso, considere possuir alternativas vegetarianas ou veganas no cardápio conforme o perfil dos seus convidados.

Se você vai realizar o chá de panela em um bar, converse antes com o proprietário para vocês elaborarem o cardápio em conjunto. Uma boa dica é que os anfitriões podem ficar responsáveis pela comida enquanto o bar se responsabiliza pelas bebidas.

E se a ideia é economizar, não tenha dúvidas: organize um chá de panela em estilo americano. É só colocar no convite o prato que cada convidado deverá levar e pronto!

5. Faça a lista de presentes

Essa é a melhor parte! Nada como decorar a casa nova com os mimos da família e amigos queridos, não é mesmo? Sem falar no alívio no bolso. Mas, para que ninguém se sinta desconfortável, é importante elaborar atenciosamente a lista de presentes. Para acertar em cheio, considere as quatro regras abaixo:

  • defina um valor máximo para não pesar no bolso dos convidados;
  • se o chá de panela for em estilo americano, peça presentes de menor valor;
  • coloque na lista apenas itens de uso rotineiro e que você ainda não possui;
  • priorize os utensílios de cozinha e peças de cama e banho, que sempre são indispensáveis.

E não se esqueça de pensar em brincadeiras para apimentar o evento! Assim, com certeza o chá de casa nova vai ser um sucesso, aliviando o bolso e deixando tudo pronto para o open house!

Quer saber tudo sobre financiamento de imóvel? Então aproveite e siga nossas redes sociais. Estamos no Facebook e YouTube!

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.