Conteúdo em áudio Mercado Imobiliário

Morar em casa ou apartamento? Descubra aqui qual a melhor opção!

Ouça essa matéria.

Quem está em busca de um imóvel já se pegou se questionando sobre as diferenças entre os locais visitados. Afinal de contas, cada um deles tem características próprias. Contudo, uma única pergunta consegue fazer com que as pessoas fiquem horas buscando uma resposta: morar em casa ou apartamento?

São escolhas completamente diferentes e igualmente vantajosas. Se você ainda não conseguiu se decidir, não se preocupe. Leia este artigo até o final, veja os argumentos e faça a compra ideal para a sua realidade!

Casa ou apartamento: morando em uma casa

Morar em uma casa é recomendado para pessoas que precisam de espaço externo, como casais com filhos, uma vez que as crianças terão espaço para brincar em segurança.

Essa opção também é ideal para quem deseja ter menos atrito com os vizinhos. As regras de convivência ainda precisarão ser respeitadas, como a Lei do Silêncio, mas devido ao espaço maior e a ausência de vizinhos em pisos superiores e inferiores, os atritos diminuem consideravelmente.

Ademais, ao morar em uma casa, o proprietário tem a oportunidade de ter um amplo jardim ou uma horta, afinal, ele tem mais autonomia para decidir a forma como usará o espaço disponível.

Se você tem animais de estimação, como cães de grande porte, morar em uma casa também pode ser mais confortável.

Desvantagens

A grande desvantagem de morar em uma casa é a insegurança. Ao contrário de um condomínio que tem câmeras, portaria e seguro, a casa fica mais vulnerável a arrombamentos. No entanto, que isso pode ser contornado escolhendo um bairro mais seguro, investindo em muros, cães de guarda etc.

Casa ou apartamento: morando em apartamento

Apartamentos são a opção recomendada para pessoas solteiras. Existem apartamentos para todos os bolsos. Por isso, ao contrário das casas, os “apês” são indicados para quem está começando a vida adulta.

Isso não significa que esses imóveis não sejam indicados para as famílias. Afinal de contas, essa alternativa imobiliária tem sido a mais escolhida por pessoas preocupadas com a segurança familiar.

Outra vantagem dos apartamentos são os serviços oferecidos pelo condomínio. Alguns deles têm amplas áreas de lazer, lavanderias, portaria 24 horas, academia etc.

Apartamentos também têm excelente localização. Ao contrário das casas, que são mais comuns em bairros afastados do centro, é possível encontrar apartamentos em regiões próximas a pontos estratégicos da cidade, como faculdades, empresas, parques, aeroportos, shoppings etc.

Desvantagens

A principal desvantagem é o convívio com os vizinhos, que é bastante intenso em condomínios. É necessário estar disposto a seguir o regimento interno, ser flexível quanto às reclamações e pensar sempre no bem-estar coletivo.

Casa ou apartamento: conclusão

As duas opções são válidas. No momento da compra, o morador deve entender a sua personalidade, suas necessidades e possibilidades. São essas características que guiarão o comprador no momento da escolha.

Uma pessoa tímida, solteira e que se mudou a trabalho, pode não precisar de uma casa com quintal no subúrbio. Ao mesmo tempo, um jovem casal pode não gostar de viver em um pequeno apartamento no centro da cidade.

Qual dessas opções é a sua favorita? Compartilhe a sua experiência nos comentários e ajude outras pessoas a se decidirem entre uma casa ou apartamento!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%