Qual é o melhor tipo de financiamento para empreendedores?

voce-e-empreendedor-e-deseja-fazer-um-financiamento

 O financiamento para empreendedores é uma boa solução para empresários que precisam de recursos financeiros rapidamente a fim de suprir uma demanda do seu negócio .

Essa demanda pode variar entre comprar novas máquinas, investir em novas tecnologias, abastecer o estoque etc.

Nesse caso, se você está pensando em contratar um financiamento, é importante conhecer os melhores tipos de empréstimos para empresas. Explicamos tudo sobre o assunto neste artigo. Continue a leitura!

Financiamento para empreendedores : qual é a importância para o sucesso do negócio?

Construir um negócio demanda recursos financeiros ao longo de todo o seu processo. São dezenas de custos para manter uma empresa funcionando e crescendo no mercado.

Sendo assim, em algum momento, o financiamento para empreendedores pode ser uma ótima opção para conseguir capital e sustentar a operação da empresa.

Embora seja um costume associar o empréstimo a uma ação financeira que não é interessante para o negócio, o crédito pode ser exatamente o que fará o empreendimento operar diante de alguma crise ou cenário ruim.

Além disso, quando o empresário sabe aplicar bem os recursos financeiros do  financiamento para empreendedores , ele é capaz de conseguir um retorno do investimento ainda melhor. Inclusive, diversos negócios utilizam o crédito para investir no próprio crescimento da empresa.

Por isso, essa é uma operação que pode ser benéfica para alguns negócios.

3 tipos de financiamento para empreendedores

Atualmente, existem diversas modalidades de financiamento para empreendedores . A seguir, trouxemos as três principais e mais populares para você.

  1. Empréstimo com garantia

Nessa modalidade de financiamento para empresas , o empreendedor fornece um bem (um imóvel, por exemplo) como uma forma de certificar o pagamento das prestações.

Em geral, o bem utilizado no empréstimo com garantia é um veículo ou um imóvel ( hom e equity ). Por ter um item de valor atrelado ao crédito, o índice de inadimplência das parcelas é menor, permitindo que a instituição financeira ofereça as melhores condições de pagamento.

Por isso, o crédito com garantia oferece uma das taxa s de juros mais baixas do mercado. Na CrediPronto, por exemplo, a alíquota é de 0,94% ao mês, enquanto outras modalidades de empréstimo, como o ch eq ue especial , chegam a ter uma taxa de 7,14% ao mês.

Além disso, você tem prazo maior de pagamento e chega até 240 meses (20 anos), permitindo diluir mais o valor das parcelas e organizar melhor as finanças da sua empresa.

   2. Cooperativas de crédito

Assim como as instituições financeiras tradicionais, as cooperativas oferecem financiamento para empreendedores e produtos financeiros, mas a diferença está na finalidade: são organizações sem fins lucrativos com o objetivo de promover crescimento regional. 

No entanto, para conseguir receber o empréstimo, você precisa analisar o estatuto, se associar, comprar uma cota da cooperativa e fazer parte das assembleias e reuniões.

Por não ter fins lucrativos, essas instituições estão isentas de alguns impostos como o CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e o PIS (Programa de Integração Social).

   3. Antecipação de recebíveis

Essa é uma das principais formas de financiamento para empreendedores .

Basicamente, essa é uma operação que antecipa os rendimentos do seu negócio. Por exemplo, se você vendeu no cartão de crédito e só vai receber o pagamento depois de 60 dias, é possível adiantar o recebimento desse valor.

Contudo, a antecipação de recebíveis é uma solução mais de curto prazo, utilizada principalmente como uma forma do empresário ter o capital de giro para manter as operações do negócio.

O que avaliar antes de realizar um financiamento para empreendedores ?

Antes de solicitar o crédito, é essencial avaliar alguns pontos fundamentais. Confira abaixo:

Faça um planejamento financeiro

Como falamos, um empréstimo pode até servir para impulsionar um negócio, desde que seja utilizado com cautela.

Primeiro, é importante planejar o financeiro da empresa e saber exatamente o destino do dinheiro, além de ter uma previsão do retorno da receita para pagar as parcelas em dia.

Nesse sentido, temos algumas dicas para ajudar:

  1. defina os objetivos financeiros da empresa;
  2. registre o fluxo de caixa;
  3. esteja por dentro dos indicadores financeiros do negócio;
  4. saiba todos os custos do empreendimento;
  5. faça um orçamento financeiro.

De preferência, cuide para o financiamento não comprometer mais do que 30% do seu fluxo de caixa a fim de manter a saúde financeira sob controle.

Pesquise as opções do mercado

Existem diversas opções de crédito para empreendedores no mercado, mas é importante escolher a mais alinhada com as necessidades do seu negócio e vantajosa em questão de custos. Para saber isso, pense:

  • “Quanto de crédito eu preciso?”
  • “Qual o valor de parcela máximo que estou disposto a pagar?”
  • “É para uma solução de curto ou longo prazo?”

Essas são algumas informações úteis para filtrar melhor as informações.

Faça simulações

Antes de realizar um financiamento para empreendedores , é interessante simu lar o empréstimo para saber quanto ficaria. Hoje em dia, você pode realizar essa simulação diretamente pela internet.

Essa é uma boa dica por dois motivos:

  1. Comparação: você pode comparar as diferentes modalidades de crédito disponíveis no mercado e descobrir a mais vantajosa;
  2. Planejamento: com base na simulação, você já sabe quanto custaria a parcela do empréstimo e poderia criar um orçamento financeiro, incluindo as prestações para ter uma base.

Verifique o Custo Efetivo Total (CET)

Quando falamos em empréstimo, você paga um valor referente à quantia desejada (por exemplo, R$ 10.000) mais o acréscimo dos juros e, em alguns casos, outros custos (varia de cada modalidade de crédito e do banco).

O CET mostra o valor total pago pelo financiamento para empreendedores , considerando todos os custos. Assim, você consegue ver, por exemplo, se não está pagando uma quantidade de juros excessiva.

Busque instituições financeiras de confiança

Em qualquer operação financeira, é importante buscar uma empresa de confiança, mas, no caso das li n has de empr és timo para empresas, essa preocupação precisa ser ainda maior, afinal, as operações ou o crescimento do seu negócio dependem disso.

Então, busque instituições financeiras com:

  • boa experiência de mercado;
  • ótimos feedbacks ;
  • transparência;
  • ótimo atendimento.

Entendeu como funcionam as linhas de financiamento para empreendedores ? Agora, você já conhece os principais tipos e quais cuidados tomar. Procure analisar o financeiro da sua empresa e, caso essa seja a melhor alternativa no momento, utilize com cautela.

Conheça o crédito com garantia de imóvel da CrediPronto

Há mais de dez anos, a CrediPronto , uma empresa do Banco Itaú , leva as melhores condições para quem deseja conseguir crédito.

O crédito com garantia de imóvel oferecido pela empresa é uma modalidade de empréstimo bastante acessível e com excelentes vantagens.

Então, ficou interessado em conseguir empréstimo com taxa de juros baixa e um longo prazo para o pagamento?

Tudo o que precisa fazer é utilizar o nosso simulador crédito com garantia de imóvel.

Basta inserir o valor desejado, o prazo de pagamento, os dados pessoais e pronto! Nós mandamos uma proposta personalizada para você.

Acesse agora mesmo o nosso simulador e confira nossas condições especiais.

Agora que você sabe como funciona o financiamento para empreendimentos , confira outros títulos semelhantes:

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).