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Notícias sobre a economia e a política brasileiras sempre afetam o mercado imobiliário fazendo, assim, com que as ofertas de imóveis, as taxas de juros de financiamento, as aplicações e até a motivação dos compradores mudem conforme suas variações.
Entender tudo isso garante que o corretor administre suas chances de conversão, transmita conhecimento para seus clientes e, até mesmo, saiba gerenciar seus ganhos para não passar restrições financeiras em épocas em que houver menos comissões a serem recebidas.
Quer saber como analisar o mercado imobiliário com uma visão estratégica? Listamos algumas questões indispensáveis para você dominar. Confira.
1. Gerenciamento e relacionamento com o cliente
É provável que você já tenha lido que o relacionamento com o cliente é importante em diversos conteúdos, mas, nesse caso, a visão é mais detalhada. O mercado imobiliário passa por altos e baixos sob influência do macroambiente, ou seja, de mudanças que afetam o País como um todo.
Porém, ao gerenciar e criar um relacionamento estreito com o cliente, pode ser possível entender o quanto as variações na política ou economia afetam a sua realidade. Então, dar uma atenção especial ao contato com o potencial comprador pode garantir que o corretor de imóveis consiga colher as informações que precisa para fechar uma venda.
2. Utilização de software de gestão
As relações com clientes envolvem muitas informações, mas essa não é a parte mais complicada da corretagem de imóveis. Ainda é preciso criar agendas de visitas, otimizar o tempo de trabalho , vencer burocracias e estar por dentro das atualizações da carteira de imóveis disponíveis na sua região.
Se, antigamente, isso era fácil de fazer, com o volume de informações e clientes, sem o apoio da tecnologia para automatizar algumas etapas, criar filtros de pesquisas para os imóveis e outras soluções, realizar esse acompanhamento é quase impossível.
3. Identificação das tendências do mercado
Saber quais são as tendências do mercado, as áreas que estão valorizando e as características dos imóveis que os compradores buscarão também garante que o corretor esteja preparado para surpreender positivamente seus clientes.
Nas décadas passadas, imóveis com duas ou mais vagas na garagem se valorizaram com o aquecimento da economia e a possibilidade que os compradores tinham de ter mais de um automóvel. Porém, na atualidade, já existe um movimento contrário, ainda que sutil, de pessoas que preferem usar aplicativos de viagens ou até mesmo o aluguel de carro para fazer seus deslocamentos. Seria uma tendência de valorização de apartamentos com uma vaga de garagem, por exemplo, e aproveitamento do espaço em outros ambientes de lazer?
4. Importância da presença online
Redes sociais, fóruns de discussão e compartilhamento de informações também devem ser levados em conta no mercado imobiliário. Potenciais compradores usam massivamente as redes sociais, e iniciar um relacionamento comercial por elas pode ser mais simples.
Além disso, é um meio de promoção mais econômico e permite oferecer conhecimento relevante aos compradores que, posteriormente, facilitarão na hora da venda. É importante dizer que isso também fortalecerá a autoridade do corretor como um profissional que está envolvido e compreende detalhes sobre o mercado em que atua.
5. Compreensão dos indicadores do mercado imobiliário
A cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para calibrar a taxa Selic, que, entre outras coisas, aponta o otimismo do governo frente à economia e, claro, é usada como balizadora para outras taxas e produtos de investimento e crédito.
Se um cliente compra imóveis para investir, por exemplo, pode ficar tentado a aplicar o valor disponível em uma aplicação financeira que tenha sido beneficiada pela alteração da taxa Selic. Políticas do governo que facilitem ou dificultem linhas de crédito, o uso do FGTS para compra e outras nuances do negócio também precisam ser compreendidas.
O mercado imobiliário é um terreno com ótimas oportunidades de ganho. A comissão sobre a venda de um imóvel pode equivaler a vários salários de um trabalhador comum, por exemplo.
Mas, para garantir esse sucesso, é preciso ficar por dentro de tudo que acontece nesse mercado. Então, precisa compartilhar esse conhecimento com seus colegas de trabalho? Use suas redes sociais e não deixe de marcá-los nos comentários.
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