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Escolhida a profissão de corretor de imóveis, é hora de pensar como ser um dos grandes nomes do mercado e ter muito êxito na nova carreira. Com as altas somas envolvidas nas vendas, muitas pessoas se aventuram na missão de intermediar negócios imobiliários. No entanto, poucas realmente se firmam e chegam a consolidar uma carreira.
Isso, claro, pelos mais variados motivos. Entre eles, a falta de preparação ou de treinamentos e a ausência de clareza sobre o que realmente é a profissão de corretagem .
Preparamos este conteúdo para ajudar você a enxergar os aspectos da vida profissional do corretor de imóveis. Ler o guia por inteiro vai deixar você mais bem preparado para sair a campo e realizar suas conquistas. Gostaria de aprender um pouco mais sobre o trabalho que escolheu? Continue a leitura!
Preparação: o que é preciso para você começar
Corretores de imóveis iniciantes precisam estudar. Isso mesmo, essa é a primeira atitude a tomar para se destacar em um dos mercados mais competitivos da atualidade, o imobiliário. Conhecimento é autoridade, e adquiri-lo fará você seguro e beneficiará suas vendas .
Documentos necessários para ser um corretor de imóveis
Obter registro junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é prerrogativa para ser, realmente, um corretor de imóveis. Há duas maneiras de o profissional do mercado imobiliário conseguir essa certificação:
- já ter graduação tecnológica em Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios;
- ter concluído o curso Técnico em Transações Imobiliárias (EAD ou presencial).
Com uma dessas certificações, o próximo passo é solicitar o registro junto ao Conselho. A documentação para iniciar seu processo inclui o requerimento de inscrição principal e os seguintes documentos:
- original e cópia simples do diploma de Curso Superior de Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários ou do diploma de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI);
- RG;
- CPF;
- título de eleitor;
- comprovante de quitação com o serviço militar — para homens de até 45 anos;
- certidão de estado civil.
Com os documentos entregues, é hora de esperar. A análise do processo de inscrição — que vai do protocolo do requerimento à entrega da carteira profissional — demora cerca de 30 dias.
Devidamente registrado e de posse do universo de conhecimentos aprendidos no curso que o habilitou a conseguir o CRECI, você já será um verdadeiro corretor de imóveis e poderá iniciar seus negócios.
Conhecimentos necessários para ser um corretor
Mas não pense que os estudos param aí. Todo profissional precisa se manter atualizado. Por isso, vá além: esteja sempre um passo a frente da concorrência, investindo constantemente em novos cursos, workshops, enfim, tudo que for capaz de agregar conhecimentos na sua área. Veja, a seguir, algumas dicas que vão auxiliar a alavancar a sua carreira!
Apresentação pessoal
Faça uma boa gestão do seu visual, afinal, ele deve passar uma excelente impressão ao cliente. Sobriedade e bom gosto ao se vestir se traduzirão em confiabilidade. Jamais atenda a alguém com aparência desleixada. Odores fortes, como o do cigarro ou de algum perfume marcante, podem atrapalhar — e muito — seu contato com o cliente.
Tecnologias e suas utilidades
Crie canais de comunicação online. Primeiro, seu e-mail, lembrando que ele deve passar a impressão de seriedade. Depois, dê uma olhada nas redes sociais e veja como usá-las para ganhar visibilidade no mercado. Existem diversas possibilidades de uso da Internet para conquistar clientes e obter reconhecimento na sociedade.
Ética e profissionalismo
Você deve pautar sua carreira nesses dois valores. Ao intermediar transações, estará envolvido com pessoas, suas expectativas e anseios. Focar os resultados é necessário, afinal, muita coisa depende dos seus ganhos. Porém, ter sempre em mente que somente são válidos se forem alcançados com ética e profissionalismo. Isso é fundamental para o corretor de imóveis se consolidar com boa reputação no mercado.
Formas de atrair os clientes
O corretor que pretende fazer sucesso precisa vender bens que atendam às necessidades dos seus clientes e ficar conhecido como alguém que se preocupa com o bem-estar dos compradores que vão pagar pelos imóveis . As pessoas procuram alugar ou comprar com profissionais atenciosos e dedicados. Observe, abaixo, os principais passos para atrair a sua clientela!
Invista no seu marketing digital
O marketing imobiliário digital é aquele realizado por meio da Internet, com a utilização de meios informatizados e as ferramentas disponíveis. A criação de site, blog e perfil nas redes sociais é indispensável para iniciar essa prática que dá ótimos resultados. Uma das estratégias mais eficientes é a criação e o compartilhamento de conteúdos informativos de qualidade.
Providencie aos seus potenciais clientes informações relevantes relacionadas ao seu nicho, por exemplo, dicas para encontrar imóveis ou para escrever contratos de locação. Você pode oferecer e-books para baixar, enviar newsletters, sugerir o compartilhamento nas redes sociais, bem como aplicar uma série de estratégias para captar dados de contato e iniciar uma conversa.
Utilize o WhatsApp a favor das vendas
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares da atualidade, que disponibiliza uma versão especial para negócios: o WhatsApp Business. Com ele, o corretor de imóveis poderá configurar uma conta comercial, sem precisar pagar por ela, e utilizar todos os benefícios ofertados. Essa ferramenta é um grande diferencial no atendimento aos clientes, pois permite rápida aproximação entre as partes.
Além de ser gratuito para atrair leads qualificados, o aplicativo oferece outras vantagens, como o engajamento de potenciais clientes, a personalização dos contatos, o aprimoramento da qualidade do atendimento e a privacidade das mensagens e dados trocados entre os usuários. Essa plataforma conecta milhões de pessoas diariamente por meio de dispositivos móveis e apresenta uma versão Web para facilitar rotinas.
Aproveite as oportunidades de networking
Mantenha uma rede de contatos para construir um networking com estratégias para fechar parcerias. Estreitar o relacionamento com outros corretores e profissionais de outras áreas contribui para o sucesso e impulsiona o acesso aos parceiros.
Aplique táticas para consolidar relações com o público-alvo e crie um discurso específico para participar de palestras, reuniões e workshops. Procure estar presente em eventos para conhecer pessoas e ampliar a sua rede de relacionamentos.
Participe de grupos virtuais, comunidades e clubes de lazer. Além disso, indique clientes para escritórios de contabilidade e de advocacia e peça indicações, também. Afinal de contas, todos podem ser beneficiados pela parceria, desde que trabalhem de maneira séria.
Monte um portfólio e divulgue
Os compradores de imóveis procuram imobiliárias que tenham várias propriedades em seu portfólio para escolher aquele que for mais adequado às suas expectativas. Por isso, monte e divulgue o seu catálogo da forma mais completa e atrativa possível para evitar que eles busquem outras empresas. Apresente imóveis de qualidade, tirando fotografias dos ângulos ideais para mostrar os ambientes.
Identifique os melhores canais de aquisição e marque presença neles
Analise os canais mais utilizados pelos profissionais do segmento imobiliário e esteja sempre presente neles para ser lembrado. Crie um perfil profissional discreto no Instagram e no Facebook para divulgar os imóveis que estão à venda. Ofereça dicas para vender ou alugar e forneça os links do seu site e blog.
Invista no Linkedln e escreva sobre o assunto, como uma autoridade, sem colocar imagens de apartamento ou casa . Nessa mídia, há espaço para compartilhar conhecimentos mais profundos sobre a sua área de atuação e deixar evidentes as suas habilidades e competências profissionais.
Boas práticas de atendimento ao cliente
Cordialidade e boa vontade, aliadas aos seus conhecimentos sobre o mercado imobiliário e acerca dos produtos com os quais trabalhará, servirão como bases para que seus clientes se sintam muito bem atendidos. Para ir mais longe e ser lembrado como um profissional acima da média, adotar algumas condutas pode fazer toda diferença:
- ouça seu cliente: identifique suas necessidades de compra e perceba seu perfil;
- preste todas as informações solicitadas, sempre de maneira cortês e educada;
- perceba — e respeite — cada etapa do atendimento.
Cada item da lista acima merece toda a sua atenção. Atingir excelência no atendimento requer paciência e, creia, um bocado de técnica para a fidelização de clientes . Para maximizar o seu desempenho em todo o processo da venda, é importante saber que ele se divide em:
- lead: o primeiro contato, quando o futuro cliente chega até você;
- prospect: momento de oferecer seus produtos ao interessado na compra de um imóvel;
- cliente: fechamento do contrato e efetuação da venda.
Identificar cada fase da venda é muito importante. Para tal, é interessante que o corretor de imóveis registre cada atendimento feito, com a finalidade de avaliar em qual etapa o cliente está. Para gerenciar esse relacionamento, há estratégias e, até mesmo ,softwares que podem ajudar.
Os dois dos mais usados são o CRM e a régua de relacionamentos. Incorporá-los ao cotidiano de trabalho será muito valioso para o corretor que deseja estabelecer relações produtivas com seus clientes . As tecnologias são excelentes aliadas dos profissionais que trabalham no ramo imobiliário.
Pós-venda: momento-chave para fidelizar seu cliente
Após fazer a venda, o seu cliente pode ter dúvidas quanto aos documentos , relacionadas ao financiamento , e muitas outras, se for compra de primeiro imóvel . A esse momento tão delicado, no qual você precisará apoiar a decisão de seu cliente e transmitir segurança, é dado o nome de pós-venda.
Caso seja necessário checar algum detalhe do imóvel pessoalmente, ajudar seu cliente a entender uma cláusula do contrato ou, até mesmo, passar um tempo com ele ao telefone, ouvindo sobre a experiência em moradia que ele está vivenciando, faça-o. Essa aproximação é o fruto do seu trabalho e a prova incontestável de que ele foi bem realizado.
Valorize-a, assim como você deve valorizar o seu cliente. Além do caráter humano desse momento do atendimento — que deve continuar, mesmo após a venda, e por longos períodos —, considere o aspecto prático: ter uma carteira de clientes satisfeitos é investir em ganhos futuros, novas vendas, indicações de seus serviços a amigos e parentes.
Temos certeza de que com a sua garra e talento, e o que você aprendeu aqui, neste guia básico de vendas para corretores de imóveis iniciantes, a sua jornada profissional será repleta de sucessos. Esteja sempre disposto a aumentar os seus conhecimentos em gestão imobiliária e se prepare para gerir a sua carreira de maneira a ser uma referência no seu novo ramo.
Este guia inspirou você a buscar grandes vitórias? Então, compartilhe-o nas suas redes sociais para estimular outras pessoas!
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