Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!
Todo início de ano, os brasileiros precisam quitar uma grande variedade de impostos , mas muita gente não sabe muito bem como eles são calculados. Um desses encargos é o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana — o famoso IPTU. Entenda como calcular o IPTU do seu imóvel e muito mais!
Apesar de ser cobrado da maioria dos proprietários de imóveis urbanos, nem todo mundo pesquisa sobre como o IPTU é calculado. Entretanto, com esse conhecimento, é possível até mesmo identificar algum valor indevido.
:Para saber mais sobre como esse importante encargo municipal é calculado, continue a leitura deste artigo!
O que é o IPTU?
De competência dos municípios, o IPTU é um encargo que é cobrado anualmente dos contribuintes que possuem propriedade urbana. Seu principal objetivo é o de custear a administração municipal, e só pode ser cobrado se o imóvel for assistido por dois destes serviços públicos :
- calçamento;
- abastecimento de água;
- canalização de água pluvial;
- sistema de esgoto sanitário;
- rede de iluminação pública;
- posto de saúde ou escola primária (proximidade de pelo menos 3 km).
Como calcular o IPTU?
Cada município possui uma legislação própria que regulamenta a cobrança do encargo. Apesar de existir diferenças entre o valor, é comum que as prefeituras utilizem métodos semelhantes para calcular o IPTU.
Em praticamente todos as cidades brasileiras, a base de cálculo do imposto é o valor venal do imóvel — que é o montante pago à vista no momento em que o bem foi comercializado. Além desse fator, cada legislação municipal possui outros critérios que influenciam no encargo, como:
- tipo do imóvel;
- tamanho do terreno;
- localização da propriedade;
- área construída;
- tipo do acabamento etc.
É comum as prefeituras possuírem alíquotas diferenciadas de acordo com a função do uso do imóvel. Dessa forma, se o imóvel é residencial, a cobrança do IPTU é realizada de maneira distinta da que é feita para imóveis comerciais. O mesmo ocorre para lotes que ainda não possuem construção.
Outro aspecto que influencia no cálculo do imposto é o tempo da construção. Imóveis mais antigos sofrem desvalorização devido à ação do tempo. Por isso, é normal que o imposto barateie com o passar dos anos.
Como é feito o pagamento?
Como cada cidade cobra o IPTU de uma forma diferente, normalmente, o boleto para pagamento chega no endereço do imóvel no primeiro trimestre. Todavia, algumas prefeituras enviam o carnê no ano anterior.
Para que não haja inadimplência, é comum que os municípios parcelem o pagamento do imposto e deem descontos para quem mantém as faturas em dia. Porém, caso o contribuinte atrase alguma prestação, ocorre a cobrança de multa, além da inscrição do imóvel na dívida ativa municipal.
E no caso de contrato locatício?
Uma das principais dúvidas que afligem as partes de um contrato locatício é sobre quem possui a responsabilidade pelo pagamento do IPTU. De acordo com a legislação brasileira, a quitação de qualquer imposto é obrigação do indivíduo que pratica o chamado fato gerador, ou seja, o proprietário.
Entretanto, a Lei do Inquilinato permite ao proprietário transferir ao inquilino o compromisso de pagar esse tributo. Para que isso possa ocorrer, é necessário que o termo seja acordado entre as partes e que apareça, de maneira clara, no contrato de locação.
Caso você tenha gostado dessas dicas sobre como calcular o IPTU de seu imóvel, não deixe de curtir nossa página no Facebook . Assim, você recebe em seu feed boas informações como esta. Até a próxima!
Conheça a CrediPronto
Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.
Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.
- Receba até 90% do valor do imóvel;
- Pague em até 30 anos;
- Receba sua análise de crédito em até 24 horas.
Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.