Mercado Imobiliário

Vistoria de apartamento: 4 coisas que você precisa analisar!

Fazer vistoria de apartamento é um passo fundamental para quem finalmente conseguiu organizar suas finanças, sair do aluguel e investir na aquisição de uma propriedade. Esse é um momento de muita alegria, mas é indispensável agir com racionalidade para evitar dores de cabeça no futuro.

Mesmo que sua espera pelo novo lar tenha sido longa, não é hora de se apressar: fique atento e analise minuciosamente para descobrir se a unidade apresenta algum problema.

Quer saber como fazer isso? Então observe os itens que você não pode deixar de conferir:

1. Sistema elétrico

O sistema elétrico é um dos pontos cruciais que não podem ficar de fora numa vistoria de apartamento, especialmente em unidades mais antigas ou com muitos anos de uso. Há algum tempo, o número de eletrodomésticos e eletrônicos era muito menor, o que pode indicar capacidade insuficiente no quadro de energia, por exemplo.

É importante também fazer uma boa avaliação visual de interruptores, tomadas e lâmpadas, vendo se existe algum sinal evidente de curtos-circuitos ou de fiações não funcionais. Fique atento, pois reparos nesse tipo de instalação podem se tornar uma despesa bastante elevada no futuro.

2. Instalações hidráulicas

Não é raro vermos unidades (até mesmo de luxo) que tenham problemas graves como infiltrações, vazamentos e mofo, causando avarias em pisos, paredes e nos mais diversos ambientes.

Para evitar esses prejuízos, faça uma boa análise visual, especialmente nos banheiros, na cozinha e na área de serviço. Ligue todas as torneiras por pelo menos dois minutos e veja se existem vazamentos nos sifões. Acione as descargas para ver se a vazão d’água é satisfatória e verifique se os chuveiros têm força suficiente.

3. Pisos e revestimentos cerâmicos

Partes essenciais da beleza e da praticidade de qualquer imóvel, pisos e revestimentos cerâmicos também demandam uma excelente análise antes de efetuar a compra. Dê uma boa olhada para ver se não existem peças danificadas, que apresentem trincas, rachaduras e manchas.

Veja também se elas estão bem encaixadas, não apresentando nenhum sinal de desnível, descontinuidades ou tonalidades distintas. Tenha um olhar mais atento para o rejunte em volta de ralos, pois é um local que costuma ter mais contato com a água e a umidade. Mesmo que esse conserto pareça simples, pode ser bem chato achar peças de substituição.

4. Portas e janelas

Por fim, não se esqueça de conferir se portas e janelas não possuem danos como arranhões, trincas ou pinturas danificadas. Procure abrir e fechar esses itens para verificar se estão nivelados e se não possuem pontos de ferrugem ou falhas.

Caso haja venezianas, feche-as durante o dia para ver se apresentam algum ponto com defeitos. Avalie se existem entradas de luz ou se elas estão fazendo a vedação como o esperado. Em caso de falhas, não hesite em solicitar a devida correção antes de fechar negócio.

Esses são os itens essenciais para a vistoria de apartamento. Seguindo essas dicas, você vai curtir seu novo lar tranquilamente.

 

 

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%