Corretores de Imóveis

Passo a passo: veja como vender seu primeiro imóvel

A venda de um imóvel pode ser um processo tanto ou mais estressante e burocrático do que a compra, se não for conduzido da maneira correta. Com as orientações certas, no entanto, mesmo quem não faz parte do universo imobiliário é capaz de vender seu primeiro imóvel sem complicações.

Para te ajudar a tomar decisões acertadas e fazer da venda do seu primeiro imóvel uma tarefa tão rápida e lucrativa quanto possível, trouxemos, no artigo de hoje, um passo a passo simples. Acompanhe!

Passo 1: Organize a documentação

Antes de anunciar o imóvel, reúna toda a documentação necessária e certifique-se de que não há pendências nem inadimplências, como em relação ao pagamento do ITBI, já que isso comprometeria a venda do imóvel.

Note-se que a escritura da casa registrada em cartório é um dos documentos primordiais para a realização da venda, portanto, se a escritura do imóvel não estiver registrada, providencie isso em cartório o quanto antes.

Passo 2: Decida o valor da venda

Com a documentação em mãos, é hora de definir o preço de seu imóvel. Para chegar ao valor ideal, porém, é importante levar alguns pontos em consideração, como estado do imóvel, por exemplo, além da localização, vista das janelas, se há vaga na garagem, piscina, jardim, ou qualquer coisa do tipo.

A partir de então, faça uma pesquisa de preços de residências com características semelhantes às do seu imóvel. Isso certamente te ajudará a chegar em um valor realista.

Passo 3: Contrate um corretor

A venda do primeiro imóvel pode ser um pouco mais complicada do que o imaginado. Se você sente que precisará de ajuda profissional, não hesite em contratar uma imobiliária ou um corretor de imóveis.

Ao fazer isso, seja criterioso, contrate alguém com experiência, não deixe de buscar referências e o mais importante: dê exclusividade ao corretor ou à imobiliária contratada, pois isso constrói credibilidade e torna o processo mais simples de acompanhar.

Passo 4: Estude as opções de financiamento

Parte importante do processo de venda do primeiro imóvel diz respeito às formas de financiamento. Isso pode ser feito por meio de um banco ou pela própria imobiliária.

Disponibilizar um financiamento direto com a imobiliária pode ser o caminho mais seguro, visto que a própria imobiliária define os critérios necessários de aceitação do financiamento e, uma vez aprovado, o comprador terá o valor das parcelas fixado.

Isso proporciona um maior controle na hora de pagar e evita, assim, a temida inadimplência.

Passo 5: Anuncie o imóvel

A forma como seu imóvel será apresentado é um fator decisivo para obter sucesso na venda. Por isso, se você quiser mais visibilidade para seu primeiro imóvel, capriche na hora de anunciar. Vale revistas especializadas, jornais, propaganda em sites na internet e anúncios em sites especializados.

Viu como vender seu primeiro imóvel com segurança é possível? Seguindo esses passos, você poderá ficar tranquilo em todas as etapas, até a entrega das chaves, tendo a certeza de que fez um bom negócio.

Se você gostou desse artigo, aproveite e siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades!

 

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%