Saiba quais as vantagens do refinanciamento de imóveis

saiba-quais-as-vantagens-do-refinanciamento-de-imoveis

 O refinanciamento de imóveis pode ser uma excelente opção para muitas situações. Ele faz parte da gama de formatos de empréstimo dos bancos e pode aliviar os pagamentos de um consumidor.

Continue lendo para saber o que é refinanciamento de imóveis, como ele funciona e seus benefícios para o seu bolso.

O que é refinanciar um empréstimo?

Um empréstimo é quando se é solicitado ao banco uma quantia em dinheiro para uma dada finalidade a qual você não possui a capacidade de comprar sozinho. O banco cede um empréstimo normalmente quando o cliente tem como finalidade a compra de itens como:

  • Imóvel;
  • Automóvel;
  • Abrir um negócio;
  • Estudar.

Existem ainda muitas outras possibilidades para o destino de compra. Ele funciona, por exemplo, quando se decide antecipar cheque pré-datado , onde se é permitido o pagamento de forma parcelada de um produto adquirido.

Entretanto, no caso de empréstimo, o banco empresta uma quantia ao cliente e este deve pagar de volta através de parcelas mensais que possuem um juros sobre elas.

Os juros normalmente são baseados na taxa Selic, a taxa básica de juros do país que atualmente está em torno de 13,75% ao ano.

Já o ato de refinanciar um empréstimo é quando você já realizou um empréstimo anteriormente, entretanto o valor a ser pago mensalmente é maior do que você suporta.

Seja pelos juros altos ou pela quantidade de parcelas a serem pagas, o valor está muito acima do que você de fato consegue pagar.

Nesse caso, é realizado um refinanciamento, onde é solicitado através de uma plataforma de crédito com garantia uma quantidade de juros mais baixa ou ainda uma extensão para o pagamento das parcelas.

Como forma de garantia para o pagamento das parcelas, o banco fica com o imóvel, automóvel, entre outros, como forma de assegurar o seu pagamento.

Por exemplo, você possui a intenção de comprar um imóvel para abrir uma empresa de Instalação elétrica industrial e solicita um empréstimo, mas após um certo período você percebe que não consegue pagar as parcelas mensais ao banco.

Nesse caso, você solicita um refinanciamento do seu imóvel e esse é assegurado como garantia aos bancos em caso do não pagamento das parcelas menores decorrentes da ação de refinanciamento.

Marketing-pessoal-para-corretores

Como funciona o refinanciamento de um imóvel?

O refinanciamento é simplesmente a troca de um empréstimo antigo por um novo e com parcelas menores ou um maior prazo de pagamento.

Entretanto, enquanto no financiamento é realizada a contratação de uma linha de crédito para um fim específico, no refinanciamento o bem é utilizado apenas como garantia de seu pagamento.

Dessa forma, o dinheiro do refinanciamento não necessariamente precisa ser destinado ao pagamento do próprio bem. Também não é necessária a realização de um inventário físico ativo imobilizado do bem em questão, apenas a sua garantia como forma de pagamento.

Além disso, o bem sofre uma alienação fiduciária, ou seja, ele é uma garantia de pagamento, mas o seu dono pode continuar o utilizando normalmente. Assim que a dívida é paga completamente, o bem deixa de ser alienado.

Quais as vantagens de refinanciar um imóvel?

O refinanciamento de imóveis é extremamente vantajoso, e o seu maior maior ponto positivo é o acesso a taxas mais baixas e acessíveis.

Da mesma forma que um edifício precisa de um avcb alvará de funcionamento para garantir a segurança de seus moradores, quando você percebe que as parcelas estão muito altas para o seu bolso, o refinanciamento é essencial para a sua segurança financeira.

Devido a essa operação possuir uma garantia de pagamento, o risco de inadimplência é menor e, nesse caso, é possível oferecer taxas mais baixas.

Para entender a diferença entre as taxas utilizadas pelas instituições financeiras, pode-se ter como exemplo os valores oferecidos pelo Banco Central e Creditas, onde o parcelamento do cartão de crédito possui uma taxa de juros de 150,9% ao ano.

Outros exemplos seriam o rotativo do cartão de crédito, que possui uma taxa de 146,7% ao ano, o cheque especial, com 130% de taxa, e o empréstimo pessoal, com 94,7% de taxa de juros ao ano.

Enquanto isso, o refinanciamento de um automóvel chega em torno de 17,88%, e o refinanciamento de um imóvel pode chegar em torno de 11,88%.

A garantia de um bem como forma de pagamento em caso de inadimplência faz com que o refinanciamento possua taxas muito baixas e que valem muito a pena para a sua saúde financeira.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).