Mercado Imobiliário

Vantagens e desvantagens de comprar um imóvel hoje

No período de crise financeira, quais são as vantagens e desvantagens na compra de um imóvel?

Afinal, será que vivemos um bom momento para compra de um imóvel? Hoje acompanhamos diversos acontecimentos na economia, por exemplo, a diminuição do empréstimo para financiamentos imobiliários e qualquer outro tipo de crédito.

Além disso, hoje vemos também  a alta da taxa de juros, inflação, imóveis novos parados e investidores passando os imóveis “a preço de banana” devido aos estoques. Esses são alguns dos ocorridos desses conturbados últimos anos onde vivemos um momento delicado na economia. Difícil dizer se é um bom momento ou não para a compra, na verdade depende da situação financeira de cada um.

Já ouviram dizer naquela frase “Onde muitos veem um problema, existe sempre aqueles que enxergam uma oportunidade”? Pois é, vamos mostrar algumas vantagens e desvantagens do momento.

Vantagens  de comprar um imóvel no momento

Apesar de todos os acontecimentos, o momento é bom para investidores, pois a partir de agora, com a quantidade de imóveis a venda, foi gerado ofertas diversificadas, preços competitivos, metros quadrados com o preço abaixo do mercado e opção de portabilidade de financiamento imobiliário. Além disso, as construtoras já estão se adequando ao novo momento, diminuíram a quantidade de lançamentos e abaixaram os preços de estoque.

Outra vantagem de comprar um imóvel no momento, é que o FGTS agora pode ser usado como entrada para a aquisição de imóveis novos, e o valor de ITBI ( Imposto sobre transmissão de bens imóveis) teve seu valor reduzido para reaquecer as vendas.

Desvantagens  de comprar um imóvel no momento

Algumas das desvantagens se devem as altas das taxas de juros para empréstimos imobiliários, além disso, os bancos diminuíram a quantidade de concessões de crédito para a compra e construção em 33% no ano de 2015. Além disso,  a caixa econômica, só esta financiando 50% do valor total dos imóveis usados.

Se falarmos em imóveis novos, no lançamento, a quantidade de desvantagens aumentam devido aos atrasos nas entregas das chaves, que obviamente tem a ver com o atual momento do mercado, se estamos num momento de crise, ele também vale para as construtoras que muitas vezes não conseguem entregar o imóvel no prazo combinado.  Na cidade de São Paulo, foram registradas 2.748 reclamações de mutuários em relação ás construtoras, sendo que, 46% dos reclamantes deram entrada na justiça, totalizando 1.264 processos. Dessas reclamações, 70% foram relacionadas a atrasos. Pesquisa realizada pela AMSPA.

Ainda falando em imóveis novos, temos os gastos com acabamento das obras, que incluem, instalações de pisos, iluminação, aquecedores, armários e etc. Por isso, é importantíssimo avaliar antecipadamente quais serão os gastos antes de fechar um negócio.

Gostou das nossas dicas ? Você esta pensando em comprar um imóvel ? Não deixe de ler outras matérias do nosso blog para entender mais sobre o assunto!

 

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.