Financiamento Imobiliário

Vale a pena fazer o financiamento de imóvel usado?

Esse é um dilema muito comum na mente de quem está se preparando para sair do aluguel. Financiar um imóvel novinho em folha pode ser mais vantajoso do ponto de vista estético. Por outro lado, fazer o financiamento de imóvel usado sai muito mais em conta, sem falar que o local já estará pronto para entrada imediata.

É claro que a opção entre imóvel novo ou usado vai depender também da situação do comprador e do mercado imobiliário, principalmente considerando-se as taxas de financiamento. Tudo é uma questão de oportunidade. Para auxiliar na decisão, preparamos esse post que explica o processo e as vantagens de financiar um imóvel usado. Vamos lá!

Como funciona o financiamento de um imóvel usado?

Assim como no caso de imóveis novos, as instituições financeiras oferecem diversas opções para quem deseja fazer o financiamento de um imóvel usado. Em alguns casos, é possível financiar até mesmo 82% do valor da propriedade, o que facilita muito a aquisição, já que a maior parte do investimento será pago em suaves prestações.

Como se trata de uma transação detalhada, o ideal é contar com uma consultoria de financiamento imobiliário para analisar qual instituição está oferecendo as melhores condições de pagamento. As consultorias são muito úteis também na desburocratização do negócio, já que os profissionais darão todas as orientações necessárias para o processo de compra, desde a análise de crédito até o preparo da documentação.

consumidor 3.0

Quais são as vantagens de financiar um imóvel usado?

Imóvel mais barato

Sem dúvida, o preço mais baixo é o maior atrativo dos imóveis usados. A precificação de uma propriedade é regulada por aspectos como oferta, valor do metro quadrado na região e o estado físico da casa ou apartamento. Nesse último aspecto, é natural que um imóvel que já foi usado valha menos do que outro nas mesmas condições, porém novo.

Sendo assim, o cálculo do financiamento certamente será mais atrativo. Além disso, investir em um imóvel usado não significa pecar no quesito qualidade. Na grande maioria das vezes, os imóveis usados passam por reforma antes de serem colocados à venda, o que os deixa totalmente repaginados, seguros e prontos para receber o novo morador.

amortização em financiamentos imobiliários

Entrada imediata

Um imóvel usado permite que o comprador se mude para o local de imediato, considerando-se que a propriedade já tem um histórico de uso, ou seja, já passou da fase de estruturação ou acabamento. Isso pode ser um empecilho no caso dos imóveis novos, em que muitas vezes os compradores precisam esperar a finalização de determinado serviço ou instalação de cabeamentos de TV e internet, por exemplo.

Instalações completas

Esse benefício tem tudo a ver com o anterior. Afinal, se o imóvel estiver com as instalações completas, nada impede que o morador realize a mudança imediatamente após a compra. Quando uma propriedade usada é reformada para venda, as instalações passam por uma manutenção criteriosa, que atesta o padrão de segurança e funcionalidade de tudo na casa.

Assim, o comprador não terá dor de cabeça para aguardar o término de alguma obra ou ligamento de serviços como água e luz. Portanto, fazer o financiamento de imóvel usado é algo que vale a pena, desde que o local esteja bem acabado e em plenas condições de uso. O seu bolso agradece e você poderá usufruir do novo lar muito antes do que imagina!

Transforme-seu-imovel-em-um-investimento-de-longo-prazo

Ficou interessado? Entre em contato conosco que podemos ajudar na escolha!

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.