credipronto-logo-blog

Vale a pena comprar imóvel mobiliado? Descubra!

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

Um dos momentos mais aguardados na vida adulta de uma pessoa é a fase em que se pensa em adquirir um imóvel, projetar os seus cômodos e planejar a compra dos móveis. O lar costuma ser um dos ambientes mais íntimos, em que se experimenta a felicidade interna, então, escolhê-lo é uma das fases mais felizes.

A opção por um imóvel mobiliado ou não varia bastante de uma pessoa para a outra e, em regra, necessita levar em conta alguns fatores. Entre eles, o preço, o contexto do mercado de imóveis no período, as vantagens e desvantagens e as condições da oferta.

O objetivo deste post é tratar sobre esses assuntos para compreender se vale a pena comprar um imóvel mobiliado, em quais condições e circunstâncias. Confira, a seguir, os principais aspectos sobre esse tema!

 

Quais as vantagens de comprar um imóvel mobiliado?

A opção por um imóvel mobiliado, em vez de outro sem mobília, envolve algumas questões como praticidade e economia. Note que adquirir uma propriedade já com os móveis para morar é, certamente, uma escolha muito prática. Assim, não é preciso buscar a compra de itens, o que envolve tempo de escolha, confecção e entrega. Dessa forma, sobra mais tempo para focar a decoração por meio de acessórios, pinturas e demais itens.

Ao escolher um apartamento mobiliado, também não é necessária a realização de deslocamento de móveis antigos, cujo transporte poderá ocasionar desgastes, perdas, prejuízos e contratempos. Dessa forma, o ambiente já está concluído, pronto para morar. Após a assinatura do contrato , é possível mudar para a sua nova residência imediatamente.

Outra vantagem da aquisição de um imóvel mobiliado é a economia que se é capaz de ter com essa opção. Dessa forma, você vai gastar bem menos quando for necessário realizar a mudança, pois não será preciso comprar itens temporários para serem utilizados até que os produtos novos sejam entregues pelas lojas, como os móveis de quarto, colchão, guarda-roupa etc.

Os imóveis mobiliados, geralmente, têm sua decoração elaborada por profissionais de design de interiores, e eles buscam aperfeiçoar o espaço interno do apartamento ou da casa. No caso de comprar um apartamento vazio, além de existir o custo e o dispêndio de tempo com o orçamento dos móveis, e buscar um profissional compatível para isso, é possível que você enfrente outros desafios no processo (incluindo atraso na entrega e qualidade do bem adquirido).

Nesse contexto, necessitar da mão de obra de profissionais como arquitetos e decoradores de interiores para realizar modificações no seu imóvel pode custar um valor mais salgado. Assim, ao comprar um imóvel já com a mobília, você não necessitará enfrentar essa questão.

Destaque-se, também, que há uma considerável valorização do imóvel em razão da sua aquisição com mobília. Nas situações de aluguel e venda do bem, isso certamente será uma característica que elevará o preço dele, favorecendo transações financeiras que ampliam o patrimônio do comprador.

 

Quais cuidados devem ser tomados ao se comprar um imóvel mobiliado?

Ao se adquirir um imóvel já mobiliado, alguns cuidados precisam ser tomados, com o objetivo de se evitar prejuízos, perdas, imprevistos e danos. A transação financeira de imóveis mobiliados é bastante complexa e envolve muitas variantes e altos custos financeiros.

Pensando nisso, é também preciso conhecer as desvantagens para que haja uma análise da opção mais viável nesse contexto de compra. Confira, a seguir, os detalhes sobre esses pontos negativos.

 

Estilo da decoração

Nesse caso, em geral, aqueles que estão comprando preferem escolher móveis genéricos para colocar no apartamento do que algo mais personalizado, pois consideram o futuro, quando precisarão vender. Analisando por esse ângulo, esse pode ser um ponto positivo, pois há outras maneiras de decorar o apartamento, além do uso de móveis, como os papéis de parede, o uso de plantas etc.

A decoração é uma parte relevante do imóvel, com forte influência no preço final e que, exatamente em razão disso, necessita de um olhar cuidadoso por parte do comprador.

 

Estado de conservação dos móveis

Quando compram um apartamento, as pessoas esperam que esteja vazio, pois se for mobiliado, podem enfrentar a questão da conservação dos móveis. Em razão disso, no momento da visita presencial, é relevante ter atenção a essa questão. Em alguns casos, adquirir um apartamento mobiliado, mas antigo, pode ser um problema, considerando que será necessário comprar tudo novamente.

De toda forma, a partir dos dados e das ideias indicadas acima, dependendo do perfil do comprador e das suas necessidades, pode ser muito mais prática e econômica a aquisição de um imóvel já mobiliado, além de oferecer um ótimo custo-benefício. Desde que haja cuidado para evitar as desvantagens que apontamos.

 

Quais são as situações em que comprar um imóvel mobiliado é a melhor ideia?

Essa é uma decisão que varia de um cliente para o outro, porque depende de algumas questões. A partir de uma análise global, pode-se dizer que envolve a ponderação entre custos financeiros, tempo gasto com as mudanças dos móveis, comodidade e a agilidade em receber uma propriedade com todos os móveis, sem o gasto de tempo com intervenção para realização de reformas e ou o transporte de móveis uma residência para a outra.

Para evitar todos esses contratempos citados, a opção mais compatível com essa proposta é, de fato, a aquisição de um imóvel mobiliado. No entanto, quando a alternativa por comprar o imóvel com todos os móveis altera substancialmente o valor total da transação,

sendo possível encontrar uma boa economia por meio da aquisição de móveis no mercado de consumo, a opção por um imóvel mobiliado pode se tornar indesejável. O mesmo vale se a mobília oferecida não satisfizer o interesse real do cliente.

Optar ou não por um imóvel mobiliado envolve, portanto, alguns fatores importantes. É uma escolha delicada e que influencia diretamente o planejamento do bem comprado. Por isso, é preciso ter cuidado na escolha e prestar bastante atenção em todos os detalhes da propriedade a ser adquirida.

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).