Como ser aprovado no financiamento? 10 dicas para aumentar suas chances

como-ser-aprovado-o-financiamento

Ouça esse conteúdo!

A maioria das pessoas não tem dinheiro em mãos para a realização dos seus projetos e precisa recorrer aos empréstimos financeiros durante a vida. Mas a aprovação de um financiamento de imóveis depende de diversos fatores, que vão além de ter o nome limpo no mercado. É necessário ser paciente e fazer um planejamento para enfrentar a burocracia, que faz parte do cotidiano dos bancos e financeiras.

Neste post, vamos falar sobre como ser aprovado no financiamento e explicar quais aspectos influenciam essa decisão. Além disso, vamos fornecer 10 dicas para aumentar as suas chances de conseguir financiar os valores indispensáveis à concretização dos seus sonhos. Aqui, você vai encontrar detalhes sobre relacionamento com o banco, score de crédito, uso do FGTS etc.

Gostaria de saber mais sobre a aprovação de financiamentos ? Acompanhe a leitura!

1. Tenha relacionamento com o banco 

Manter um relacionamento saudável com a agência ou instituição financeira eleva as chances de aprovação das propostas. Se você pretende financiar um imóvel ou um automóvel, faça uma pesquisa das instituições que costumam conceder esse tipo de financiamento.

Depois que localizar aquela que apresenta as melhores condições, inicie um relacionamento antes de solicitar o dinheiro. O primeiro passo a ser dado é a abertura da conta na instituição escolhida e utilizá-la para movimentar valores, formando um histórico de crédito.

Aproxime-se dos gerentes e atendentes e peça dicas sobre qual seria o melhor caminho para a aquisição do bem almejado. Os diálogos são muito construtivos e podem apontar excelentes oportunidades.

2. Aumente seu score de crédito

Faça uma consulta aos órgãos de restrição de crédito para confirmar se o seu nome realmente está limpo e livre de restrições. As inscrições no Serasa e no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são condições impeditivas para a concessão de financiamentos. Por esse motivo, é aconselhável que as suas compras sejam à vista para aumentar o crédito na praça.

3. Dê uma entrada

Separe uma reserva para dar entrada e facilitar a negociação, já que existe um limite para o comprometimento do orçamento familiar. O processo do financiamento vai ser tornar menos burocrático, mas essa quantia não vai servir de garantia. Algumas modalidades de empréstimos não aceitam utilizar o saldo do FGTS, devido aos critérios internos, mas recebem uma entrada em dinheiro.

4. Use o FGTS

Utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço ( FGTS ) para a aquisição de imóveis é um direito dos trabalhadores que têm a sua Carteira de Trabalho e Previdência Social assinada. Esses recursos podem diminuir o valor das parcelas do financiamento e agilizar a liberação dos empréstimos.

5. Tenha um renda própria

Você pode fazer o financiamento em conjunto com outra pessoa e pedir que ambas as rendas entrem na avaliação. Saiba que, quanto maiores forem os rendimentos, mais fácil fica conseguir a aprovação. Caso o interessado em financiar o bem não tenha comprovante de renda, porque trabalha de forma autônoma, o histórico de movimentação bancária servirá como prova.

Por outro lado, é possível fazer o registro como Microempreendedor Individual (MEI) para ter comprovantes de renda válidos, que vão auxiliar durante a análise de crédito. A abertura desse Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) também possibilita o acesso aos outros benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria, auxílio-maternidade, entre outros.

6. Compare as condições dos bancos

Cada banco adota suas próprias políticas e estabelece procedimentos específicos para a aprovação dos financiamentos. Uma boa pesquisa ajuda a identificar quais instituições se encaixam melhor no perfil do consumidor para a liberação do crédito.

Avalie as propostas para encontrar aquela que for mais benéfica para cada caso. Considere, também, o padrão do imóvel que deseja financiar.

7. Abra um Cadastro Positivo (financiamento)

O Cadastro Positivo mostra o comportamento dos consumidores a respeito do pagamento de suas dívidas. Então, é uma ótima ideia cadastrar o seu CPF para que os seus dados fiquem disponíveis para as instituições financeiras e bancárias. Com isso, ficará mais fácil aproveitar as taxas mais vantajosas e ter o financiamento imobiliário aprovado.

8. Coloque o dinheiro sempre no banco

Deposite os seus rendimentos sempre na conta que for utilizar para o financiamento, uma vez que extratos de outros bancos podem ser analisados com mais lentidão. Esses comprovantes são oficiais e são considerados, juntamente às declarações de Imposto de Renda (IR) e holerites. Fale com um contador e verifique como pode usar rendas extras nos empréstimos.

9. Tenha contas em seu nome

As contas registradas em seu nome ou Cadastro de Pessoa Física (CPF) também aumentam as chances de aprovação em financiamentos. Elas demonstram que o solicitante é responsável e paga suas dívidas em dia. Coloque as faturas de luz, água e telefone para fazer os pagamentos ou em débito automático para que esses dados fiquem acessíveis.

10. Pague as contas em dia

Não faça o pagamento das suas contas em atraso e nem pense em deixar de pagá-las. Se você quitar todas as faturas em dia, evitará a incidência de multas e taxas de juros , e será reconhecido pela sua idoneidade.

Isso vai provar que você é um ótimo pagador, que observa as datas de vencimento dos seus compromissos. Uma alternativa é programar o desconto de boletos diretamente da sua conta bancária.

Agora, você já sabe como ser aprovado no financiamento! Estas são as 10 dicas para aumentar suas chances de obter aprovação rápida após a solicitação de empréstimos. Lembre-se de que os bancos e as instituições financeiras levam em consideração para a aprovação do crédito fatores como a renda, o perfil de consumo , o relacionamento do cliente com a instituição e muito mais.

Ainda tem dúvidas sobre assuntos relacionados? Entre em contato conosco e fale diretamente com a nossa equipe!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).