Mercado Imobiliário

Vai aumentar a família? Saiba qual o tipo de apartamento ideal

Sabe-se que o desejo de constituir família é um dos principais motivos que levam casais a comprarem um imóvel para morar. Ao longo do tempo, a chegada de novos membros faz com que essa mesma família precise considerar novas necessidades. Entre elas, a aquisição de um imóvel maior é fundamental para atender pais e filhos com conforto e qualidade de vida.

Se esse também é o seu objetivo, confira as nossas dicas e saiba como escolher o tipo de apartamento ideal!

Qual o apartamento ideal para a família?

Quem pretende aumentar a família precisa pensar com cuidado no tipo de apartamento que será escolhido para moradia. Muitas vezes, as qualidades e diferenciais que tornam um espaço agradável para um casal sozinho ou com apenas um filho podem não ser suficientes para atender uma nova pessoa.

Ao considerar essa possibilidade, pense primeiro na quantidade e no tamanho das áreas que serão necessárias para abrigar todo o grupo familiar. A prioridade é ter um quarto extra ou uma cozinha com mesa grande? Vai precisar de mais um banheiro ou de uma variedade de ambientes para a criança brincar?

Perguntas como essa são fundamentais e servirão de ponto de partida para a busca de uma oportunidade de compra de apartamento ou troca do atual imóvel.

Como escolher o tipo de apartamento?

A moradia em apartamento já não é mais preferência de jovens e casais. Hoje, é também uma opção considerada por pessoas que querem constituir família com acesso a uma infinidade de benefícios. Veja o que avaliar na aquisição de um novo apartamento e faça esse investimento valer a pena:

O que a família quer

Converse com seu cônjuge para pensar em todas as características que desejam encontrar em um novo apartamento. Não deixe de incluir nessa lista os desejos dos pequenos, por mais simples que sejam. Para facilitar, faça um levantamento dos tipos de atividades que mais valorizam quando estão em família, como: relaxar, praticar esportes, cozinhar ou reunir amigos e parentes.

Com base nesses desejos, fica mais fácil chegar a um modelo de apartamento que se encaixe no perfil da família. Consequentemente, a busca no mercado é filtrada e acaba facilitando o trabalho do corretor que orientará todo esse processo.

O que a família precisa

Diferente dos desejos, as necessidades da família são questões que devem ser atendidas no novo imóvel. Por esse motivo, é essencial anotá-las em uma lista para garantir que estejam todas inclusas na busca do apartamento ideal.

Considere como necessidade tudo aquilo que a família utiliza no seu dia a dia. Por exemplo: a família que precisa de dois carros não pode se contentar com somente uma vaga de garagem. Da mesma forma, um casal com 3 filhos pode precisar de 4 quartos ou, no mínimo, dois banheiros para ter conforto e praticidade na rotina diária.

Região e entorno

Fator importantíssimo para qualquer perfil de família, a localização deve ser analisada com muito cuidado. Quem tem filhos pequenos deve valorizar regiões que estejam próximas de hospitais, postos de saúde e instituições infantis, como creches e escolinhas.

Observe os arredores do imóvel para saber se as vias e as calçadas são seguras e bem sinalizadas. Um apartamento localizado no centro pode dar acesso a uma variedade de estabelecimentos comerciais e de serviços que são essenciais para toda a família. Além disso, pensar na proximidade da moradia com o local de trabalho é importante para aumentar o tempo de folga que é desfrutado com os filhos.

Imóvel novo ou usado

Entre a possibilidade de comprar um apartamento novo ou usado, a dica é sempre optar por empreendimentos mais novos. Ainda que sejam anunciados por um preço menor, os imóveis antigos podem apresentar problemas que geram prejuízo em forma de reformas e reparos ao novo proprietário.

Se encontrar uma boa oportunidade de compra de imóvel usado, a dica é contar com a avaliação de um especialista para saber se o apartamento se está em boas condições. Lembre-se de que optar por um modelo adquirido na planta ou recém-construído aumenta as chances de valorização do imóvel. Nesse caso, você garante uma moradia de qualidade e também um bom patrimônio para o futuro.

Serviços oferecidos

Ao juntar os desejos da família com as necessidades básicas, você obtém uma lista de características que são essenciais no novo apartamento. Procure saber se a moradia oferece áreas de uso comum e espaços de lazer dentro do próprio edifício. Para o casal que não abre mão de praticar atividades físicas, um condomínio com piscina, quadras e academia pode ser vantajoso.

Hoje, muitos condomínios também oferecem espaços e serviços básicos que facilitam a vida do proprietário. Para quem tem crianças pequenas, poder contar com o apoio de lavanderia, parquinho e áreas de lazer a um passo de casa é um grande diferencial. Além de maior segurança, um apartamento com variedade de serviços proporciona economia de tempo para que os pais passem mais tempo com seus filhos.

Custos envolvidos

Ao pensar nos serviços e diferenciais de cada apartamento avaliado, você também deve buscar saber quais são os custos envolvidos. Para não ter imprevistos com as contas mensais, verifique o valor cobrado nas taxas de condomínio, manutenção de espaços e pagamento de funcionários (elevador, portaria, faxineiro, jardineiro).

O valor das despesas mensais costuma ser proporcional à quantidade de espaços que são mantidos no apartamento e áreas comuns do condomínio. Por esse motivo, cabe ao casal refletir sobre a necessidade de cada diferencial encontrado para escolher um empreendimento de qualidade e que não comprometa a saúde financeira da família.

Comprar um apartamento não é algo que se decida da noite para o dia, afinal, é uma experiência que exige tempo de pesquisa e análise de inúmeras condições. Mesmo quem já tem casa própria e opta pela troca de imóvel precisa lidar com todo o processo de permuta imobiliária ou venda para nova aquisição.

Sabendo disso, não hesite em refletir sobre cada característica apresentada nos imóveis avaliados. Investir tempo na etapa da pesquisa é a melhor forma de garantir a escolha do tipo de apartamento ideal para os desejos e necessidades de sua família.

Gostou das dicas? Veja também 7 recomendações para comprar um imóvel na planta!

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%