credipronto-logo-blog

Vale a pena utilizar o imóvel como crédito? Descubra!

5-vantagens-de-utilizar-o-imovel-como-credito

Você já pensou em utilizar o imóvel como crédito?

Essa modalidade de empréstimo tem condições bem vantajosas, como juros mais baixos e prazos mais longos, atraindo diversas pessoas que precisam de recursos de forma mais flexível.

Entretanto, antes de optar por essa modalidade de crédito , é muito comum que haja o seguinte questionamento: será que vale a pena utilizar o imóvel como garantia de crédito?

Neste artigo, você entenderá como funciona o imóvel como crédito , quais são as vantagens e os principais cuidados que devem ser tomados. Boa leitura!

Imóvel como crédito : como funciona?

Quando a instituição financeira fornece crédito a um cliente, ela corre o risco de não receber o pagamento e ficar no prejuízo. Desse modo, ela implementa algumas medidas

preventivas, como disponibilizar um prazo mais curto para o pagamento ou taxas mais elevadas.

Nesse caso, utilizar o imóvel como crédito funciona como uma garantia para o banco de que você vai pagar o empréstimo . Afinal, existe um bem vinculado ao banco em alienação fiduciária, ou seja, o risco de inadimplência é menor.

Como resultado, as condições de pagamento são melhores , os juros mais baixos e aumentam as chances de garantir um crédito ainda mais alto

Basicamente, o processo de solicitar o crédito com garantia de imóvel é o seguinte:

  1. Simulação do empréstimo ;
  2. Análise da solicitação;
  3. Avaliação física e jurídica do imóvel;
  4. Assinatura do contrato;
  5. Registro do documento no Cartório de Registro de Imóveis ;
  6. Liberação dos recursos na conta bancária.

Qual é a diferença entre o crédito com garantia de imóvel e a hipoteca?

Embora o empréstimo com garantia de imóvel e a hipoteca sejam modalidades que envolvam um bem como precaução, a hipoteca não fica em alienação fiduciária (no nome do banco), de modo que o risco de inadimplência seja maior para a instituição financeira, aumentando os juros.

Já no crédito com garantia de imóvel, a propriedade fica temporariamente em nome do banco até o fim do pagamento, o que contribui para juros menores e melhores condições de pagamento .

Afinal, vale a pena solicitar o crédito com garantia de imóvel ?

Então, será que compensa solicitar o empréstimo com garantia de imóvel?

Milhares de pessoas preferem essa opção por oferecer vantagens incríveis . A seguir, separamos alguns desses benefícios. Veja!

Taxas reduzidas

Quando comparado a outras modalidades de empréstimo, como o cheque especial, o imóvel como crédito oferece taxas de juros bem mais atraentes.

Para você ter uma base, segundo uma pesquisa do Banco Central realizada em 2020, o valor médio dos juros do cheque especial era de 318,7%, enquanto o empréstimo com garantia de imóvel era de 12,55% — atualmente, na CrediPronto , é de 0,94% ao mês .

Ou seja, essa modalidade é uma excelente alternativa para quem deseja pagar juros mais baixos.

Maior prazo de pagamento

Outra condição especial para quem opta pelo crédito com garantia é a possibilidade de um prazo maior de pagamento em comparação às outras modalidades – o que é bastante vantajoso, porque você consegue diluir as parcelas e ficar com uma dívida mensal menor, além de conseguir organizar melhor as finanças.

O destino do dinheiro não precisa ser justificado

Ao contrário do financiamento, em que você precisa justificar a utilização do dinheiro, é possível solicitar o imóvel como crédito para qualquer finalidade.

Você pode pedir para realizar um sonho, comprar um imóvel , quitar a faculdade, emergência médica, dentre outras utilidades.

Não precisa desocupar o imóvel

Você oferece o imóvel como garantia , mas pode continuar morando nele tranquilamente enquanto paga as parcelas, então, não precisa se preocupar com esse ponto.

É possível solicitar até 60% do valor do imóvel

Por fim, os altos valores disponibilizados também são um benefício bem interessante, já que é possível solicitar em média 60% do valor do imóvel. Por exemplo, se você tem um imóvel avaliado em R$ 300.000, você pode pedir até R$ 180.000.

3 cuidados que devem ser adotados ao solicitar o crédito com garantia de imóvel

Ainda que utilizar o imóvel como crédito seja uma forma de conseguir condições especiais de pagamento, é importante ter alguns cuidados antes de solicitar. Confira:

   1. Faça um planejamento financeiro

Ao realizar o empréstimo com garantia de imóvel, você assume um compromisso de longo prazo, então, é essencial se organizar financeiramente para pagar a dívida em dia e evitar atrasos.

Algumas dicas para realizar essa gestão financeira são:

  • crie um orçamento mensal;
  • reduza gastos desnecessários;
  • tenha uma reserva financeira;
  • registre os gastos.

   2. Evite assumir novas dívidas

Antes ou durante o pagamento do seu empréstimo, evite contrair novas dívidas e busque quitar as antigas quanto antes. Manter a organização financeira não é uma tarefa tão simples assim, portanto, assumir mais de uma dívida pode resultar em inadimplência.

Desse modo, separamos alguns conselhos para você. Veja:

  • deixe uma margem no orçamento;
  • pague as contas sempre em dia;
  • negocie dívidas antigas;
  • controle o impulso de contrair uma dívida nova.

   3. Encontre uma instituição financeira de confiança

Ao contratar um empréstimo com garantia de imóvel , você terá um compromisso e relacionamento de longo prazo com a instituição financeira. Sendo assim, é imprescindível escolher um banco de confiança para solicitar o seu crédito.

Antes de escolher, alguns pontos para analisar a empresa são:

  • experiência de mercado;
  • feedback de clientes;
  • atendimento ;
  • transparência nas informações.

 

vele-a-pena-investir-no-segundo-imovel

É possível vender o imóvel dado como garantia?

Sim! Você pode negociar a propriedade antes de terminar o pagamento do imóvel. Quem comprar o imóvel em questão precisará pagar a dívida com a instituição financeira para dar baixa na alienação fiduciária. Ou seja, o valor pendente passa para o novo proprietário.

O processo ainda é bem simples! Basta que as duas partes concordem e procurem a instituição financeira para saber como realizar a operação.

Sentiu que vale a pena utilizar o imóvel como garantia de crédito ? Essa forma de empréstimo oferece diversas vantagens bem atraentes em comparação às outras e pode ser uma alternativa interessante para quem precisa de recursos.

Conheça o crédito com garantia de imóvel da CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto , uma empresa do Banco Itaú , leva as melhores condições para quem deseja conseguir crédito.

O crédito com garantia de imóvel oferecido pela empresa é uma modalidade de empréstimo bastante acessível e com excelentes vantagens.

Então, ficou interessado em conseguir empréstimo com taxa de juros baixa e um longo prazo para o pagamento?

Tudo o que precisa fazer é utilizar o nosso simulador de crédito com garantia de imóvel.

Basta inserir o valor desejado, o prazo de pagamento, os dados pessoais e pronto! Nós mandamos uma proposta personalizada para você.

Acesse agora mesmo o nosso simulador e confira nossas condições especiais.

Gostou deste artigo? Então, confira outros títulos que separamos para você:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).