credipronto-logo-blog

Veja os tipos de empréstimo com garantia e qual o melhor para você

Ouça esse conteúdo!

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser uma ótima alternativa de crédito barato e com bom prazo de pagamento.

Sabia que um empréstimo com garantia pode ser sua melhor saída para obter crédito rápido? Em geral, a opção é bem mais simples do que conseguir um empréstimo comum ou financiamento.

Isso acontece porque, em um empréstimo com garantia, você dá à financeira um tipo de “caução”. É uma garantia de que a dívida vai ser paga, o que torna os juros do negócio mais baixos .

Sem contar que, por causa da garantia, as empresas liberam os valores com mais facilidade. Bem melhor do que empréstimos com altos juros. No artigo, falamos mais das suas opções. Continue lendo!

 

6 opções de empréstimo com garantia para aderir

São várias as opções de empréstimo com garantia no mercado. Mas todas elas costumam ser mais baratas ao usuário, que tem um prazo maior para pagamento e juros mais baixos. Veja abaixo.

1. Empréstimo com garantia de imóvel

Para obter um empréstimo com garantia de imóvel , você precisa ter o imóvel em seu nome. Então, vai aliená-lo como garantia ao banco. Em troca, a financeira vai disponibilizar os valores de empréstimo que você deseja.

Ao alienar o imóvel, você vincula o bem à financeira. Por isso, não poderá vendê-lo, nem usá-lo como garantia de outro empréstimo. Não enquanto o primeiro empréstimo ainda estiver em andamento, com parcelas em aberto.

Mesmo assim, você poderá continuar a usar o imóvel normalmente. Para todos os efeitos, ele é seu. O banco só terá direito a “tomar” o bem se você deixar de pagar as parcelas do empréstimo. E, mesmo assim, haverá toda uma negociação antes, pois o objetivo da financeira é ser paga, e o modo mais fácil disso acontecer é pelas parcelas acordadas.

Essa é uma ótima alternativa de empréstimo para quem tem um imóvel próprio.

 

2. Hipoteca

A hipoteca também é um empréstimo com garantia de imóvel. Só que, neste caso, o bem não é alienado pela financeira.

Ou seja, o imóvel continua sendo 100% do usuário. Por isso, ele pode vendê-lo e até mesmo usar o bem como garantia em outros empréstimos.

O problema dessa opção é que, muitas vezes, o indivíduo usa o bem como garantia de um segundo empréstimo para pagar o primeiro. E também usa o imóvel como garantia de outros empréstimos. Isso acaba virando uma “bola de neve”, e pode gerar muitas dores de cabeça.

Então, caso tenha um imóvel, você pode optar, sim, pela hipoteca. Mas cuidado para não hipotecar o bem várias vezes e ter problemas financeiros depois.

 

3. Garantia de veículo

O refinanciamento de veículo é muito semelhante ao refinanciamento de imóvel. Você, como dono do carro, vai aliená-lo em nome da financeira. Em troca, vai receber valores de empréstimo com juros menores e um prazo de pagamento mais amplo do que em empréstimos comuns.

Se o empréstimo não for pago, a financeira poderá “tomar” o carro e vendê-lo para quitação da dívida. Mas enquanto quitar as parcelas, você pode continuar a usar o veículo normalmente.

 

4. Garantia de moto

No empréstimo com garantia de moto , você vai alienar o veículo em nome da financeira. Como nos refinanciamentos de imóvel e de carro.

Com essa garantia, a financeira vai liberar valores de empréstimo a juros mais baixos para você. 

Durante todo o período de contrato, a moto ainda pode ser usada normalmente por você. Mas se não quitar o empréstimo, você poderá ter o veículo vendido pelo banco para quitar a dívida.

 

5. Penhor

O penhor é um empréstimo com garantia em que você precisa entregar ao banco o bem que vai penhorar. Um exemplo: se você resolver penhorar sua moto, vai entregar seu veículo ao banco. Então, não vai poder utilizá-lo, e só vai recuperar a motocicleta quando quitar a última parcela do empréstimo.

A moto é apenas um exemplo mas, na verdade, os bens penhorados costumam ser bem menores. Como jóias, canetas de valor, pratarias e pedras preciosas. Isso é o que os bancos costumam aceitar.

 

6. Garantia de celular (novidade)

No empréstimo com garantia de celular , você recebe crédito da financeira e continua a usar o smartphone normalmente. Porém, vai precisar instalar um aplicativo indicado pela financeira.

Se você não quitar as parcelas do crédito, a financeira poderá bloquear o celular e você só terá acesso ao aplicativo e a chamadas de emergência. Depois da quitação, o smartphone será desbloqueado para o uso normal.

Os valores dos empréstimos concedidos costumam ser de, no máximo, R$ 3,5 mil, mas isso pode variar de acordo com o banco.

 

Qual o melhor empréstimo com garantia para você?

O melhor empréstimo com garantia para você será aquele que se encaixa ao seu orçamento e perfil. Pense em qual bem você tem disponível para dar como garantia e depois de escolher o ideal, avalie os custos de cada crédito e planeje seu orçamento.

O empréstimo com garantia de imóvel, por exemplo, é uma das modalidades mais seguras no Brasil e que oferece as melhores condições:

  • Taxas de juros mais baixas;
  • Facilidade na liberação dos valores;
  • Processo online.

 

Cuidados ao fazer um empréstimo com garantia

Apesar de mais baratos, os empréstimos com garantia merecem cuidados. Especialmente porque, se você não quitar sua dívida, pode perder o bem dado como garantia.

Para começar, planeje bem seu orçamento. Um empréstimo com garantia pode ser uma ótima opção, mas vai te deixar sem seu bem se você ficar inadimplente. Assim, coloque suas despesas na ponta do lápis e planeje o pagamento correto do empréstimo. Isso vai evitar muitas dores de cabeça.

Outra dica é pesquisar bastante sobre as financeiras que oferecem o empréstimo. É importante que elas sejam confiáveis e ofereçam boas condições. Aliás, dê atenção especial à confiabilidade da empresa! Hoje, há muitos relatos de golpes, com dinheiro fácil , mas que acabam se tornando grandes problemas. Desconfie se as condições da empresa forem “boas demais”, muito diferentes das demais financeiras.

Outro cuidado essencial é, depois de escolher a financeira, analisar muito bem sua proposta. Leia todo o contrato de adesão e tenha a certeza de entender cada uma das cláusulas. Assim, você terá mais segurança no crédito que está obtendo. Com pesquisa e um bom planejamento, o empréstimo com garantia poderá ser uma ótima saída para você conseguir dinheiro barato e com prazo amplo para pagamento.

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).