Entenda o que é a taxa pré-fixada e como ela funciona no financiamento imobiliário

Entenda-o-que-e-a-taxa-pre-fixada-e-como-ela-funciona-no-financiamento-imobiliario

Que tal ouvir esse texto?

 O financiamento imobiliário é um dos contratos mais complexos e um dos que mais envolvem a presença de variadas taxas. Há, por exemplo, a taxa de corretagem (paga em razão do desempenho do serviço pelo corretor) e as taxas cartorárias (cobradas por causa dos serviços de registro do imóvel nos órgãos públicos, dentre outras questões).

 

Além dessas, há outras taxas presentes nessa modalidade de contrato, muitas delas relativas ao contexto de financiamento e suas especificidades e flutuações. A pré-fixada (determinada antes da contratação do empréstimo) é uma das mais relevantes.

Nas próximas linhas, confira os principais aspectos que envolvem a taxa pré-fixada: o que é, o seu perfil no contrato imobiliário, as vantagens, dentre outras questões importantes. Continue a leitura e aproveite o conteúdo especialmente produzido sobre esses temas!

O que é a taxa pré-fixada?

Em linhas gerais, é possível afirmar que a taxa pré-fixada é aquela determinada antes da celebração do contrato. É por isso, exatamente, que ela tem esse nome, pois mesmo antes do acordo ela já está estabelecida. Assim, durante a relação contratual, fica bastante claro quais são os valores exatos das parcelas que devem ser pagos.

Do lado oposto a essa taxa, temos a pós-fixada, ou seja, a taxa que é vinculada ao índice de inflação ou de juros de curto prazo. Varia com o tempo e, também, conforme a economia do país. Essa é uma taxação mais fluída e imprevisível, portanto, quando comparada à taxa pré-fixada.

Seu perfil no financiamento imobiliário

O perfil de financiamento imobiliário da taxa pré-fixada é estável, previsível e seguro, com parcelas previstas ao longo da relação contratual e que não se alteram com o passar do tempo. Então, é um tipo de financiamento altamente compatível com aqueles que não lidam bem com flutuações advindas do mercado.

Se o seu perfil de financiamento imobiliário caminha nesse sentido, optar por uma modalidade com taxa pré-fixada é uma ótima escolha, e que está alinhada com suas necessidades e desejos.

Vantagens dessa taxa

Assim como qualquer outra taxa, a pré-fixada também tem vantagens e desvantagens. O primeiro benefício desse tipo de taxa é a previsibilidade que ela oferece ao contratante. Por ser estável, com parcelas fixas e que não se alteram ao longo do tempo, a segurança é uma das maiores vantagens dessa modalidade.

No entanto, considerando que as prestações não oscilam ao longo do contrato e são fixas, questões externas ao acordo, como o momento econômico do país, podem resultar no aumento do valor final pago pela parcela. Essa é uma desvantagem, pois geram-se parcelas não ajustáveis.

O que é a taxa pós-fixada?

A taxa pós-fixada é aquela que está atrelada aos índices de inflação e juros de curto prazo. Em razão disso, elas oscilam de acordo com o tempo e a economia do país.

Na modalidade pós-fixada, é possível ter sua parcela modificada todo o mês, diferentemente da pré-fixada, que permanece a mesma — e tudo isso, sem haver previsão. A pós-fixada se vincula às taxas de base, que geram renda nas contas de poupança.

Pensando em uma simulação de empréstimo, na taxa pós-fixada, os juros estão atrelados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) que, por sua vez, anda lado a lado com a inflação. Consequentemente, os valores das prestações oscilam e são alterados e, em geral, vão ficando mais caros de um mês para o outro.

Note-se que, no contexto de um investimento pós-fixado, não é possível verificar a taxa informada aos investidores antes da celebração do contrato imobiliário. Assim, só será possível conhecer a rentabilidade e o retorno a partir das mudanças nos índices da inflação.

Seu perfil no financiamento imobiliário

O financiamento com taxa pós-fixada é instável e não tão previsível e seguro. Nele, as parcelas previstas para a relação contratual se alteram com o passar do tempo e oscilam em consonância com os índices do mercado. Dessa forma, trata-se de um financiamento recomendado para aqueles que não têm problema em lidar com flutuações advindas do mercado.

Se o seu perfil de financiamento imobiliário não é esse, optar por um financiamento imobiliário pós-fixado pode ser uma escolha inadequada, não alinhada com o seu modo financeiro de atuar.

Vantagens dessa taxa

A taxa a pós-fixada também tem prós e contras. A flutuação do valor do imóvel, de acordo com a realidade do mercado, é considerada o primeiro benefício dessa modalidade. Por ser instável, as parcelas se modificam, e os valores vão se alterando.

Ademais, a partir da perspectiva dessa oscilação nas prestações, as questões externas ao contrato (isso inclui o momento econômico do país) podem aumentar o valor final estabelecido. Pode-se considerar isso como uma desvantagem, tendo em vista que esses acréscimos podem alterar o planejamento do cliente.

Agora que você já sabe o que é taxa pré-fixada e pós-fixada, é relevante definir em quais contextos optar por cada uma delas. Inicialmente, destaque-se que não há, necessariamente, uma modalidade que seja pior do que a outra. As duas opções podem ser interessantes, a depender do seu perfil financeiro.

Nesse contexto, verificar o seu planejamento, o seu salário e o que será exigido na relação contratual são algumas das atitudes necessárias para descobrir qual caminho seguir. Assim, será preciso considerar a estimativa de evolução das taxas pós-fixadas e o valor da taxa de juros nominal.

Por outro lado, os juros pré-fixados, por se manter os mesmos durante todo o tempo, com a proposta de uma opção segura, podem gerar isolamento diante das oscilações e mudanças do mercado. Em alguns casos, isso pode ocasionar perdas financeiras.

Esses são os principais aspectos da taxa pré-fixada nos contratos imobiliários e como ela funciona. Ter esse conhecimento é importante para uma relação contratual planejada, saudável e equilibrada. Os contratos de financiamento são muito vultuosos e necessitam, exatamente em razão disso, de um bom entendimento sobre taxas e um ótimo planejamento.

Gostou de conhecer os principais aspectos da taxa pré-fixada no contrato de financiamento? Então, aproveite e aprenda mais sobre como funciona o financiamento imobiliário !

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).