Como saber se um site de simulação de financiamento imobiliário é confiável?

Como-saber-se-um-site-de-simulacao-de-financiamento-imobiliario-e-confiavel

Está com receio em realizar uma simulação de financiamento imobiliário?

Essa ferramenta é o primeiro passo para quem deseja comprar um imóvel utilizando uma das modalidades de crédito imobiliário disponíveis no mercado.

Contudo, é comum que algumas pessoas ainda tenham receio em oferecer seus dados ao simulador de financiamento online .

Por isso, reunimos neste conteúdo os cuidados que você deve ter ao fazer uma simulação de financiamento de imóvel. Boa leitura!

Simulação de financiamento imobiliário : como funciona?

A simulação de financiamento imobiliário oferece ao interessado no produto financeiro uma projeção sobre as parcelas, juros, prazo de pagamento e demais condições importantes.

Para facilitar o acesso a essas informações, a maioria das instituições oferece um simulador de financiamento online , exigindo apenas que o comprador compareça ao banco para apresentar os documentos e assinar o contrato.

No caso das instituições financeiras digitais, todo o processo é feito online , até mesmo a assinatura do contrato . Esse processo é seguro, desde que você escolha uma empresa de confiança.

Qual é a importância da simulação de financiamento para o planejamento financeiro?

O crédito imobiliário é um compromisso de longo prazo, que fará parte do planejamento financeiro da sua família pelos próximos dez ou 30 anos.

Organizar as finanças desde o início é fundamental para garantir que todas as mensalidades serão pagas em dia, sobretudo as primeiras, que costumam ter valores mais altos.

Além disso, ao realizar a simulação de financiamento de imóvel , você terá uma noção do valor necessário para dar de entrada , podendo montar um planejamento financeiro que permita juntar essa quantia.

O que é necessário saber antes de realizar a simulação do financiamento?

A simulação de financiamento imobiliário é uma das etapas iniciais da concretização desse objetivo, sendo fundamental para o andamento e sucesso de todo o processo.

Por isso, quanto mais cuidadoso você for ao utilizar um simulador de financiamento online , menos riscos corre de atrasar o seu sonho.

Abaixo, veja tudo o que é preciso saber antes de dar esse primeiro passo.

Escolha o tipo de financiamento

Uma mesma instituição pode oferecer mais de uma modalidade de financiamento imobiliário , cada uma com juros, parcelas e condições diferentes.

Por isso, conhecê-las é essencial para você utilizar corretamente o simulador de financiamento e ter acesso ao melhor produto financeiro para seu perfil.

As modalidades de crédito imobiliário mais conhecidas são o SFH e o SFI.

Fique atento : algumas instituições financeiras, como a CrediPronto, disponibilizam atendimento com consultores para ajudar os clientes a entender qual é a melhor modalidade de financiamento para o seu perfil.

Entenda como funciona a análise de crédito

A análise de crédito é uma das principais etapas do crédito imobiliário que determina se o valor estipulado no simulador de financiamento online está realmente disponível para o cliente.

Esse processo é uma forma de a instituição garantir que o comprador tem condições financeiras de pagar o crédito , tanto no presente quanto no futuro.

As informações mais avaliadas durante uma análise de crédito são:

Conheça as formas de amortização

A amortização influencia diretamente o valor das parcelas do seu financiamento imobiliário .

Por exemplo, enquanto na Tabela Price o valor mantém-se constante, no Sistema de Amortização Constante (SAC) as parcelas ficam menores com o passar do tempo.

Conhecer as formas de amortização vai te ajudar a escolher a modalidade mais compatível com as condições financeiras da sua família, tanto em curto quanto em longo prazo.

 

financiamento-imobiliario-com-a-credipronto

Veja os pontos que devem ser considerados ao escolher uma empresa para simular o financiamento

Além dos cuidados apresentados acima, antes de tomar sua decisão em relação a qual financiamento imobiliário escolher, você deve se atentar a outros pontos importantes.

Conheça-os a seguir!

Condições de pagamento

A simulação de financiamento imobiliário oferece ao futuro comprador todas as condições referentes ao pagamento do empréstimo.

Ou seja, valor das parcelas, taxas de juros , prazo para quitação, data de vencimento das mensalidades, entre outras.

Todas essas informações devem ser analisadas com calma e levadas em consideração no momento da sua escolha.

Lembre-se de tomar sua decisão com base não apenas nas condições financeiras atuais, mas também nas futuras. Para isso, faça uma projeção da realidade financeira da sua família, considerando eventos, como férias, 13º salário e aposentadoria.

Custo Efetivo Total (CET)

Ao adquirir um imóvel pelo financiamento imobiliário, o custo efetivo total da transação é superior ao valor de compra da propriedade, dado que são adicionados juros e outras taxas – funcionam como o lucro da instituição sobre o empréstimo.

Comparar os CETs de cada simulação de financiamento de imóvel impede que você escolha um crédito com custo total muito elevado.

Para tomar a melhor decisão, dê preferência aos empréstimos com os menores juros e taxas (CET mais baixo) e um prazo razoável para quitação.

Segurança

Ao fazer a simulação de financiamento imobiliário, você oferece à instituição dados pessoais, utilizados durante a análise inicial do seu perfil.

Mesmo que você não escolha aquele crédito, deve ficar atento à segurança do simulador de financiamento online , evitando que seus dados sejam utilizados de má-fé.

E claro: ao fechar o crédito imobiliário, sempre prefira instituições confiáveis e com boa reputação no mercado.

Faça a simulação do seu financiamento com a CrediPronto

A CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú , especializada em financiamento imobiliário.

Com as melhores condições do mercado, todo o nosso processo é realizado de forma 100% digital – desde a simulação de financiamento imobiliário até a assinatura do contrato.

Assim, você terá acesso ao crédito que precisa e sem precisar sair de casa.

Faça agora mesmo a simulação do seu financiamento conosco.

Agora que você já entendeu como funciona a simulação de financiamento, confira outros títulos semelhantes:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).