SFH: o que é? Entenda como essa modalidade de financiamento imobiliário funciona

O que é SFH? Conheça esse modelo de financiamento..

Ouça esse conteúdo clicando no player abaixo!

O financiamento imobiliário é uma excelente oportunidade para quem deseja comprar uma casa, um apartamento ou um imóvel comercial, mas não tem dinheiro suficiente para pagar à vista.

Para quem pretende comprar imóvel por meio do financiamento imobiliário, é essencial entender como funcionam as modalidades disponíveis no mercado e, assim, escolher a opção mais vantajosa. Entre as modalidades, está o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que é o favorito dos brasileiros.

Mas você sabe o que é SFH e como ele funciona?

O SFH oferece acesso a condições acessíveis, longos prazos para pagamento e taxas de financiamento atrativas. Ficou curioso? Preparamos este artigo com várias informações sobre o que é SFH , como funciona e quais são as vantagens. Boa leitura!

O que é SFH e como ele surgiu?

Criado por meio da Lei nº 4.380 em 1964, para reduzir o déficit habitacional, o SFH tem como principal objetivo ajudar famílias de baixa renda a adquirir um imóvel próprio no país.

Para isso, as instituições financeiras parceiras do programa oferecem financiamentos a juros baixos, os quais podem ser quitados em parcelas compatíveis com a renda das famílias beneficiadas. O SFH é um dos mais utilizados por quem deseja adquirir imóvel por meio do financiamento imobiliário , inclusive abrangendo famílias de várias classes sociais. Afinal, o SFH oferece condições favoráveis em comparação com outros tipos de crédito imobiliário e financiamento.

Saiba quais são as etapas do SFH

Para fazer o financiamento pelo SFH , basta solicitar à instituição escolhida o cálculo do parcelamento para ver se ele se encaixa no seu perfil.

O sistema está disponível para todos os brasileiros ou para quem tem visto permanente. A aprovação depende da ausência de restrições em cadastros do governo e dos órgãos de proteção ao crédito .

Além disso, é necessário que o solicitante tenha condições financeiras de pagar as parcelas mensais e seja maior de 18 anos ou emancipado. O imóvel que será financiado deverá ser adquirido para uso residencial, estar localizado em região urbana e estar cadastrado no Registro de Imóveis . Outro detalhe é a respeito do uso do FGTS mais de uma vez. 


Caso tenha sido utilizado uma DAMP diferente, não há impedimentos. Vamos ao exemplo: um imóvel teve o uso da DAMP1 (aquisição) em 2020, e agora o cliente quer comprar um novo.
Nesse caso, o imóvel vai ser enquadrado normalmente no SFH, porém ele só poderá usar o FGTS nas DAMPs 2 e 3, que não pode ter passado por financiamento nos últimos 3 anos com recursos do FGTS.

 

Vantagens do Sistema Financeiro de Habitação

Entendeu o que é SFH , mas ainda tem dúvidas se o SFH vale a pena? Com tantas opções disponíveis no mercado, é comum ter incerteza sobre qual é a melhor opção para financiar imóvel . Para ajudar você a avaliar se o SFH é a opção que melhor se encaixa nas suas necessidades, separamos abaixo algumas vantagens oferecidas por esse sistema de financiamento.

 

Pagamento em longo prazo

Nessa modalidade, é possível dividir o financiamento em até 420 meses (35 anos), reduzindo ainda mais os valores das mensalidades.  Além disso, o contratante pode amortizar o financiamento ou quitá-lo a qualquer momento, diminuindo a duração do empréstimo.

 

Menor taxa de juros

Em comparação à taxa de juros de outras operações financeiras, o SFH oferece um dos índices mais baixos. A média do mercado fica em torno de 10%.

 

Uso do FGTS

Outra dúvida comum sobre essa modalidade de financiamento , além de o que é SFH , é sobre a possibilidade de utilizar o FGTS para comprar a casa própria. A resposta é: sim! O contratante pode aplicar esse saldo para quitar a entrada do financiamento, reduzindo assim o valor do crédito.

Inclusive, uma diferença entre o SFH e SFI é que, na segunda modalidade, não é permitido utilizar o FGTS em nenhuma etapa do empréstimo imobiliário. O saldo do FGTS também pode ser usado para amortizar a dívida do financiamento a cada dois anos.

 

Rápida disponibilização

Uma das vantagens do SFH é que os recursos financeiros são liberados rapidamente para o contratante logo após aprovação do financiamento. Assim, você pode ter quanto antes as chaves do seu imóvel.

 

 

Diferenças entre SFH e SFI

Outro modelo de financiamento disponível no país é o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) , que tem como objetivo atender o público que não se enquadra nos requisitos do SFH. Apesar de terem a mesma finalidade ( comprar imóvel ), existem diferenças entre SFH e SFI.

Por exemplo, o SFI é voltado para pessoas jurídicas que desejam adquirir propriedades em nome da empresa ou pessoas físicas que querem financiar imóveis de alto padrão — acima do limite permitido no SFH.

Por meio do SFI, é possível também solicitar crédito para compra de imóveis localizados na zona rural ou em outra cidade fora da região do domicílio/trabalho do contratante. Em contrapartida, os juros nessa modalidade são maiores e a comprovação de renda, mais burocrática.

 

Pré-requisitos para financiar pelo SFH

Agora que você já sabe o que é SFH e como essa modalidade funciona, confira a seguir os requisitos necessários para solicitar o financiamento:

  • ser pessoa física;
  • ter mais de 18 anos ou ser emancipado;
  • ser brasileiro, naturalizado ou ter visto permanente;
  • ter o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito;
  • comprovar renda suficiente para pagar as mensalidades do financiamento.

 

Além dos requisitos para quem vai solicitar o SFH, o imóvel a ser financiado deve atender às seguintes condições:

  • o limite do SFH para o valor do imóvel é de R$ 1,5 milhão;
  • o imóvel deve ser residencial;
  • estar localizado no domicílio do contratante ou na mesma região onde trabalha há mais de um ano (específico em caso do uso do FGTS. Se o cliente não for utilizá-lo, não há esse pré-requisito);
  • não ter sido financiado nos últimos três anos (específico em caso do uso do FGTS. Se o cliente não for utilizá-lo, não há esse pré-requisito);
  • o imóvel deve estar regularizado.

 

 

O que observar ao financiar o imóvel pelo SFH?

O financiamento imobiliário engloba não apenas o valor para a compra de imóvel como também as taxas de juros cobradas pela instituição financeira – como recompensa pelo crédito emprestado.

Então, você também deve estar ciente sobre quais são os tipos de taxas de financiamento mais cobradas e os seus respectivos valores, inclusive evitando instituições que cobrem juros abusivos. Além disso, calcule o Custo Efetivo Total (CET) de cada opção e compare os valores.

As condições do financiamento englobam as taxas de juros e a forma de pagamento do empréstimo para a compra de imóvel — isto é, a quantidade e o valor das parcelas. Essa característica impacta o custo efetivo total da transação e o planejamento financeiro da sua família.

Afinal, caso a instituição ofereça pouco tempo para quitar o empréstimo, as parcelas serão maiores, assim como o impacto no rendimento familiar. Ou o contrário: oferecem um longo prazo para pagar, mas cobrando taxas altíssimas, que tornam a transação desvantajosa.

Na verdade, o ideal é você buscar por instituições que ofereçam taxas de juros baixas, com longo prazo para pagamento e o valor necessário para comprar o imóvel.

Faça o seu financiamento imobiliário com a CrediPronto

A CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especializada em financiamento imobiliário e crédito com garantia de imóvel com as melhores condições do mercado, presente em 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao longo dos nossos mais de dez anos de história, emitimos mais de 58 mil contratos e fizemos mais de R$ 15 bilhões em financiamento por todo o país.

Por meio do SFH e da Carteira Hipotecária, oferecemos financiamentos imobiliários com as melhores condições do mercado. Na CrediPronto, todo o processo é rápido e pode ser feito de forma 100% on-line .

Ficou interessado? Faça agora mesmo uma simulação de financiamento e veja as melhores opções de crédito imobiliário para você .

Após fazer a simulação, um consultor CrediPronto entrará em contato para informar as condições que se adequam ao seu perfil.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).