Saiba o que é score de crédito e como aumentar a sua pontuação

Score de crédito: veja como funciona e saiba como aumentar

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

 

O score de crédito é um recurso que avalia a reputação financeira de uma pessoa diante do mercado. Como se sabe, a reputação é construída ao longo de toda a vida. Contudo, nem sempre sabemos quando ter um bom score de crédito será necessário. Por isso, é muito importante atentar-se para sua pontuação. A questão é: como se faz isso?

Se uma pessoa mantém uma boa relação com seu banco, é lógico que seu score na instituição será alto, facilitando para a solicitação de um financiamento ou empréstimo. Você quer uma ajuda nessa missão? Leia este artigo até o final, confira dicas de como aumentar o seu score de crédito e aprofunde-se ainda mais sobre o tema!

 

Como funciona o score de crédito ?

O score de crédito começa a ser gerado no início da vida financeira de um indivíduo; por exemplo: ao criar sua primeira conta em um banco ou fazer sua primeira compra parcelada. Além disso, essa pontuação varia de 0 a 1.000.

Quando uma instituição financeira vai aprovar um financiamento , um empréstimo ou até mesmo um cartão de crédito, ela verifica essa informação para saber se há risco de inadimplência. Por isso, duas pessoas que trabalham na mesma empresa e ganham salários iguais podem ter respostas diferentes na hora de pedir um empréstimo, porque os scores são diferentes.

 

Score de crédito x financiamento: entenda a relação

O score avalia a qualidade de um comprador no mercado. Assim, quanto mais alta a pontuação, melhor pagadora a pessoa será. Além disso, a pontuação baixa é comum em pessoas que atrasam os seus pagamentos ou têm dívidas em aberto. Pessoas com débitos abertos no mercado podem ter seus dados cadastrados nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa .

Essa situação dificulta o acesso a outras linhas de crédito , sobretudo o financiamento imobiliário, pois as instituições entendem que o risco de inadimplência é maior para aquele cliente. A maneira de solucionar esse problema é quitando as dívidas em aberto. Você pode entrar em contato com as empresas e tentar fazer acordos, reduzindo os juros e as multas. Também verifique corretamente todos os débitos cadastrados em seu CPF, analisando se existe alguma cobrança indevida.

 

Dicas para aumentar o seu score de crédito no financiamento

Ter uma boa reputação junto ao mercado financeiro não é algo difícil, basta ter atenção a alguns detalhes. São eles:

 

1. Mantenha o cadastro positivo

Ao evitar atrasar suas contas, o mercado entende que você é um bom pagador, mas, além disso, percebe que sua vida econômica é bem organizada e que seus gastos são planejados.  Logo, se um dia você precisar de um financiamento, a instituição bancária entenderá que você avaliou bem essa necessidade e que está preparado para honrar as parcelas.

 

2. Avalie o orçamento

Analise quais são os seus gastos mensais e considere também a sua renda. Veja quanto do seu dinheiro pode ser destinado para a quitação dos seus débitos, por exemplo, e veja quanto sobra por mês. Esse controle vai ajudar você a não entrar no vermelho.

 

3. Renegocie dívidas

Ainda que um débito já tenha sido prescrito, tirando o nome do inadimplente da lista dos maus pagadores, é importante entrar em contato com o credor para honrar esse compromisso, pois as instituições sabem quando um débito deixa de existir porque foi pago.

 

4. Consulte o score com frequência

Verifique regularmente o seu score financeiro no site da Serasa. Isso é fundamental para que não haja surpresas e você tenha alguma conta “esquecida” impactando a sua pontuação.

 

5. Tenha cautela na solicitação de crédito

Analise cautelosamente a possibilidade de solicitação de empréstimos. É preciso gerir o seu dinheiro com inteligência. Recorra ao crédito na hora de realizar investimentos, abrir uma empresa ou comprar um imóvel , por exemplo.

 

6. Mantenha o seu cadastro atualizado na Serasa

Instituições de proteção ao crédito, como a Serasa, avaliam o cadastro das pessoas para saber se as informações são verídicas. Quanto mais completo um cadastro, maior será o score de crédito de seu dono.

 

 

Conheça mais sobre a CrediPronto

Os clientes da CrediPronto podem contar com os serviços de uma empresa especializada em financiamento imobiliário e crédito com garantia de imóvel, com profissionais qualificados e atenciosos, preparados para auxiliar os clientes em todas as etapas do processo.

Além de contar com a segurança dos mais de dez anos de experiência no mercado de financiamento imobiliário, a CrediPronto oferece aos clientes a segurança de ser uma empresa Itaú , banco com quase 100 anos de história no Brasil.

Todos os nossos processos são transparentes, e você não terá surpresas desagradáveis. Além do mais, você terá consultoria especializada do começo ao fim. Assim, segurança, eficiência e baixas taxas de juros são as principais características dos nossos produtos financeiros: o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel.

Faça a simulação do seu financiamento imobiliário com a CrediPronto agora mesmo .

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).