Conheça quais são os riscos e regras do Home Equity!

conheca-quais-sao-os-riscos-e-regras-do-home-equity

Ouça esse conteúdo clicando no player abaixo!

Crédito rápido, taxas competitivas e total liberdade de uso são alguns dos fatores que fazem do Home Equity a solução ideal para quem precisa “colocar a casa em ordem” e reorganizar as finanças. Embora as vantagens sejam várias, é preciso estar atento aos riscos e regras do Home Equity para evitar dívidas e não comprometer seu patrimônio.

Pensando nisso, preparamos este post que explica em detalhes como funciona essa modalidade, quais os principais benefícios e de que modo se proteger dos riscos envolvidos no processo. Continue a leitura e planeje o seu investimento de maneira inteligente!

Afinal, o que é Home Equity?

Trata-se de uma modalidade de crédito com garantia imobiliária. Isso significa que, ao pedir empréstimo , o seu imóvel entra como garantia de que você honrará o débito. Não é necessário comprovar a finalidade dos recursos e basta ter uma propriedade devidamente quitada em seu nome para fazer a transação.

Como o Home Equity envolve certo nível de risco, é fundamental fazer a solicitação com uma empresa especializada. Assim, você terá uma consultoria financeira em todas as etapas do procedimento. Além de guiar o passo a passo da operação, os consultores também se responsabilizam por encontrar as melhores condições para o seu bolso. Portanto, você pode confiar!

Quais são as principais vantagens do Home Equity?

Antes de detalhar os riscos e regras do Home Equity, vamos aos benefícios imediatos da transação.

Liberdade de uso do crédito

O uso dos recursos do Home Equity depende exclusivamente da sua necessidade, ou seja, você não precisa comprovar o destino do dinheiro. O crédito pode ser aplicado para quitar dívidas anteriores , investir em uma segunda propriedade, abrir seu próprio negócio, pagar a faculdade dos filhos, fazer aquela viagem dos sonhos ou mesmo para recuperar o fôlego em momentos de crise — entre outras possibilidades.

Taxas de juros diferenciadas

As taxas de juro do Home Equity estão entre as menores do mercado, principalmente quando comparadas aos juros dos empréstimos tradicionais. Não é à toa que o crédito pessoal é um dos grandes responsáveis pelas taxas de inadimplência no Brasil.

Para você ter uma ideia, enquanto nos demais produtos de crédito, os juros podem chegar até 15% ao mês, algumas modalidades de Home Equity têm taxa de 0,94%. Sem falar que o valor do crédito também tende a ser consideravelmente maior — lembrando que o limite máximo na maioria dos casos é de 60% da avaliação do imóvel.

Longo prazo de quitação

Outra vantagem indiscutível do Home Equity é o prazo de pagamento, que pode ser realizado em até 120 meses, o equivalente a dez anos. Isso é quase um prazo de financiamento de imóvel ! Tal período pode variar conforme a instituição financeira, mas, sem dúvida, o cliente terá muito mais tempo para quitar a dívida do que nas modalidades convencionais, que costumam ter prazo médio de cinco anos.

Em muitos casos, as prestações são decrescentes, o que também é um benefício. Assim, além de as parcelas serem menores do que em outros produtos de empréstimo, elas ainda diminuem gradativamente a cada mês. Desse modo, você conseguirá aliviar seu bolso bem antes do que imagina, podendo inclusive se planejar para investimentos futuros.

Quais são as regras da modalidade?

Como vimos, no Home Equity você oferece seu imóvel como garantia na obtenção do crédito. No entanto, isso não significa perder a posse do bem. A propriedade poderá ser usufruída normalmente pelos usuários, porém, ela ficará alienada ao banco durante o tempo contratual do empréstimo. Assim que o débito é quitado, o proprietário passa a ter a posse integral novamente.

Por se tratar de uma modalidade de crédito rápido e fácil, sem burocracias, o Home Equity não tem regras complicadas. Para fazer a solicitação, basta que o imóvel esteja no nome do solicitante e livre de pendências judiciais. Os documentos necessários podem variar dependendo da agência bancária. Mas, geralmente, são obrigatórios os seguintes itens:

  • RG e CPF do solicitante;
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência;
  • documentação do imóvel.

As etapas também são simples, o que permite mais agilidade na transação para que você possa tirar seus planos do papel o quanto antes. São quatro passos básicos:

  • solicitação da proposta : o solicitante envia sua proposta à empresa por meio dos canais de atendimento;
  • análise de crédito : em até 24 horas após enviar a proposta, o solicitante recebe a resposta da análise, feita sob condições personalizadas;
  • análise da documentação : o solicitante envia seus documentos pessoais e do imóvel em questão para ser avaliado;
  • liberação do crédito : o contrato é emitido e, assim que registrado em cartório, o crédito é liberado na conta do solicitante.

Quais são os riscos envolvidos?

Como toda alternativa de crédito, o Home Equity também apresenta certo grau de risco. Nesse caso, se o cliente não arcar com a dívida, seu imóvel pode acabar indo a leilão. Todavia, podemos dizer que o nível de risco é mínimo se o solicitante tiver realizado um bom planejamento financeiro e estiver bem assessorado para dar entrada no pedido.

Programar-se bem é essencial porque possibilita saber ao certo quanto da sua renda você pode comprometer com as parcelas, de modo a pagá-las com folga, sem estresse. Portanto, antes de solicitar o crédito, faça um planejamento criterioso e defina muito bem seu orçamento. Em seguida, procure a empresa certa para orientar o processo.

A escolha da instituição também faz toda a diferença nos resultados. Estar devidamente assistido desde o primeiro contato até a obtenção do crédito gera mais transparência e segurança na transação. Dessa forma, você pode ter certeza de que tudo estará ocorrendo dentro da legalidade e de acordo com seu perfil de compra. Com isso, o nível de risco é praticamente zero.

Então, agora que você já sabe quais são as regras e riscos do Home Equity, mantenha-se focado no seu planejamento e dê o primeiro passo: ir em busca de uma empresa de confiança para mediar a transação e garantir que você faça o melhor uso desse investimento!

Falando nisso, aproveite e saiba mais detalhes de como usufruir do crédito com garantia de imóvel !

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).