Conheça as regras para animais em condomínios

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

De acordo com dados o  IBGE , mais de 50% dos lares brasileiros têm um bichinho de estimação. A maioria (44,3%) opta pelo cachorro. Por isso, é muito importante entender as regras para animais em condomínios. Assim, evitam-se problemas com os vizinhos.

Se você está tendo algum problema com o barulho causado pelo animalzinho do  apartamento  ao lado, ou se o seu síndico não permite animais no prédio, acompanhe com calma o que diz a lei sobre o tema. Vamos lá?

 

Regras para animais em condomínios: eles podem ser proibidos?

O Superior Tribunal de Justiça (STJ)  entende que não . Ainda que o regimento interno de um  condomínio  determine a proibição de animais de estimação, essa regra não tem peso de lei. Isso porque as sentenças dos juízes costumam considerar o que diz o Código Civil — ignorando o regimento dos condomínios ou as decisões tomadas nas assembleias.

 

Como lidar com animais barulhentos?

As pessoas têm o direito de manifestar a sua insatisfação com o barulho causado pelos animais. Nesse caso, deve-se comunicar o síndico, para que ele busque intermediar o conflito.

Uma das regras para animais em condomínios que deve ser respeitada é a Lei do Silêncio. Se o animal causar barulhos superiores a 45 decibéis entre 22h e 7h, é possível tomar medidas judiciais para controlar os ruídos. Para isso, mais de um morador precisa manifestar descontentamento.

Nesses casos, o juiz pode determinar que o dono do animal tome providências para controlar o barulho do seu pet. Se não houver sucesso nessa abordagem, pode ser definido que o animal seja retirado do local. Cada caso é um caso.

 

O tamanho do animal importa?

Depende. Em regras gerais, a justiça não considera que um porte de animal, ou uma raça, seja proibida em um condomínio. Afinal de contas, um cão pequeno pode ser mais barulhento do que um grande. Todavia, os moradores podem exigir que animais de grande porte, considerados perigosos, transitem no condomínio usando focinheiras.

Além disso, o dono do animal deve ter bom senso. Um apartamento muito pequeno pode não ser adequado para um cão de grande porte, colocando-o em risco. Nessas situações, os vizinhos podem denunciar o dono por maus-tratos de animais.

 

Como lidar como animais agressivos?

O dono de um animal será responsabilizado, caso o seu pet morda ou cause algum dano a alguém do condomínio. Basta que os moradores  se sintam intimidados  para que busquem providências. O ideal é avisar o síndico, mas um Boletim de Ocorrências também pode ser emitido.

A responsabilidade sanitária também recai sobre o dono do pet. Se as condições de higiene forem precárias, os moradores podem entrar com ações na Justiça. Ademais, os animais podem ser proibidos de circularem por determinadas áreas, como parquinhos.

O ideal é que sempre se busque o entendimento entre as partes. As decisões jurídicas podem demorar muito tempo para serem publicadas. Evitar transtornos com os vizinhos, colocando-se no lugar deles, é fundamental — e deveria ser uma das regras para animais em condomínios.

Gostou deste artigo? Então, curta nossa  página no Facebook , para não perder nenhuma outra postagem!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).