Mercado imobiliário: O que esperar de 2021?

Superadas as incertezas causadas pela pandemia da Covid-19, especialistas apontam um crescimento consistente no setor do mercado imobiliário, com previsões cada vez mais otimistas para o mercado imobiliário em 2021.

Esse ramo tem sido considerado como um dos mais saudáveis e estáveis para se investir. Todo esse desempenho é corroborado pelos dados da Datastore , empresa responsável por organizar pesquisas para o setor imobiliário. 

Todas as mudanças vividas em 2020 alteraram a forma como as pessoas definem preferências e interesses, impactando até mesmo a sua demanda quanto ao setor imobiliário. Por isso é importante entender quais são as novidades esperadas para os próximos anos. Se você quer saber o que será tendência continue a leitura e aprenda agora mesmo!

 

Como será o mercado pós-pandemia?

O início de 2020 apresentou boas expectativas quanto ao setor imobiliário, seguindo uma tendência de alta desde 2019. Contudo, o crescimento do número de casos de Covid-19, o isolamento social e as incertezas por parte dos consumidores fizeram com que a busca por imóveis reduzisse ao longo dos meses. Para contornar esse cenário, muitas empresas buscaram novas estratégias para chegar até seus clientes, principalmente com o uso do meio digital.

Outro ponto favorável ao retorno do crescimento desse setor foi a Taxa Selic, que atingiu o menor patamar da história em 2020 e permanece com expectativa em torno de 2%. Como essa taxa serve de base para as demais taxas da economia, ela fez com que todas as outras ficassem menores, permitindo que o valor pago em cada parcela de financiamento também fosse mais baixo.

Assim, com uma taxa de juros atraente e, em contrapartida, investimentos em renda fixa cada vez menos vantajosos, o setor imobiliário privado tende a apresentar um grande desempenho no próximo ano. Além desses recursos, há ainda investimentos governamentais que prometem aquecer ainda mais o setor.

 

Quais as novas tendências para o mercado imobiliário em 2021?

Uma perspectiva para o mercado de imóveis no curto prazo é a atenção de pessoas que têm investimentos em renda variável.

Como a queda na Taxa Selic fez com que investimentos financeiros dessa categoria se tornassem menos atraentes, o mercado de imóveis vem adquirindo mais clientes em potencial. Por conta disso, há uma expectativa de migração desses investidores para a compra de imóveis.

No mais, há algumas tendências importantes que devem ser observadas. Veja nos tópicos a seguir!

 

Segurança

O período da pandemia trouxe muitas incertezas aos consumidores e isso conduziu a opções de investimento mais seguras. Com os retornos da poupança cada vez menores e os juros mais acessíveis, o investimento em imóveis se destacou como uma grande oportunidade de fazer o dinheiro render mais e sem correr risco.

 

Valorização

Pelo fato de a maior parte das cidades estar crescendo e se desenvolvendo ao longo do tempo, a tendência é que a demanda por imóveis aumente, gerando maior valorização.

Além de tudo, há flexibilização em financiamentos para imóveis usados e também crédito subsidiado por programas do governo. Tudo isso contribui para manter a demanda aquecida e os preços crescentes, garantindo o lucro na hora da venda .

 

Financiamentos e juros

Os financiamentos são o principal meio para a compra de imóveis. Várias instituições públicas e privadas oferecem linhas de crédito para a compra e, com a queda na taxa de juros da economia, todas se tornam mais baratas e acessíveis. Além disso, muitas instituições oferecem até 90% do valor do imóvel, facilitando ainda mais o processo de compra.

 

Crescimento econômico

Dado que em 2020 a economia produziu abaixo de sua capacidade, a expectativa é de que ocorra um grande crescimento no período pós-pandemia. Isso contribui para a geração de empregos, aumento da confiança do consumidor e, consequentemente, leva a uma melhora no desempenho de todos os setores.

 

Tecnologia mais presente

Uma das novidades inseridas no mercado imobiliário é o uso da tecnologia com aliada em todos os processos, principalmente na hora de construir um relacionamento com os consumidores.

Os aplicativos e sites próprios forneceram um guia de vendas ideal para esse meio, incluindo também o uso de drones e dispositivos de realidade virtual e de realidade aumentada.

Tal inovação gera benefícios tanto para as empresas, que alcançam um número maior de clientes, quanto para os usuários, que conseguem conhecer todas as características de um imóvel sem sair de casa.

 

Desburocratização

A pouco tempo atrás a compra ou venda de imóveis era sinônimo de horas perdidas em cartórios para resolver todos os detalhes de uma negociação. Contudo, já existem plataformas que permitem a realização desses processos de modo virtual. Com esses mecanismos é possível utilizar uma assinatura digital para fazer o acompanhamento de processos e emissão de documentos relevantes.

Além disso, os bancos também se tornaram mais eficientes e com muitas funcionalidades na modalidade online. Tudo isso tem simplificado ainda mais os processos de financiamento e reduzido o tempo de espera até o prazo de aprovação.

 

Por que é importante acompanhar essas mudanças?

Conhecer quais as perspectivas do mercado contribui para que você entenda as melhores oportunidades de negócios, além de estar em uma condição mais segura em relação aos concorrentes. Como resultado, é possível observar quais segmentos vão se desenvolver mais rápido e aproveitar essa vantagem competitiva.

Dado que muitas pessoas pensavam em comprar um imóvel e tiveram de adiar a decisão por conta das incertezas durante a pandemia, é muito provável que em 2021 seja o momento para essa aquisição. Isso indica um boom de vendas deste setor, sendo reforçado pelo fato de as pessoas, durante o isolamento social, terem percebido a importância de investir em qualidade de vida e bem-estar dentro de casa.

Assim, estar atento às novidades do mercado imobiliário 2021 permitirá acompanhar as flutuações do mercado e identificar o momento correto de entrar nesse negócio. Com possibilidades cada vez mais otimistas tanto no segmento público quanto no privado, é importante desenvolver um planejamento desde já para que na hora certa você seja capaz de aproveitar esse momento único.

 Você gostou deste artigo? Quer ficar atendo às novidades do mercado imobiliário? Então assine agora mesmo a nossa newsletter e receba conteúdos como este diretamente em seu e-mail!

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).