Investir em imóveis: vale a pena? Confira as opções!

homem apontando para crescimento de gráfico de casas

Escute essa matéria!

Será que ainda vale a pena investir em imóveis? Se sim, quais são as formas de investimento?

Essa é uma das principais dúvidas de quem quer começar a construir um patrimônio, já que hoje existem diversas formas de investimentos e várias maneiras de investir em propriedades!

Se for a sua, não se preocupe! Vamos solucionar todas as suas dúvidas neste artigo! Continue lendo…

Investir em imóveis: vale a pena?

Não é à toa que investir em imóveis é uma das maneiras mais antigas de valorizar o próprio dinheiro. Mesmo com tantas opções de investimentos hoje em dia, esse tipo de aplicação é uma das poucas que oferecem, ao mesmo tempo, segurança, diversificação e rentabilidade. 

Ao fazer um investimento em imóveis, você consegue proteger o seu capital contra a inflação e ganhar com a valorização do imóvel sem precisar se preocupar tanto com a volatilidade do mercado financeiro ou o risco de ver o patrimônio sumindo do dia para noite. 

Além disso, você ainda pode alugar a propriedade e garantir uma renda passiva para vida inteira não apenas para si, mas também para sua família. 

Sendo assim, sim, investir em imóveis ainda é uma excelente opção! 

Formas de investir em imóveis no mercado financeiro

Basicamente, existem duas maneiras de investir em imóveis : pelo mercado financeiro e pela propriedade física. Dentro do mercado financeiro, ainda temos diferentes opções:

Fundos Imobiliários (FIIs)

Os fundos imobiliários são um tipo de investimento em que o dinheiro dos investidores é aplicado em propriedades físicas, como escritórios, shoppings e galpões logísticos, ou ativos relacionados, como CRIs. 

É como se você se tornasse dono de uma parte pequena do imóvel (denominada cota). Com isso, você recebe uma quantia proporcional de aluguel (os proventos) e também lucra com a valorização do ativo. 

Embora seja menos volátil, os FIIs são considerados renda variável, já que são negociados na Bolsa de Valores , então, o valor do seu investimento pode alternar conforme mudanças no mercado. 

Letra de Crédito Imobiliário (LCI)

Emitido por bancos, o LCI é um título de renda fixa para captar recursos e financiar algum empreendimento no setor imobiliário , incluindo a compra ou a reforma de imóveis. 

Existem duas vantagens principais desse tipo de investimento. 

A primeira é a isenção de imposto de renda para pessoa física , então, você não paga tributação. A segunda é a segurança, pois é um título protegido pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), considerado uma aplicação de baixo risco. 

Certificado de Recebíveis Imobiliários (CRI)

O CRI é um título de crédito emitido por securitizadoras com créditos imobiliários , como aluguéis e financiamentos, a receber. 

Basicamente, quando a pessoa vai comprar uma casa , ela solicita o empréstimo, o qual ela pagará o valor solicitado e os juros. Nesse caso, o que a securitizadora faz é comprar diversos empréstimos e transformar em títulos para outras pessoas comprarem. 

Dessa forma, ao adquirir o título, você recebe os juros e a correção monetária cobrados das pessoas que solicitaram o empréstimo.

É outra forma de investir em imóveis pela renda fixa, mas, nesse tipo de investimento, você não conta com a proteção do FGC .

Ações de construtoras e incorporadoras

Por fim, outra opção de investir em imóveis pela renda variável é comprando ações de construtoras e incorporadoras. 

Ao comprar ações de uma empresa da construção civil, é como se você tivesse adquirindo um “pedaço” da empresa, ganhando assim com a valorização e a distribuição de dividendos. 

Vale lembrar que se trata de uma modalidade de investimento com risco alto e volátil.

Financiamento imobiliário com a CrediPronto

 

Formas de investir em imóveis físicos

Para quem prefere comprar a propriedade, também existem diferentes formas de investir em imóveis . Confira:

Terrenos

Investir em terrenos é uma opção com excelente potencial de valorização, já que você consegue comprar o local a um baixo custo e construir uma casa ou edifício comercial para aluguel ou revenda.

Compra e revenda de imóveis prontos ou na planta

Outra opção interessante é comprar um imóvel na planta e revender após ficar pronto. 

Uma construção costuma se valorizar entre 15% e 40% durante o período de construção , principalmente se estiver em uma boa localização. Então, é um investimento que pode trazer um ótimo retorno em pouco tempo. 

Imóveis comerciais

Investir em imóveis comerciais pode ser uma opção interessante para quem busca uma renda mensal fixa, pois você pode alugar para diversas lojas, escritórios e outros estabelecimentos. 

Nesse caso, o ideal é escolher uma propriedade em locais com um bom movimento econômico. 

Benefícios em investir em imóveis

Confira algumas vantagens do investimento em imóveis.

Aumento do patrimônio familiar

Um imóvel é um patrimônio para a vida inteira e até depois, já que vira herança para seus filhos, netos e assim por diante. Além disso, é uma estabilidade para toda a família em momentos de crise ou problemas financeiros. 

Potencial de valorização

Trata-se de uma aplicação com alto potencial de rentabilidade. Sem dúvidas, você conhece ou já ouviu falar de alguém que comprou um terreno barato e o imóvel valorizou 2, 3 até 5 vezes dentro de um período. 

De acordo com a Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras), investir em imóveis rendeu 15,3% ao ano entre 2009 a 2019 , considerando o retorno médio do aluguel e a valorização da propriedade. 

Segurança financeira

Primeiro, o investimento em imóveis é seguro. 

Ao contrário de outros tipos de investimentos, dificilmente uma propriedade perde valor do dia para noite ou corre o risco de “quebrar”. 

Renda passiva

Quando você compra uma casa, é possível alugar o local e receber os rendimentos mensais. Se for em um ponto estratégico da cidade, você ainda pode se transformar em uma pousada ou casa de temporada, transformando a edificação em um negócio!

Com isso, você tem uma fonte de renda passiva, ou seja, dinheiro que não depende do seu trabalho ativo. Algumas pessoas, inclusive, conseguem se aposentar mais cedo por contarem com essa renda.

Benefícios fiscais

Pouca gente sabe, mas quem decide investir em imóveis também garante algumas deduções fiscais. Algumas delas são:

  • Impostos referentes à propriedade
  • Gastos com reformas
  • Despesas operacionais
  • Depreciação mesmo com a valorização do imóvel
  • Juros sobre hipotecas

Como a CrediPronto pode ajudar você a investir em imóveis ?

Como você sabe, investir em imóveis físicos demanda uma grande quantia de dinheiro, de modo que o jeito mais acessível de comprar uma propriedade é com o financiamento imobiliário. Você contrata o crédito e paga as parcelas que cabem no seu orçamento no prazo que escolher. 

A CrediPronto oferece um financiamento imobiliário com as melhores condições do mercado:

  • Você pode pagar em até 35 anos
  • Recebe a sua análise em até uma hora
  • Pode utilizar o FGTS
  • E muito mais

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).