Prazo máximo para pagar financiamento imobiliário: tudo o que você precisa saber antes de pedir seu crédito

saiba-qual-o-prazo-máximo-para-pagar-seu-financiamento


Uma das preocupações de quem pensa em comprar um apartamento é qual o
prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário . Afinal, os números variam de acordo com vários fatores, logo não há uma resposta exata.

O financiamento nada mais é do que o crédito que você recebe do banco ou de outra instituição para comprar o seu imóvel. Para que você entenda tudo, separamos alguns dos pontos mais importantes sobre o tema.

É importante ter ciência de que, para realizar o sonho da casa própria, todo detalhe conta. Por isso, quanto mais conhecimento você tiver, melhor será a sua escolha. Acompanhe!

Qual é o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário ?

O prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário depende do que foi acordado entre o banco e o cliente, assim como o valor da prestação. Hoje, o tempo que é oferecido pelos bancos para quitar a dívida é de 35 anos, como o prazo de financiamento da Caixa .

Considerando o prazo do financiamento imobiliário do Banco Itaú , esse tempo cai para 30 anos. Entretanto, é preciso avaliar todas as condições. Afinal, o tempo para pagamento é apenas um fator, dado que as taxas de juros influenciam muito o valor.

E nada impede que você faça seu financiamento em 35 anos e gaste menos do que isso para quitar a dívida. Afinal, a amortização pode ser feita a qualquer momento, e o banco está sempre aberto à negociação.

O importante é sempre estar em contato com a instituição financeira e não deixar nenhuma parcela em atraso.

Quais são os fatores que influenciam o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário ?

Apesar de existir um prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário , alguns fatores podem fazer com que esse tempo seja alterado. Isso porque essa regra dos 35 anos para quitar a dívida depende de outros critérios para ser seguida.

Abaixo, veja o que pode influenciar nesse tempo para pagamento.

Faixa etária

A idade também é um fator decisivo para delimitar o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário

Quem quer parcelar o financiamento do imóvel por 35 anos, tem que ter a idade limite de 45 anos e 6 meses.

Além disso, é importante salientar que a idade-limite para poder solicitar qualquer tipo de financiamento é de 80 anos e 6 meses.

Valor da entrada

Quanto maior for a entrada, menor pode ser o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário . Mas esse não é um ponto decisivo, como a idade.

É possível dar uma boa entrada e pagar parcelas menores a fim de não pesar no orçamento mensal e aproveitar todo o prazo que você tem para quitar a dívida. Tudo depende da sua preferência e da negociação com o banco.

Condições de pagamento

A forma que você escolhe para pagar também pode interferir diretamente no prazo. Quem opta pelos sistemas de financiamentos do governo pode ter taxas de juros fixas, mas outros sistemas, como o SFI , podem ter taxas variáveis, o que pode encarecer ou baratear o seu financiamento.

Além disso, no meio do processo é possível amortizar a dívida, diminuindo o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário .

Renda e valor do imóvel

É possível que quem tenha rendimentos mais baixos consiga um tempo maior para quitar a dívida. Isso porque, em alguns tipos de financiamento , as parcelas do imóvel não podem comprometer mais do que 30% da renda familiar.

Então, o número de parcelas varia de acordo e não apenas com a renda, mas também com o valor do imóvel que você deseja comprar.

Prazo de financiamento imobiliário : qual opção escolher entre o prazo mais longo ou mais curto?

Quem tem opções realmente fica em dúvida sobre qual é o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário . Afinal, é mais vantajoso levar mais ou menos tempo? 

Tire suas dúvidas e saiba como isso altera o seu planejamento e o programa de financiamento escolhido.

Prazo longo

Uma dívida de 35 anos assusta, não é? Mas ela pode ser bem vantajosa para o bolso. O comprometimento da sua renda pode durar muito, mas as parcelas serão menores do que se você optar pagar em um período curto.

Além disso, mesmo que a parcela seja fixa durante todo o período, o valor será muito menor em comparação há 5, 10 ou 15 anos. Imagine-se pagando uma parcela hoje de R$ 1.000,00 e o mesmo valor daqui a uma década. Pesará menos, com certeza.

O detalhe que você precisa observar é que o compromisso é longo. Ou seja, é preciso ter uma organização para que nunca falte essa verba.

Há também quem opte por investir dinheiro em ações durante o financiamento para conseguir amortizar a dívida antes do tempo combinado.

Nesse caso, é preciso estar sempre atento ao mercado de ações e saber quais são as melhores empresas para investir no momento, assim como entender o melhor momento para sacar o dinheiro e ter lucro.

Prazo curto

Por outro lado, a dívida em curto prazo é mais interessante para quem tem uma renda mais alta e investimentos que permitam lidar com uma parcela de valor elevado. Se é o seu caso, vá em frente. Você ficará livre da dívida em menos tempo.

Mas muita atenção. Hoje essa é sua realidade, mas há garantia de que será assim por muito tempo? Caso contrário, não vale a pena comprometer tanto a sua renda.

Mesmo que dê para fazer a renegociação depois, é uma dor de cabeça e um processo a mais para encarar.

 

Financiamento-imobiliario-com-a-CrediPronto

Conheça as condições de financiamento da CrediPronto

Quem quer comprar a casa própria, além de saber qual o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário , é importante conhecer um sistema seguro onde você tem atendimento de qualidade e segurança durante todo o processo.

A seguir, saiba como a CrediPronto pode ajudar quando o assunto é o financiamento.

Taxas de juros menores

Na CrediPronto, o financiamento conta com taxa a partir de 9,10% ao ano + TR. Muito mais vantajoso para o cliente.

Prazos atrativos

Pela CrediPronto, é possível dividir o financiamento em até 30 anos para imóveis residenciais e 20 anos para os comerciais. Há ainda o incentivo do investimento da renda para ajudar no planejamento familiar.

Assim, é normal que os clientes quitem o financiamento em menos tempo, não usando o prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário .

Condições especiais

O sistema tem também condições diferenciadas quando o assunto é realizar o sonho da casa própria. O principal ponto é o percentual de financiamento. Diferentemente de outras instituições financeiras, é possível financiar até 90% de um imóvel residencial e 70% para comercial.

Processo 100% online

A CrediPronto também ajuda você na continuação desse processo todo pela internet. Enquanto alguns bancos pedem a presença física, com eles é possível solicitar e receber crédito imobiliário sem sair de casa.

Muito mais praticidade e comodidade, já que ninguém tem mais tempo útil para ficar horas e horas em filas de banco.

Faça a simulação do seu financiamento imobiliário com a CrediPronto

Ficou interessado e quer saber mais sobre a CrediPronto e todas as vantagens que apresentamos até aqui? Faça a sua simulação conosco ou acesse o site para conferir todas as condições especiais oferecidas pela empresa.

Gostou deste artigo sobre prazo máximo para pagar o financiamento imobiliário ? Então, leia outros títulos que separamos para você:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).