Educação Financeira

Poupe seu dinheiro e conquiste mais!

O investimento em todas suas formas, sem dúvida alguma é a melhor maneira para aqueles que desejam guardar dinheiro. Apesar de nossos hábitos ainda estarem voltados para empréstimos e crédito, muitos brasileiros já estão mudando os conceitos sobre “fazer seu pé de meia”.

Existem inúmeras formas de investir, e opções para todos os perfis. Grandes investidores, ou jovens iniciantes, todos podem encontrar a melhor maneira de guardar suas reservas. É só questão de conhecer um pouco mais sobre essas modalidades.

Caderneta de Poupança

Poupe seu dinheiro com caderneta da poupança. É maneira mais comum entre os brasileiros de investir. Não existe um valor mínimo para investir, e tem a possibilidade de retira-lo quando quiser, sem cobrança de multa. Além de existir um rendimento mensal, apesar de baixo. Em 2012 foi realizado uma mudança, onde a caderneta de poupança ficou sujeita a variações da Taxa Selic e a rentabilidade fixa  de 0,5% passou a ser mantida apenas nos dias de alta do juros. Podemos considerar uma forma de investimento conservadora.

Fundos de Investimento

Aplicação financeira pela união de vários investidores, onde o valor investido é utilizado na compra de bens ou títulos que são repassados aos investidores. Pode ser chamada também de poupança aplicada, onde por intermédio de um banco ou gestor de fundos qualquer pessoa pode realizar.

O objetivo desse fundo em comum é tentar maximizar os lucros com um menor risco, geralmente esse tipo de investimento exige um valor de aplicação mínimo, e seus ativos podem ser de diversos tipos, como ações, títulos de renda fixa (CDB), cambiais, públicos entre outros.  Todo dinheiro aplicado é convertido em cotas e são distribuídas entre os cotistas.

CDB e RDB

O CDB (Certificado de depósito bancário) e o RDB (Recibo de depósito bancário) funcionam da mesma forma,  porém com condições diferentes.

Essas duas formas de investimento são maneiras de financiar um valor para o banco em que ao final do prazo estabelecido por ele, o banco pagará esse empréstimo acrescido de juros.  A diferença entre os dois é que, no CDB o investidor pode mudar o valor de empréstimo mensal,  implicando numa perda de parte do valor investido, já no RDB não há opção de negociação mas não há risco de perda do valor investido.

Ações

As ações são os ativos de capital aberto negociadas em bolsa de valores. Quando se compra um grupo de ações de uma empresa, significa ficar sócia dela, e sua participação depende da quantidade de ações compradas. Sua venda acontece nas corretoras de ações credenciadas com a bolsa de valores que fazem a intermediação entre elas.  Existem dois tipos de ações, as chamadas Ordinárias e Preferenciais.

Ações Ordinárias: São ativos que dão direito a participação no lucro da empresa e voto nas assembleias.

Ações Preferenciais: Com direito a participação no lucro, porém sem direito a voto.

Investir em Imóveis

É preciso tomar muito cuidado para investir em imóveis. Pois ele é um patrimônio de alto valor que tem uma liquidez muito baixa (dependendo do lugar que você compra o imóvel e o momento em que estiver a economia, ele fica difícil de ser vendido em um tempo rápido). A compra de um imóvel é sempre importante, mas caso queira se arriscar como investidor, acompanhe sempre o momento do mercado e a possível valorização ou não do seu imóvel. Em momentos de crise é possível conseguir ótimas barganhas, por isso é preciso saber entrar no momento certo.

Comece a investir agora mesmo

Toda forma de investimento é válida e no final o poupador só tem a ganhar com isso! Independente de qual for sua forma de investir, o importante é evitar o endividamento desnecessário, para isso, tente sempre ter um valor investido, que tal estabelecer uma meta? Não esqueça também, o maior investimento que existe é no conhecimento. Esse tipo de investimento não gera riscos, assim, te deixando com maior segurança para sua tomada de decisão!

Se você se interessa pelo investimento em imóveis, vai gostar de ler essa matéria: 5 tendências para quem vai investir em imóveis.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%