credipronto-logo-blog

Veja quais as vantagens da portabilidade do financiamento imobiliário

Vantagens-Portabilidade-de-Financiamento

Sem tempo para ler? Ouça esse conteúdo!

Um número elevado de pessoas faz financiamento imobiliário para comprar um imóvel . Ocorre que em alguns casos as parcelas são altas e os tomadores do empréstimo visualizam oportunidades com juros mais baixos em outras instituições financeiras. Quando isso acontece, é possível fazer a portabilidade para a instituição que oferece mais vantagens.

Neste post, vamos apresentar detalhes sobre as vantagens da portabilidade do financiamento imobiliário. Além disso, explicaremos o que é e como funciona o procedimento, além de mostrar quando deve ser efetuado e quais os principais benefícios ele pode proporcionar. Aqui, você vai descobrir os cuidados a serem tomados para alcançar os seus objetivos!

Gostaria de saber mais sobre portabilidade do financiamento imobiliário? Siga em frente!

O que é portabilidade no financiamento de imóveis?

A portabilidade no financiamento de imóveis é um serviço prestado pelos bancos, que permite a transferência de uma linha de crédito com garantia de imóvel para outra instituição financeira. Trata-se de possibilidade que pode ser benéfica se as condições de pagamento forem melhores e se encaixarem com o perfil do usuário.

A opção se torna atraente quando ocorre a queda da taxa básica de juros, da taxa referencial e da Selic (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), bem como a correção monetária favorável. Essas informações elevam a competitividade entre as instituições, que passam a oferecer serviços melhores aos seus clientes.

Como funciona?

O serviço prestado deve atender as regras da Resolução 4.292/2013 do BACEN (Banco Central do Brasil), que trata da portabilidade das operações de crédito relativas às pessoas naturais. Sendo assim, a quantia total financiada e o número das parcelas não podem aumentar, e o valor pago mensalmente só pode ser alterado se o cliente permitir.

O banco ou financeira que recebe o pagamento faz um novo cálculo do financiamento de imóveis restante, com base no CET (Custo Efetivo Total). Já o cliente tem o prazo de 48 horas para se arrepender da negociação. A instituição de origem conta com o prazo de dois dias para liberar as informações do financiamento para aquela que está fazendo a solicitação.

Quando fazer?

A portabilidade no financiamento de imóveis deve ser feita quando for vantajosa para o consumidor. Uma análise que ele considere segura, taxas administrativas e juros podem apontar a hora certa de o devedor solicitar a transferência de operação de crédito do credor original para o proponente. Considere ainda o atendimento e o suporte da nova instituição que fará parte da contratação.

Quais as vantagens da portabilidade do financiamento imobiliário?

Com a portabilidade do financiamento imobiliário, o devedor consegue uma redução no valor total da dívida. Por outro lado, o banco ou financeira original pode apresentar uma oferta com condições mais benéficas para não perder o cliente. A portabilidade concede aos consumidores a alternativa da negociação com a instituição contratada.

Quais cuidados tomar?

A Resolução nº 3.401/2006 do BACEN proíbe qualquer cobrança do cliente para a realização do processo de portabilidade. Caso a instituição financeira tente cobrar pelo procedimento, poderá ser denunciada ao PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor). Os gastos da transação de um banco ou financeira para outro também não podem gerar custos ao consumidor.

Enfim, agora você já sabe quais são as vantagens da portabilidade do financiamento imobiliário! Os clientes não são obrigados a concluir o pagamento de um empréstimo com o credor que liberou os valores, se as condições dele forem desfavoráveis. Já a nova instituição não poderá obrigar o consumidor a abrir conta corrente para fazer a portabilidade!

Deseja obter mais informações sobre portabilidade? Entre em contato conosco e apresente todas as suas dúvidas!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).