Planilha de planejamento financeiro: como montar uma? Aprenda!

planilha-de-planejamento-financeiro

 

Você também pode ouvir esse conteúdo.

As planilhas de planejamento financeiro são excelentes ferramentas para controlar investimentos . Elas são ideais para registrar uma determinada quantidade de dados e analisar os valores que são colocados em colunas. As mudanças são realizadas de forma fácil, visando à compreensão dos resultados em tempo real.

As tabelas dinâmicas são bastante flexíveis e servem para os investidores fazerem as suas avaliações mensais de financiamentos imobiliários . Neste conteúdo, vamos mostrar de forma prática como você poderá montar uma planilha de planejamento financeiro e utilizá-la para comprar seu primeiro imóvel ou ampliar esse tipo de investimento.

Almeja conhecer todas as etapas necessárias para a construção de uma planilha que facilitará a organização de suas finanças? Siga em frente!

Qual é a importância e como montar uma planilha de planejamento financeiro?

Uma planilha de planejamento financeiro é importante para conseguir comprar a casa própria ou fazer a ampliação dos recursos do investidor. A ferramenta é relevante para a definição das estratégias e para as tomadas de decisões, já que o indivíduo terá um maior controle das finanças ao utilizá-la. Com ela, será mais fácil alcançar as metas e organizar as ações.

O controle financeiro é primordial para as famílias que enfrentam as dificuldades relacionadas à economia no Brasil. É possível organizar as finanças com ou sem o auxílio de um profissional, conforme for o interesse da cada pessoa. Apesar de ser uma prática pouco difundida em nosso país, ela se tornou interessante para as análises dos recursos e reestruturação financeira .

Pensando nisso, veja nosso passo a passo de como montar uma planilha de planejamento financeiro.

Defina quais são os seus objetivos

Ao utilizar uma planilha, é necessário determinar quais serão os objetivos do usuário conforme as suas características pessoais e seu perfil. Ela poderá ser usada para a quitação de dívidas, pagamento de contas, compra de carro ou casa, multiplicação do patrimônio dos investidores, entre outros. As planilhas fazem parte da educação financeira das pessoas.

Escolha o software ideal para você

Você precisará escolher um software para criar sua tabela de planejamento financeiro. Ela poderá ser elaborada no editor de planilhas da Microsoft conhecido como Excel, que é muito simples e fácil de usar. Esse aplicativo pode ser acessado por meio do computador ou dos dispositivos móveis Android ou iOS e possibilita o uso de fórmulas e recursos avançados.

Já o Google Sheets é uma ferramenta do Google para a construção de planilhas online. Por meio desse aplicativo, é possível fazer a criação, a edição e o compartilhamento dos documentos de modo colaborativo com outros usuários. O programa é gratuito e permite a criação de dashboard ou gráficos para facilitar a visualização das informações.

Mensure indicadores de controle e performance

Os investidores que pretendem manter um planejamento financeiro efetivo precisam escolher os seus indicadores de controle e performance. Eles podem estabelecer um teto de gastos por categoria de produtos ou uma meta de valor a ser guardado, por exemplo. Um indicador serve para demonstrar os dados relacionados às finanças e ilustram a situação real dos investimentos.

Alguns indicadores mostram o total das dívidas ou revelam os valores tomados emprestados de bancos ou familiares. Há aqueles que apontam o valor acumulado e que pode ser investido nos próximos meses ou ser utilizado para pagamento de despesas ou cumprimento de obrigações. Outros apontam o retorno dos investimentos e a rentabilidade ou lucros obtidos.

Saiba gerar rentabilidade da reserva mensal

Para gerar rentabilidade da sua reserva de emergência ou mensal, você poderá investir em ativos de alta liquidez e segurança, como os de renda fixa, até juntar um valor para a entrada e compra de um imóvel . Esse tipo de ativo é uma linha de investimento cuja característica principal é a previsibilidade e a possibilidade de construir um patrimônio sólido.

A renda fixa é uma categoria que engloba a poupança, as letras de câmbio, o tesouro direto, entre outras. Como a rentabilidade é previsível, é possível registrar na sua planilha o montante investido e a taxa da rentabilidade que é informada na hora da aquisição. Assim, você faz o cálculo sobre os valores utilizando uma fórmula para fazer a previsão.

Use a tabela dinâmica

A tabela dinâmica pode ser usada acionando uma função do Excel que permite o resumo dos dados em alguns cliques. Trata-se de um recurso importante que ajuda a realização das avaliações pelo usuário com a alternância dos valores das linhas e colunas. As alterações são exibidas de forma instantânea para que o resultado seja revelado e facilmente compreendido.

Para usar esse recurso, você terá que selecionar uma célula da tabela que pretende avaliar. Clique na opção “Inserir” e selecione “Tabela Dinâmica”. Ela será criada de forma automática e conterá os dados inseridos na planilha. Existe a possibilidade de criá-la manualmente, clicando no botão da imagem e selecionando a tabela.

Monte um dashboard de controle

Você poderá montar um dashboard de controle para que os dados mais relevantes do seu planejamento financeiro sejam representados de forma visual. Ele será um painel que mostrará os indicadores selecionados e as métricas que auxiliarão o usuário a alcançar seus objetivos. O recurso integra as informações e facilita a sua compreensão.

Inicie criando mais uma aba no software escolhido, pois a primeira que contém a planilha de planejamento financeiro será uma base de dados e a outra mostrará o dashboard. Os dados que aparecerão no painel serão aqueles que você classificou e informou na sua tabela dinâmica, a qual será transformada em um gráfico dinâmico que poderá ser personalizado.

Dessa forma, a tabela dinâmica serve de base para o dashboard, e o usuário poderá contar com a automação de atualização dos indicadores do gráfico. O botão para fazer essa transformação fica do lado direito superior da tela. Clique na opção e escolha o modelo mais atrativo para construir o painel.

Quais são os benefícios de utilizar uma planilha de controle financeiro?

Planilhas de controle financeiro trazem diversas vantagens para os usuários que conseguem facilmente realizar cálculos complexos, observar as informações, averiguar os gráficos visuais, avaliar dados relevantes, fazer comparações e muito mais. Elas auxiliam durante somas, subtrações, multiplicações, divisões, filtros, formatações etc.

Percebeu como é fácil montar uma planilha de planejamento financeiro? As ferramentas oferecidas pelos softwares são extremamente importantes para melhorar o controle das finanças. Ainda mais quando se trata de financiamentos e investimentos em imóveis, uma área que oferece segurança e valorização. Por fim, uma tabela é muito fácil de usar e possibilita a visualização completa de resumos e dados precisos.

Deseja nos contar o que você faz para otimizar sua gestão financeira? Deixe aqui o seu comentário com dicas para os outros leitores

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).