7 dicas de como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel!

Como-fazer-um-planejamento-financeiro-para-comprar-um-imovel

Não sabe como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel? Então, não saia desse conteúdo!

Investir em bens é a melhor forma de proteger seu patrimônio, sobretudo durante momentos de incerteza econômica, como a que estamos vivendo. 

Entretanto, esse é um investimento arriscado, que deve ser feito com o máximo de cuidado e planejamento. Por isso, reunimos abaixo um passo a passo para comprar um imóvel com segurança.

Aproveite a leitura!

A importância do planejamento financeiro para compra de um imóvel

O primeiro passo para quem deseja adquirir uma propriedade é aprender como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel .

Afinal, além de ser um investimento de alto valor, os créditos imobiliários — principal forma de pagamento usada pelos brasileiros — são compromissos financeiros de longo prazo , que variam conforme as oscilações de mercado.

Desse modo, é crucial preparar seu planejamento financeiro para comportar essas parcelas pelos próximos 10 ou 20 anos . 

Essa organização também permite que a família consiga ultrapassar momentos de dificuldade financeira ou até imprevistos sem deixar de cumprir as parcelas, não ficando sujeita aos juros de atraso. 

E claro: com esse planejamento prévio é possível manter sua qualidade de vida ! Até porque, a compra de imóvel deve ser um investimento positivo, que ajude a família a crescer.

Como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel?

Veja abaixo um passo a passo para comprar um imóvel , com o devido planejamento financeiro necessário. 

Análise da situação financeira atual

Os gastos envolvidos em uma compra de imóvel vão além do valor das parcelas do financiamento . Também é preciso considerar o valor da entrada , das documentações , da mudança, das reformas , entre outros pontos importantes no processo. 

Então, antes de começar a pesquisar por opções (de imóvel e crédito) é preciso parar e analisar se a atual situação financeira da família realmente permite esse investimento.

Esse passo é crucial para garantir que essa decisão não provoque inadimplementos no futuro .

Defina o perfil de imóvel que deseja

Sua situação financeira permite realizar esse investimento? Então, está na hora de começar a escolher seu imóvel ideal. 

Para isso, trace um perfil para ele, considerando características como:

  • tamanho;
  • localização;
  • comodidades;
  • quantidade de quartos.

No caso do orçamento , recomendamos que você utilize um simulador de crédito para calcular o valor máximo comportado para sua renda e entrada disponível. 

Organize as finanças

Ao determinar o valor máximo do seu orçamento, você também estabeleceu quanto da sua renda mensal deverá ser disposta para o pagamento das parcelas . Lembre-se, durante essa etapa, que dependendo do tipo de amortização , essas mensalidades diminuem com o passar do tempo. 

Enfim, faça um levantamento de todos os seus gastos — necessários e os não necessários — organizando-os em uma planilha e tentando incluir o valor das parcelas nesse planejamento. 

Caso seja necessário, faça cortes em seu orçamento . 

Estabeleça metas de poupança

Outra etapa importante de como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel é aprender quanto guardar por mês para comprar um apartamento .

Afinal, como dissemos anteriormente, além dos custos das mensalidades do financiamento, você também deverá arcar com outros gastos importantes, como a entrada do crédito — que corresponde a 20% do valor da propriedade .

Para evitar precisar recorrer aos empréstimos, comprometendo ainda mais sua renda, você deve poupar mensalmente uma quantia . 

Ao definir esse valor, dividir o total da entrada pela quantidade de meses que você deseja economizar para juntá-la.

Pronto! Agora você já sabe quanto guardar por mês para comprar um apartamento e por quanto tempo. 

Conheça as taxas

Os créditos imobiliários possuem algumas taxas , que impactam diretamente na quantidade e no valor de cada parcela. Há também outros gastos, como os seguros para financiamento .

Além disso, essas modalidades possuem diferentes formas de amortização , que devem ser consideradas ao longo da sua organização.

Portanto, conhecer todas essas taxas é crucial para o processo de como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel.

Procure a melhor forma de pagamento

Existem várias formas de concretizar a compra de imóvel . Mas, qual a melhor forma de comprar um imóvel ?

De um modo geral, o crédito imobiliário é o mais usado pelos compradores , pois oferece parcelas compatíveis com o orçamento dessas pessoas e ainda com a possibilidade de amortizar a dívida.

Assim, mesmo que o compromisso seja de longo prazo , você pode reduzir esse tempo ou até mesmo quitá-lo!

Conte com uma empresa experiente

Durante todas as etapas de como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel, tenha o suporte de pessoas experientes.

Por exemplo, confie apenas em corretores devidamente registrados no CRECI ou que trabalham para imobiliárias conhecidas em sua região.

Além disso, se possível, peça para um advogado ler o contrato de compra e venda.

E claro: entre em contato apenas com instituições financeiras renomadas no mercado , garantindo que seu sonho será realizado por uma empresa de confiança. Escolha também uma que ofereça boas condições de pagamento e juros.

Todos esses cuidados vão garantir que você não apenas saiba fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel, como também que todo processo ocorrerá da forma mais segura possível.

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamento imobiliário.

Criada pelo tradicional Banco Itaú há mais de 10 anos, nós já emitimos mais de 60 mil contratos por todos os 26 estados brasileiros . 

Tudo isso de forma 100% digital e sempre oferecendo as melhores taxas do mercado — sem nunca abrir mão da segurança e transparência.

Também contamos com profissionais especializados, que vão te orientar durante todo processo de aquisição, inclusive, nas etapas de como fazer um planejamento financeiro para comprar um imóvel.

Entre em contato e saiba mais!

 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).