Planejamento financeiro para casamento: 5 dicas para te guiar

Planejamento-financeiro-para-casamento

Que tal ouvir esse texto?

 Antes de dizer “sim”, os noivos precisam aceitar que um casamento é um compromisso que exige o pagamento de muitas despesas , como buffet, convites , trajes, cerimonialista e fotografia, entre outros custos relacionados à cerimônia e à festa. Por esse motivo, fazer um planejamento financeiro para casamento se tornou uma tarefa necessária e indispensável para qualquer casal.

No entanto, planejar as finanças não significa apenas calcular os gastos. Pelo contrário: existem várias outras preocupações que merecem sua atenção. Por isso, para ajudar você a não acumular dívidas ou comprometer o orçamento para comprar um  imóvel , selecionamos algumas dicas sobre como fazer um planejamento financeiro para casamento de forma eficiente. Confira!

1. Defina os objetivos do casamento

Em primeiro lugar, os noivos precisam estipular quais são os objetivos do casamento, incluindo todos os gastos necessários. Pensar nesses detalhes exige decidir o tamanho da festa — ou seja, quantidade de convidados, comes, bebes e local, entre outros fatores importantes para se chegar ao total de custos.

Lembre-se ainda de definir com seu cônjuge se vocês desejam uma cerimônia mais simples ou elaborada.

2. Conheça a realidade do seu orçamento

Nem sempre nosso orçamento será compatível com os nossos objetivos. Por isso, conhecer a realidade financeira do casal ajuda a identificar quais são os gastos desnecessários e como economizar para realizar um sonho.

Por meio desta análise, ainda será possível saber qual o rendimento mensal e anual de cada um e quais despesas podem ser eliminadas para não prejudicar as finanças do casal.

3. Monitore cada despesa

Criar uma planilha pode ser uma excelente forma de monitorar os gastos de quem vai casar . Como são muitos detalhes, é interessante registrar cada pagamento, assim como orçamentos, preços e outros itens relacionados ao grande dia.

Agindo dessa maneira, os noivos poderão ter mais consciência sobre os próprios gastos e correrão menos riscos de comprometer o orçamento de alguma forma.

4. Faça cotações

Quando o assunto é fazer um planejamento financeiro para casamento, as cotações são a chave para economizar. Assim, pedir referências e fazer orçamentos é uma estratégia importante para comparar preços e escolher os melhores serviços de acordo com as necessidades do casal.

Outra dica é faça seu próprio  convite de casamento  sem precisar de um designer gráfico. O  Canva  oferece diversos modelos em uma ferramenta simples de usar, acesse o link e desenvolva agora mesmo Canva .

5. Seja racional na hora de gastar

O planejamento financeiro existe para tornar a vida do casal mais tranquila. Mas como lidar com dinheiro nunca é uma tarefa fácil, a maior dica é evitar agir por impulso.

Sabemos que o casamento é um momento memorável, mas organizá-lo exige muita dedicação por parte do casal. Só assim será possível oferecer uma bela festa, sem exagerar nos gastos e ainda iniciar este compromisso de amor com estabilidade financeira.

Como mostramos, controlar os gastos é a melhor alternativa para os noivos realizarem o sonho de subir no altar sem comprometer o orçamento. Gostou de conhecer nossas dicas para elaborar o melhor planejamento financeiro para casamento? Então compartilhe esse post em suas redes sociais e ajude outras pessoas com nossas orientações!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).