Tipos de cliente: saiba quais são e como atendê-los

Clique no player abaixo para ouvir esse conteúdo!

Você sabe como lidar com as diferentes personalidades dos clientes? Neste artigo, vamos dar algumas dicas!

É comum que os corretores imobiliários foquem em desenvolver a melhor estratégia de venda . Isso inclui criar um plano para a comunicação, estudar o mercado etc. Contudo, se o profissional não analisar os diferentes tipos de clientes, ele pode ver todo esse esforço dar em nada.

As pessoas são diferentes, têm personalidades distintas e isso precisa ser compreendido. Para ajudá-lo a perceber as diferenças entre os tipos de clientes, preparamos este artigo. Nele, listamos os mais comuns e explicamos como fazer a abordagem correta. Vamos lá?

 

Cliente indeciso

O cliente indeciso tem uma noção muito vazia do que precisa. Ele sabe que quer comprar um imóvel, mas não sabe nada sobre linhas de financiamentos, localização, tipo do imóvel que deseja etc.

Nesse caso, o corretor precisa ser atencioso e tentar encantar o cliente, mas deve tomar cuidado para não investir muito tempo em uma abordagem que pode não gerar vendas imediatamente. O cliente indeciso, normalmente, leva muito tempo até descobrir o que precisa.

 

Cliente confuso

Ele sabe o que quer, mas confunde termos importantes — e isso pode fazer com que ele tenha uma ideia errada sobre o negócio. Por exemplo, confundir dados de uma simulação, não entender o que é taxa de juros etc.

Assim, cabe ao corretor estar bem-informado para explicar, de forma didática, esses temas. Lembre-se de que nem todo mundo atua no mercado imobiliário e que o que parece óbvio para você pode ser um desafio para outra pessoa.

 

Cliente crítico

É uma pessoa que tem, ou que acredita ter, vasto conhecimento sobre o mercado imobiliário. Esse cliente tenta intimidar o corretor com conhecimento. Imagine que você está vendendo um imóvel para outro corretor. É mais ou menos essa a situação.

Por isso, o profissional não deve se intimidar, mantendo uma postura firme, porém cordial. Não tente desautorizá-lo ou mostrar que sabe mais do que ele, pois isso pode ofendê-lo.

 

Cliente comunicativo

Uma pessoa simpática que gosta muito de conversar, nem sempre sobre temas relacionados ao negócio. Esse comportamento pode vir de uma insegurança com a compra, de uma carência emocional ou simplesmente de extroversão da pessoa.

É um cliente fácil de lidar, mas o corretor precisará tomar cuidado para não perder o foco do encontro que é um só: vender um imóvel.

 

Cliente irritado

Ele pode estar irritado com algo que não tem a ver com o negócio, como uma situação desagradável que viveu, ou com a negociação. No primeiro caso, tente acalmá-lo ou proponha mudar a data do encontro, demonstrando que você não tem ligação com o fato que o incomodou. Dessa forma, você conquistará a confiança dessa pessoa.

Agora, se o mau humor tiver ligação com a compra, como um atendimento ruim na imobiliária, tente ser objetivo e solícito para evitar uma piora da situação.

Esses são os principais tipos de clientes encontrados no mercado imobiliário. Use-os como parâmetro e desenvolva métodos para lidar com cada um deles e captá-los da forma certa . O primeiro passo para fazer isso é observar as pessoas com atenção.

 

Conheça a CrediPronto

Há mais de 10 anos, a CrediPronto é uma empresa do Banco Itaú especialista em financiamento imobiliário. Estamos em todas as capitais do Brasil e já emitimos mais de 60.000 contratos.

Prezamos por um atendimento rápido, personalizado e prático. Tudo para você conseguir garantir o seu crédito e realizar o seu sonho logo.

  • Receba até 90% do valor do imóvel;
  • Pague em até 30 anos;
  • Receba sua análise de crédito em até 24 horas.

Faça a sua simulação agora e adquira o seu imóvel com o financiamento imobiliário da CrediPronto.

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).