Crédito com Garantia de Imóvel

Pensando em usar o crédito com garantia de imóvel? Saiba como funciona!

O crédito com garantia de imóvel é uma das modalidades de concessão de crédito oferecida aos clientes de instituições financeiras. No entanto, por envolver o imóvel, muitas pessoas acreditam que essa modalidade é mais arriscada que as demais. Será que isso é verdade?

A verdade é que não. Assim como qualquer outra categoria de empréstimo, o crédito com garantia de imóvel, seja ele novo ou um imóvel usado, exige que o usuário seja cuidadoso ao tomar o capital emprestado — não dá para pegar dinheiro emprestado sem necessidade, não é mesmo?

Se esse cuidado ocorrer, as chances desse empréstimo ser mais barato ao consumidor são bem altas — e vamos explicar o porquê neste artigo.

O que é crédito com garantia de imóvel?

Trata-se de uma modalidade de empréstimo em que o tomador do capital oferece o seu imóvel como garantia do pagamento. Por oferecer esse bem como garantia, a segurança da transação aumenta e o banco pode oferecer a ele condições de pagamento mais acessíveis, como maior prazo para quitação e juros menores. Isso torna o custo do crédito menor e reduz as chances de inadimplência.

Em países desenvolvidos, o crédito com garantia de imóvel é uma das opções mais populares de concessão de crédito, justamente pelo excelente custo-benefício.

Quais são os documentos necessários para contratar o crédito?

É necessário comprovar informações básicas, por meio de documentos pessoais. São eles:

  • RG;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento ou União Estável (com o pacto antenupcial);
  • Certidão de Nascimento (caso seja solteiro);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda (holerites, extratos bancários etc.).

Além disso, será preciso apresentar informações sobre o imóvel, como:

  • Número de matrícula do imóvel;
  • Carnê do IPTU;
  • Declaração Negativa de Débitos do Condomínio.

Pessoas que têm um imóvel financiado também podem recorrer ao crédito com garantia de imóvel, desde de que já tenham pago mais de 50% do valor da propriedade.

Crédito com garantia de imóvel é hipoteca?

Não, pois são produtos financeiros diferentes. A grande diferença entre eles está no contrato. O processo de hipoteca costuma ser muito demorado para que o banco tome posse do imóvel, em caso de inadimplência, o que tornava essa modalidade de crédito pouco atrativa para os bancos, já que havia um custo jurídico alto nesse processo.

Por outro lado, em caso de inadimplência no crédito com garantia de imóvel, o processo costuma ser bastante rápido. Portanto, fique atento ao contrato e saiba exatamente qual é o prazo para fazer os pagamentos e para ser notificado, caso atrase as prestações.

Como aproveitar esse empréstimo?

Em primeiro lugar, tenha um planejamento financeiro para entender se você realmente precisa de dinheiro emprestado ou se pode reorganizar suas finanças de outra maneira, como vendendo o automóvel, cortando gastos etc.

Em seguida, pesquise quais são as melhores condições de crédito com garantia de imóvel em diferentes empresas.

Não há nada de errado em recorrer ao crédito quando ele está alinhado com as suas estratégias, como a de financiar o segundo imóvel. Nesse sentido, o crédito com garantia de imóvel se mostra como uma opção mais vantajosa ao cliente do que o cheque especial ou modalidades de crédito pessoal.

Se você quer entender melhor sobre esse produto, converse com a nossa equipe. A CrediPronto pode ajudá-lo a fazer um bom negócio!

Comentar

Clique aqui para comentar

Faça uma simulação e financie até 82%

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.