O que é um empreendimento sustentável?

Empreendimento sustentável: importância e características!

Você sabe o que é um empreendimento sustentável ?

A preocupação com o meio ambiente e uma melhor qualidade de vida vem transformando os empreendimentos, fazendo com que as construtoras adotem ideias com viés mais sustentáveis e econômicos.

Além de proporcionar uma vida mais tranquila e ajudar na recuperação da natureza, investir nesse conceito é uma excelente escolha, sobretudo devido à maior valorização dos chamados imóveis verdes.

Se você está em busca de um novo lar ou deseja investir em um imóvel, continue neste artigo e descubra as principais características dos projetos sustentáveis no mundo e sua importância para a sobrevivência do meio ambiente. Boa leitura!

 

O que é o empreendimento sustentável ?

A sustentabilidade está diretamente relacionada ao uso eficiente e consciente dos recursos, de forma que não falte para as futuras gerações.

Então, um empreendimento sustentável é aquele que proporciona aos seus moradores uma vida ecologicamente correta, com uso inteligente de energia, água, gás e demais recursos naturais fundamentais à sobrevivência humana.

Sistemas de drenagem de águas pluviais ou espaços verdes são os mais utilizados por empreendimentos sustentáveis, uma vez que contribuem bastante para a economia de recursos naturais e ajudam a melhorar o bem-estar dos moradores .

Ademais, o conceito de empreendimento sustentável deve ser aplicado desde o início. Para isso, as construtoras devem utilizar métodos que ajudem a evitar desperdícios de materiais e que movimentam ao máximo a economia da comunidade.

 

 

Qualidade e meio ambiente: entenda a importância do empreendimento sustentável

Você sabia que uma família com quatro pessoas utiliza por mês, somente no banho, 14.400 litros de água

Agora, imagine quantos litros são utilizados por um prédio de dez andares, com quatro apartamentos em cada andar. Bom, esse alto consumo de água pode ser reduzido com o conceito de empreendimento sustentável .

Afinal, esses modelos visam justamente equilibrar o uso dos recursos naturais por meio da implementação de sistemas que ajudam a reduzir o alto consumo e até mesmo reaproveitar os insumos.  Por isso, os projetos sustentáveis não são apenas uma tendência, mas uma necessidade para a sobrevivência do meio ambiente .

 

 

O que caracteriza um empreendimento sustentável ?

A seguir, veja as principais características dos projetos sustentáveis no Brasil e saiba como escolher a melhor opção para você e sua família.

 

Melhor aproveitamento dos recursos

Retornando ao exemplo da água para o banho: caso essa família reaproveitasse a água da chuva, certamente o consumo do recurso vindo dos reservatórios seria bem menor.  A economia é ainda maior quando essa estratégia é aplicada no empreendimento, incluindo todos os apartamentos .

Assim como a água, outros recursos também podem ser reutilizados ou usados de modo mais eficiente e sustentável.

Dessa forma, em vez de utilizar algo apenas uma vez – e depois descartá-lo, fazendo com que perca toda a eficiência –, esses insumos são reaproveitados, diminuindo o prejuízo ao meio ambiente . E claro: essa estratégia oferece mais tempo e recurso para que a natureza consiga produzir novas matérias-primas, sem interromper o ciclo.

 

Minimizam os danos ao ambiente

O consumo inteligente dos recursos diminui os impactos ambientais provocados diariamente pelos empreendimentos , tanto residenciais como comerciais .

Afinal, como passamos grande parte dos nossos dias nesses locais, o uso dos insumos naturais é bastante elevado. Além disso, um empreendimento sustentável impacta positivamente os demais localizados ao seu redor , pela maior eficiência natural e redução de desperdícios das matérias-primas.

Por exemplo, uma das principais características dos projetos sustentáveis no mundo são os espaços verdes. O contraste das plantas com as construções proporcionam um equilíbrio necessário ao mundo atual – aumentando a qualidade de vida de todos os moradores e trabalhadores da região.

 

 

Quais são os benefícios de morar em um empreendimento sustentável?

Como dissemos anteriormente, o conceito de empreendimento sustentável é fundamental para a sobrevivência do meio ambiente devido às vantagens proporcionadas por ele à natureza.

E os moradores de projetos sustentáveis no mundo também garantem ótimos benefícios ao escolher esses modelos como seu próximo lar:

  • mais qualidade de vida;
  • rotina mais tranquila e equilibrada;
  • economia com o gasto de luz e água;
  • maior valorização do imóvel .

 

Exemplos de empreendimento sustentável

Abaixo, conheça alguns exemplos de projetos sustentáveis no Brasil e no mundo, e descubra como as construtoras podem aplicar esse conceito.

One Bryant Park

Um dos prédios mais altos de Nova York, com 55 andares, utilizou o conceito de empreendimento sustentável desde as primeiras fases do seu projeto e garantiu a certificação LEED Platinum do US Green Building Council .

Além de sistemas de captação de água, telhados verdes e filtros de ar em todos os escritórios (capazes de eliminar 95% das impurezas), o edifício utilizou em sua estrutura concreto formado por 55% de cimento e 45% de resíduos.

EcoCommercial Building

Localizado em São Paulo, esse é um dos projetos sustentáveis no Brasil de maior destaque.

No empreendimento encontra-se:

  • sistemas de aproveitamento de águas pluviais;
  • elementos que proporcionam maior eficiência energética;
  • equipamentos de baixo consumo;
  • ventilação e luz naturais;
  • destinação de 97% dos recursos para reaproveitamento ou reciclagem.

Além disso, o EcoCommercial Building foi construído sem que houvesse a remoção de nenhuma árvore.

Devido a todas essas características sustentáveis, o EcoCommercial Building foi o primeiro edifício brasileiro a conquistar a certificação LEED Platinum.

Edifício Euro Business

O Edifício Euro Business, em Curitiba, é outro dos projetos sustentáveis no Brasil que têm o certificado LEED Platinum.

As principais características desse empreendimento são:

  • elevadores inteligentes capazes de gerar energia elétrica para a rede;
  • sistemas de filtragem e renovação do ar;
  • consumo de energia e água reduzidos em 50% e 80%, respectivamente;
  • piso elevado.

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamentos imobiliários.

Presente em todo o Brasil, fomos criados pelo Banco Itaú com o intuito de oferecer aos brasileiros linhas de crédito imobiliário com as melhores condições do mercado – aproximando essas pessoas do sonho da casa própria.

Assim, segurança, eficiência e baixas taxas de juros são as principais características dos nossos produtos financeiros: o financiamento imobiliário e o crédito com garantia de imóvel .

Faça a simulação do seu financiamento agora mesmo e garanta todas as vantagens de negociar com a CrediPronto. 

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).