Corretores de Imóveis

O que é pós-venda? Entenda a importância para o setor imobiliário!

O ramo imobiliário é um dos que mais exige relações positivas com clientes, pois disso depende o êxito das vendas de imóveis. Afinal, oferecer bons preços e fazer o apelo emocional certo — que levarão muitos consumidores à aquisição da casa própria — costuma demandar pesquisa, interação e estratégias de convencimento por parte dos corretores.

Porém, um dos problemas que dificultam as vendas desses profissionais, especialmente as futuras, reside no pós-venda, que costuma ser negligenciado. Para evitar isso, entenda a seguir o que é pós-venda e como executá-lo corretamente!

O que é pós-venda?

Pós-venda envolve atividades de marketing realizadas após o fechamento de uma venda ou execução de um serviço. O objetivo é melhorar a satisfação do cliente, aumentar sua fidelização e cultivar um relacionamento saudável que possibilite novas vendas no futuro, além de ganhar indicações suas sobre o produto/serviço adquirido para seus contatos.

Ele inclui ainda pesquisas de satisfação, técnicas de atendimento, serviços de manutenção e conserto, promoções, ofertas especiais, envio de brindes, entre outras ações.

Quais são as principais estratégias de pós-venda usadas?

As principais estratégias de pós-venda usadas por corretores de imóveis e empresas da área envolvem:

  • Loyalty Marketing (Marketing de Lealdade), que inclui programas de fidelização voltados a premiar os clientes seguindo critérios como valor de compra, tempo de relacionamento, número de indicações etc.;
  • utilização de redes e mídias sociais visando se aproximar de consumidores, descobrir como estão se saindo com os imóveis, se estes atenderam às suas expectativas etc. Também permite estabelecer vínculos mais afetivos e encontrar contatos em potencial graças às redes de relações dos clientes e aos recursos de marketing desses meios;
  • premiar ou bonificar consumidores em datas comemorativas (como Natal, Páscoa e Ano Novo) ou especiais (como aniversário e nascimento de filhos) com pequenos presentes, descontos, condições facilitadas para adquirir outros imóveis etc.
  • informar clientes constantemente sobre novidades do setor que podem ser positivas, como expectativas de valorização do imóvel adquirido, seguros ou serviços com preços reduzidos etc. É importante manter contato, seja ele por telefone, e-mail ou pessoalmente (o que demonstra maior interesse e até preocupação com o bem-estar dos compradores);
  • utilizar ferramentas que facilitem a gestão do relacionamento no pós-venda, como um CRM (Customer Relationship Management).

Qual o impacto do pós-venda no sucesso do seu trabalho como corretor?

O grande impacto das estratégias de pós-venda está na melhoria do relacionamento com o cliente, o qual passa a ver o negócio ou corretor como amigo, alguém que se preocupa com suas necessidades e exigências.

As chances de fidelização aumentam significativamente, de modo que novas vendas podem ser feitas para um mesmo cliente ou graças à sua intervenção (indicação para contatos). Isso é vital no ramo imobiliário, em que os itens comercializados (imóveis) costumam ter valores altos, tornando mais difíceis as transações e negociações e, consequentemente, o convencimento.

Montando um bom plano de pós-venda com estratégias efetivas, será possível não só melhorar as suas vendas futuras para um mesmo público, como expandir seu raio de ação para mais gente, graças ao reconhecimento obtido junto aos clientes atuais. Em tempos nos quais as informações correm rapidamente graças à web e aos dispositivos tecnológicos, isso pode ser muito vantajoso.

Agora você já sabe o que é pós-venda e como ele pode ser decisivo nas suas estratégias de vendas. Que tal compartilhar essas informações em suas redes sociais para que seus contatos também possam descobri-las?

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