Financiamento Imobiliário

O que é necessário para financiar um imóvel?

Decidir trocar o aluguel pelas parcelas do financiamento do seu imóvel é um passo importante, mas apenas o primeiro dentre vários que precedem a concretização do sonho da casa própria. Qual modalidade devo escolher? Qual instituição financeira oferece as melhores condições para o meu caso? Qual o melhor valor de entrada que posso oferecer? Estas e várias outras questões sobre o tema começam a surgir e, muitas vezes, parecem não ter respostas.

Identificou-se um pouco com a situação e quer saber mais sobre o que é necessário para conseguir financiar um imóvel, assim como a melhor forma de fazê-lo encaixar no seu orçamento? Então confira o nosso artigo!

Tipos de Financiamento Imobiliário

Talvez o mais importante passo para realizar um financiamento seja conhecer suas modalidades. Dentre elas, destacam-se o SFH e o CH. O SFH (Sistema Financeiro Habitacional) é um sistema de financiamento para imóveis cujo valor não pode ultrapassar os 750 mil reais em SP, RJ, MG e DF, e 650 mil reais nas demais localidades. Nesta modalidade é possível utilizar o FGTS na concessão de crédito.

Já o CH (carteira hipotecária), por sua vez, tem taxas de juros livres, não há limites para o valor máximo a ser financiado, mas os bancos costumam financiar 30% a 60% do valor do imóvel e os valores são acima de 750 mil para SP, RJ e MG e 650 mil para demais localidades.

Comprovação de renda para o Financiamento Imobiliário

Uma vez escolhido o imóvel desejado, será necessário uma avaliação de sua renda para fins de aprovação do crédito, assim como para estabelecer qual será o valor das parcelas a serem pagas, pois estas não podem ultrapassar 30% de seus ganhos.

Para esta etapa pode ser necessário os seguintes documentos: declaração de Imposto de Renda (IR), extrato bancário, contrato de prestação de serviços, holerite (documento emitido por empresas que comprovam o pagamento aos seus funcionários) dos três últimos meses ou decore (documento emitido por contadores à profissionais liberais ou autônomos).

Documentação para o Financiamento Imobiliário

Passada a etapa anterior, nesta fase final você precisará apresentar mais alguns documentos necessários à emissão do contrato de financiamento imobiliário. A lista é a seguinte: RG, CPF, certidão de nascimento ou de casado e certidão de débitos referentes aos tributos federais. Caso opte por utilizar o saldo em sua conta FGTS para quitar uma parte do financiamento, também lhe será solicitado uma cópia simples da Carteira de Trabalho; uma cópia da última declaração de IR — e de seu conjugue ou convivente em caso de casamento ou união estável; extrato original, carimbado, atualizado e datado do seu saldo FGTS e dois comprovantes de residência, um de no máximo 3 meses e outro de no mínimo 1 ano.

É preciso ressaltar, porém, que os documentos solicitados podem variar um pouco de acordo com a instituição financeira concedente do crédito, portanto, não deixe de conferir esta lista antes de apresentar toda a documentação.

Consultoria financeira para o Financiamento Imobiliário

Existem diversas formas para aquisição de um imóvel e, em cada uma delas, uma infinidade de instituições financeiras com as mais variadas taxas de juros, prazos, valores de entrada, etc. Conseguir encontrar um ótimo financiamento de acordo com suas necessidades pode ser uma tarefa um pouco complicada. Afinal, parcelas baixas demais envolvem um prazo maior e, consequentemente, juros maiores. Parcelas altas demais podem acarretar em dificuldades no pagamento e a perda de um valor substancial, além, é claro, do próprio imóvel.

Desta forma, uma boa opção para encontrar este ponto de otimização é contar com o auxílio de uma consultoria financeira. Ela será capaz de lhe apresentar uma simulação comparativa de valores e prazos, além de auxiliar no uso do seu saldo FGTS, analisar a documentação do imóvel e acompanhar diretamente em todas as demais etapas deste processo.

Restou alguma dúvida ou gostaria de acrescentar alguma informação sobre o que é necessário para financiar um imóvel? Deixe seu comentário.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%