Descubra o que é Habite-se e conheça todos os detalhes sobre o documento

Tire todas as suas dúvidas sobre o habite-se de um imóvel.

Ouça esse conteúdo clicando no player abaixo!

Diversos documentos devem ser exigidos no momento de aquisição de um imóvel, uma vez que qualquer irregularidade na papelada pode causar inúmeros diversos prejuízos aos compradores. Diante disso, você sabe o que é o Habite-se ?

O Habite-se de imóvel é um documento que atesta a sua regularidade. Entre outros detalhes, ele permite que o proprietário ou morador fique mais tranquilo em relação aos processos que envolvam o imóvel, além de manter impostos prediais, como o IPTU, sempre nos valores ideais e não mais altos.

Neste artigo, saiba o que é o Habite-se , quais são as especificidades desse documento, como consultá-lo pela internet e quais são as principais formas de solicitá-lo. Confira!

 

Entenda o que é Habite-se

Em resumo, para você que não sabe o que é o Habite-se , ele é uma espécie de identidade do imóvel , ou seja, trata-se de um documento que atesta que aquela propriedade apresenta determinadas características e cumpre regras específicas , de acordo com as normas vigentes em cada município.

Nesse sentido, o Habite-se é um documento de extrema importância, pois, a partir dele, pode-se validar o empreendimento imobiliário. Assim, antes de fazer qualquer construção em um terreno adquirido, por exemplo, é preciso verificar junto ao Cartório de Registro de Imóveis se ele possui o documento — ou fazer o levantamento da informação na internet.

Em termos gerais, a ausência do documento pode gerar uma série de implicações importantes, a começar pela impossibilidade de expedir o registro da sua propriedade junto ao Cartório. Além disso, consequentemente o imóvel estará à margem da lei, tendo em vista que não se adéqua às diretrizes estabelecidas na legislação.

 

Quem pode solicitar o Habite-se ?

É dever do proprietário ou da empresa construtora fornecer o documento aos moradores. Em caso de uma torre residencial com diversos apartamentos, o documento é um só e pode ser solicitado por todos.

Toda obra que for iniciada deve dispor de um Habite-se para que tudo o que ocorre nesse processo, desde a construção até a venda das unidades ou mesmo do imóvel como um todo, seja devidamente regulamentado.

 

A importância do Habite-se no processo de compra de imóvel

Comprar ou construir um imóvel do zero é um processo muito sério e, por conseguinte, demanda atenção a pontos específicos, a fim de minimizar qualquer complicação posterior, principalmente em relação à necessidade de destituição do imóvel.

Com a regularização do imóvel atestada pelo Habite-se, o proprietário será reconhecido enquanto tal sob a lei, além de dispor de uma série de direitos reais em relação à propriedade.

É possível entrar com um processo de solicitação do Habite-se por meio das prefeituras de cada município, assim como verificar a existência deles por meio de uma busca pela internet ou mesmo nas próprias prefeituras.

Cada município conta com valores determinados para conseguir o Habite-se, no entanto, existem também aquelas que não cobram pela emissão do documento. O importante é se informar sobre os casos específicos, as formas de conseguir o documento e regularizar o imóvel para que não surja nenhum problema.

 

 

Confira as dúvidas mais comuns sobre o Habite-se

Agora que você já sabe o que é Habite-se e qual é a sua importância, reunimos as principais dúvidas sobre esse documento para você ficar por dentro das suas principais especificidades. Confira!

 

Quanto custa o Habite-se?

O Habite-se não tem um valor predeterminado que seja comum a todos os lugares do Brasil, afinal, é um documento expedido pelos municípios, podendo haver diferenças de custo entre uma cidade e outra. Outro detalhe importante é que, em alguns municípios, a emissão do documento é gratuita.

Além disso, cabe mencionar que o Habite-se pode ter seu preço instituído ou modificado de acordo com a gestão municipal. Assim, se em determinada administração o documento era gratuito, na seguinte pode não ser mais.

Nesse contexto, é recomendável dirigir-se até o setor adequado de sua prefeitura e verificar a aplicação ou isenção de taxas , bem como conhecer os valores vigentes no momento da consulta do Habite-se pela internet .

 

Como tirar o Habite-se?

Para conseguir o Habite-se de um imóvel, é necessário primeiro analisar na prefeitura do município qual é a situação atual da propriedade. Essa consulta é feita no Cartório de Registro de Imóveis ou mesmo verificando as condições do imóvel na internet — que é um depositário de muitas informações e pode ser de grande auxílio nesse sentido.

Se o imóvel não puder ser registrado ou mesmo se tiver algum impedimento em relação ao Habite-se, é possível que o próprio imóvel esteja impedido por lei, portanto, é essencial estar sempre atento a esse tipo de situação.

 

Todo imóvel precisa de Habite-se?

Ainda que não seja um documento obrigatório, o Habite-se é uma forma que o proprietário tem de se precaver contra problemas ou mesmo aqueles dos quais ele nem mesmo sabia.

Um imóvel pode parecer perfeito à primeira vista, com todos os atributos necessários para uso, porém é possível que existam alguns problemas que não estejam visíveis na primeira análise. Nesse sentido, o documento pode ser útil na análise de aspectos menos óbvios e garantir o uso regularizado na prefeitura.

 

O Habite-se pode ser negado?

A falta do Habite-se pode causar problemas com relação ao alvará de uso do terreno. No caso de a prefeitura ter negado o pedido por algum motivo, isso quer dizer que o empreendimento ou imóvel ainda não está dentro das diretrizes estipuladas por ele. Assim, o imóvel precisa primeiro ter suas demandas corrigidas para, então, o documento ser expedido.

 

O que acontece se o imóvel não tiver?

Um dos problemas diretos da ausência de Habite-se é que o imóvel está fora dos padrões de construção ou mesmo conta com irregularidades que podem fazer encarecer os seus custos. O IPTU é um dos impostos afetados pela ausência desse documento, portanto, um imóvel regularizado é também um imóvel mais barato.

 

Conheça mais da CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição ligada ao Banco Itaú e que funciona como uma financeira especializada em empréstimos imobiliários on-line

Além disso, a CrediPronto conta com processos rápidos e fáceis que se iniciam com a simulação e finalizam com o recebimento dos valores solicitados em até 5 dias.

Faça uma simulação on-line agora mesmo e confira, em poucos passos, as principais opções disponíveis para você!

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).