credipronto-logo-blog

O que é financiamento imobiliário? Saiba mais sobre essa linha de crédito!

Ao decidir comprar um imóvel, inicia-se uma busca por meios de tornar essa operação viável. Durante essa pesquisa, algumas pessoas se deparam com a seguinte dúvida: o que é financiamento imobiliário ?

A linha de crédito imobiliário é uma oportunidade para pessoas que desejam adquirir imóveis, sejam eles habitacionais ou comerciais, mas não podem fazê-lo à vista.

Neste artigo, descubra o que é financiamento imobiliário , quais são as vantagens dessa transação e os principais requisitos para solicitar. Confira!

O que é financiamento imobiliário ?

Financiamento imobiliário é uma linha de crédito oferecida por instituições financeiras para aquisição de imóveis, novos ou usados, para fins tanto habitacionais quanto comerciais.

O saldo liberado pelos bancos costuma corresponder a até 80% do valor total do imóvel, exigindo, portanto, uma entrada equivalente a 20% do imóvel. O saldo devedor — montante emprestado pelo banco — costuma ser dividido em pequenas parcelas, por até 35 anos.

Em razão das  parcelas de baixo valor, o financiamento imobiliário ajuda várias famílias a realizar o sonho da casa própria.

Além disso, esse crédito é procurado por comerciantes para aquisição de estabelecimento próprio ou por pessoas que desejam investir em imóveis e garantir uma renda extra.

Como funciona o financiamento imobiliário?

O primeiro passo para conseguir essa linha de crédito é escolher o imóvel que será financiado. Durante sua busca, tenha em mente que as parcelas do financiamento não podem ultrapassar 30% da sua renda total.

Outro passo importante é pesquisar e escolher a modalidade de financiamento ideal para suas condições financeiras, assim como o banco que oferece as melhores condições.

Após tomar essas decisões iniciais, você deve solicitar o financiamento imobiliário no banco escolhido e esperar que seja feita a análise de crédito.

Uma vez aprovado o financiamento, basta assinar os contratos e realizar os demais trâmites necessários para a aquisição do imóvel.

Quais são as vantagens do financiamento imobiliário?

A principal vantagem de financiar um imóvel é o baixo valor das parcelas, que, a depender da modalidade escolhida, tendem a diminuir com o passar do tempo.

Essa vantagem é ainda maior para pessoas que vivem de aluguel, afinal, em vez de estarem pagando por um imóvel que pertence a outra pessoa, estarão investindo em um bem próprio.

Outros benefícios de solicitar esse crédito são:

  • a possibilidade de utilizar o saldo do FGTS na entrada e para amortizar a dívida ;
  • o imóvel é seu, logo, pode ser utilizado logo após o fechamento dos contratos (caso a compra não seja de uma habitação na planta);
  • é uma chance de conseguir um imóvel para o seu negócio ou até uma renda extra.

Inclusive, muitas pessoas costumam financiar imóveis e alugá-los, utilizando o valor para cobrir as mensalidades do crédito, por exemplo.

Quais são os requisitos do financiamento imobiliário?

Agora que você já sabe o que é financiamento imobiliário e como dar entrada nesse procedimento, deve estar se perguntando se atende aos requisitos.

Para sanar essa dúvida, confira abaixo quem pode solicitar essa linha de crédito:

  • pessoas com mais de 18 anos;
  • indivíduos que têm renda suficiente para pagar as parcelas — que correspondem a, no máximo, 30% da renda total do solicitante;
  • pessoas que têm o nome limpo nos órgãos de restrição ao crédito, como Serasa e SPC .

Faça o cadastro positivo

Uma dica que pode ajudar a aumentar as suas chances de conseguir o financiamento imobiliário é criar um cadastro positivo .

Esse sistema reúne as suas principais informações financeiras, como histórico de crédito e comportamento no mercado, permitindo que os hábitos positivos sejam analisados pelos bancos durante a análise de crédito .

Por isso, crie sua conta, pague tudo em dia e ganhe fama de bom comprador no mercado.

Quais são os documentos necessários?

Durante a análise do crédito, o banco irá solicitar alguns documentos que devem ser entregues dentro do prazo. Caso contrário, as chances de conseguir o financiamento serão reduzidas ou até anuladas.

Para evitar esse contratempo, confira abaixo a lista dos documentos necessários e já comece a separar os seus:

  • RG
  • CPF
  • Comprovantes de renda e de residência (atualizados)
  • Comprovante de estado civil
  • Extrato original do FGTS (se for utilizar o saldo na entrada)

Trabalhadores autônomos devem apresentar recibos dos últimos trabalhos realizados, contratos de prestação de serviço, declaração de rendimentos (feita pelo contador) ou declaração de Imposto de Renda .

A instituição financeira pode também solicitar alguns documentos do imóvel e do vendedor. Confira-os a seguir:

Documentos do imóvel

  • Laudo de avaliação do imóvel, realizado por profissionais (os bancos costumam indicar)
  • Comprovante de pagamento do IPTU
  • Certidão negativa de dívida do IPTU
  • Matrícula do imóvel

Documentos do vendedor

Caso o vendedor do imóvel seja pessoa jurídica, deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Carta assinada pelos representante e reconhecida em cartório
  • Contrato social registrado na Junta Comercial
  • Certidão negativa de débitos de tributos
  • Contribuições federais

No entanto, se o vendedor for pessoa física, os documentos solicitados costumam ser os seguintes:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de estado civil
  • Declaração profissional
  • Certidão negativa de débitos federais, inclusive do cônjuge

Quais são as principais modalidades de financiamento?

A seguir, separamos duas das principais modalidades de amortização de financiamento imobiliário. Confira!

Tabela SAC

Esse é o sistema mais comum, em que o valor das parcelas diminui a cada mês. Para isso, a instituição determina um percentual fixo de amortização que, somado aos juros, constitui a prestação.

Mas, como o montante diminui também a cada pagamento sobre o qual os juros são calculados, o valor das parcelas fica mais barato.

Tabela Price

Nesse sistema de amortização, as prestações têm um valor fixo, pois elas são calculadas com base em uma cota de amortização dos juros, que reduz a cada mês, conforme uma Taxa Referencial (TR) .

Com isso, essa amortização foca diminuir primeiramente o valor dos juros e, com o passar do tempo, passa a reduzir o saldo original da dívida. Tudo isso sem mudar o valor das parcelas.

Como solicitar um financiamento imobiliário?

Para solicitar o seu financiamento imobiliário , você deve comparecer ao banco escolhido ou, se possível, realizar a transação remotamente.

Mesmo assim, saiba que será necessário dirigir-se ao banco em algum momento, uma vez que o processo é mais burocrático do que as demais modalidades de empréstimo.

Ao conversar com o gerente, já com as simulações em mãos, você dará entrada no pedido, preenchendo os dados necessários para a análise de crédito.

Além disso, nessa etapa são requisitados os principais documentos pessoais do comprador (RG, CPF, comprovante de renda) e, se houver, do cônjuge.

Em seguida, basta esperar pela análise de crédito e pela autorização do financiamento imobiliário.

 

Simulação de financiamento imobiliário: faça aqui

O simulador financiamento imobiliário ajuda a entender quais são as melhores opções de crédito para você, o valor necessário para a entrada e a estimativa de cada parcela.

Por isso, faça a simulação com o CrediPronto .

Somos uma empresa criada pelo Banco Itaú, especializada em financiamento imobiliário. Há mais de 10 anos, atendemos famílias que desejam conquistar um imóvel.

Então, agora que você já sabe o que é financiamento imobiliário , faça a simulação do seu financiamento imobiliário conosco e confira as melhores condições do mercado.

Gostou deste artigo sobre o que é financiamento imobiliário ? Então, confira outros títulos em nosso blog

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).