O que é crédito imobiliário? Descubra como funciona

aprenda-o-que-e-credito-imobiliario

Para quem deseja comprar um imóvel próprio, é fundamental aprender o que é crédito imobiliário , uma vez que essa opção possibilita a compra de propriedades de uma maneira mais acessível e rápida , sendo adotada por boa parte dos brasileiros que querem sair do aluguel.

Contudo, antes de iniciar o processo de aquisição do imóvel, é importante saber o que significa o crédito imobiliário e quais são os benefícios dessa modalidade.

Neste artigo, saiba tudo sobre o que é o crédito imobiliário e como solicitar essa linha de crédito. Boa leitura!

O que é crédito imobiliário ?

Crédito imobiliário é uma linha de crédito oferecida para quem deseja comprar, construir ou reformar um imóvel .

Também conhecido como financiamento imobiliário , o produto é disponibilizado por instituições financeiras como uma forma de facilitar a compra de uma residência própria, visto que você pode pagar parcelas mensais menores até concluir o pagamento do imóvel, em vez de custear o valor à vista de uma propriedade.

Sendo assim, esse processo ocorre mediante um prazo de quitação específico (em geral, de até 30 anos) e uma taxa de juros mensal estipulada pelo banco.

Considerando que o valor integral de uma edificação é caro demais para a maioria dos brasileiros, essa virou a principal forma de comprar a casa própria no Brasil. A seguir, veja como funciona o crédito imobiliário .

Crédito imobiliário: como funciona?

O crédito imobiliário funciona de maneira bem simples. Basicamente, você vai fazer a solicitação do valor com a instituição financeira . Se aprovado, você precisará pagar a entrada do imóvel (geralmente, de 20%) e entregar a documentação .

Após resolver todas essas etapas, a instituição financeira transfere os recursos financeiros direto para o comprador e você passa a pagar parcelas mensais referentes ao valor emprestado pelo banco e o acréscimo de juros por um determinado prazo.

Assim que o vendedor entregar o imóvel, você pode usufruir do local e morar normalmente, tendo como única limitação não poder vender até quitar a dívida com o banco.

Principais benefícios do crédito imobiliário

Desde sua criação em 1964, o crédito imobiliário revolucionou o sistema habitacional do Brasil, permitindo que milhares de pessoas tivessem acesso ao imóvel próprio. Veja, a seguir, algumas das vantagens dessa modalidade de financiamento.

Sair do aluguel

Quando você paga um valor mensal de aluguel de uma propriedade, é possível pagar por 20, 30 ou 100 anos e o imóvel continuará sendo do locador, e não seu.

Ao financiar uma residência, você paga parcelas mensais – que, muitas vezes,

correspondem ao valor do aluguel de um imóvel – e, ao fim do pagamento, a propriedade será sua e integrará o seu patrimônio.

Por isso, essa é, sem dúvidas, uma das grandes vantagens de entender o que é crédito imobiliário e adquiri-lo.

Mudança imediata

Se você resolver comprar um imóvel à vista , pode demorar um bom tempo para juntar a quantia. Contudo, no financiamento imobiliário, você pode se mudar e morar no local assim que o banco liberar os recursos para o vendedor.

É uma opção mais rápida, principalmente para quem tem família e precisa de um local com urgência.

Acessibilidade

Embora o valor de uma propriedade dependa de inúmeros fatores, comprar à vista é uma possibilidade distante para a maioria dos brasileiros de renda média.

Sendo assim, o crédito imobiliário é o jeito de comprar a sua residência de forma mais acessível, pagando parcelas menores todo mês em vez do valor cheio.

Afinal, como solicitar o crédito imobiliário?

Agora que você sabe o que é crédito imobiliário , vamos explicar como solicitar esse produto. Confira:

Faça a simulação

Primeiramente, você vai simular a compra com uma instituição financeira para saber o valor inicial e final das parcelas, taxa de juros e outras informações importantes. Além disso, é possível descobrir se você passa nos critérios iniciais para a solicitação, tais como:

  • Idade : mínimo de 18 anos e máximo 80 anos e 6 meses (no caso, se você quiser financiar um imóvel por 30 anos, por exemplo, a idade-limite é 50 anos e 6 meses para que você termine de pagar antes dos 80);
  • Renda mínima: o valor das parcelas de um imóvel precisa ser de no máximo 30% da sua receita mensal ; portanto, se você ganha R$ 5.000, o valor-limite das suas prestações precisa ser de até R$ 1.500;
  • Ser brasileiro, naturalizado ou com visto permanente para viver no Brasil.

Outros critérios também são não ter o nome nos órgãos de restrição de crédito e comprovar renda , mas pode não ser uma exigência nesse momento. Vale a pena conferir.

Reúna a documentação

Em seguida, a instituição financeira pede uma série de documentos. Varia conforme cada empresa, mas os mais comuns são:

  • documento de identificação (pode ser o RG ou carteira de habilitação e CPF);
  • comprovante de estado civil (certidão de casamento, caso seja casado, ou certidão de nascimento, caso seja solteiro);
  • certidão conjunta de débitos referentes aos tributos federais emitida pelo site da Receita Federal ;
  • declaração de Imposto de Renda (se não tiver isenção);
  • comprovante de endereço (conta de luz, água ou qualquer outro comprovante em seu nome);
  • comprovante de renda emitido há no máximo três meses;
  • cópia do IPTU do ano corrente;
  • certidão negativa do IPTU;
  • matrícula de imóvel;
  • certidão negativa de ônus reais.

Se você for financiar o imóvel com mais alguém (seu cônjuge, por exemplo), é preciso levar os documentos de ambos.

Aguarde a análise de crédito

Depois, a instituição financeira começa a etapa de análise dos documentos e a avaliação do imóvel (quando um corretor credenciado é mandado para analisar o imóvel).

Assine o contrato

Com tudo certo, você vai assinar o contrato . Nessa etapa, é essencial ler cada linha do documento para saber exatamente o que está assinado e tirar todas as dúvidas.

Registre o contrato

Por fim, o processo de confirmação do financiamento vai ocorrer em um prazo de 30 dias e o contrato precisa ser registrado em cartório.

 

fianciamento-imobiliario-com-a-credipronto

 

3 dicas para não errar na hora de solicitar o crédito imobiliário

Existem alguns erros bem comuns na hora de solicitar financiamento imobiliário. Veja como evitá-los:

  1. Faça um planejamento financeiro

Se você entendeu o que é crédito imobiliário , sabe que ele é um compromisso de longo prazo com a instituição financeira. Sendo assim, é essencial organizar as finanças para arcar com os custos das parcelas e das despesas iniciais.

Você vai precisar pagar o seguro do imóvel , o valor de entrada, a mudança, entre outros custos.

   2. Não tenha dívidas em seu nome

Antes de solicitar, cheque o seu nome no SPC ou Serasa para saber se você tem alguma pendência.

Caso tenha, resolva primeiro para depois pedir o seu financiamento, visto que os bancos dificilmente aprovam crédito imobiliário para quem tem o nome negativado.

   3. Confira a documentação do imóvel

Um dos problemas que mais atrasam a solicitação do crédito imobiliário é a documentação do imóvel, principalmente quando se trata de uma propriedade antiga.

Quando existem documentos pendentes, como a escritura , o tempo para resolver pode ser maior que o esperado.

Além disso, verificar a documentação é importante para você não herdar dívidas do proprietário anterior.

 

com-a-credipronto-simular-seu-financiamento-e-mais-facil

Conheça a CrediPronto

A CrediPronto é uma instituição financeira especializada em financiamento imobiliário. Criada pelo Banco Itaú , a empresa já emitiu mais de 60 mil contratos e está presente em todos os estados do Brasil, incluindo o Distrito Federal.

Por aqui, é possível utilizar o seu FGTS como uma forma de reduzir a sua dívida. Além dessa vantagem, nosso crédito imobiliário conta com outras excelentes e você pode:

  • financiar até 90% do valor;
  • pagar em até 30 anos;
  • contar com parcelas decrescentes.

Isso tudo com um atendimento rápido e eficiente. Em menos 24 horas, você recebe a análise da sua proposta e pode dar o início ao seu sonho de ter um imóvel próprio.

Faça agora mesmo a sua simulação e conte com as melhores condições do mercado.

Agora que você sabe o que é crédito imobiliário , confira outros títulos que separamos:

A CrediPronto é uma empresa intermediadora de financiamento imobiliário que foi criada pelo Itaú. Ao financiar com a CrediPronto você tem consultoria gratuita com profissionais especialistas, que vão acompanhar seu processo de perto do começo ao fim e te ajudar no que for necessário, além de outras vantagens.

Na CrediPronto, a taxa de juros padrão é a partir de 10,49% ao ano + TR. ________

O financiamento imobiliário CrediPronto é exclusivamente com o banco Itaú.

Você pode quitar o seu imóvel em até 35 anos (420 meses). Podendo também quitar antes.

Você pode financiar até 90% do valor do imóvel.

Tem o sonho da casa própria?

Financie até 90% do imóvel com taxa a partir de 10,49% ao ano+TR, podendo pagar em até 420 meses (35 anos).