Conteúdo em áudio Financiamento Imobiliário

6 questões que você deve analisar na hora de comprar um imóvel

Comprar um imóvel é bem mais complexo que a maioria das aquisições que as pessoas realizam ao longo de suas vidas, mas também é uma das que mais trazem satisfação.

Para que essa sensação não seja substituída por dores de cabeça e até mesmo prejuízos, alguns cuidados precisam ser tomados na hora de analisar as condições da negociação.

Quer saber quais são os principais fatores que geram incertezas na hora de comprar um imóvel? Fizemos uma lista, e, claro, adicionamos os esclarecimentos necessários. Confira.

1. Avalie sua capacidade financeira para comprar um imóvel

O controle financeiro é determinante para o sucesso de uma compra. A começar pela necessidade de oferecer um aporte inicial, ou seja, uma entrada que abata o montante de um possível financiamento.

Para isso, é preciso ter acumulado uma quantia que corresponda a uma boa porcentagem do valor total da negociação.

Ao mesmo tempo, a parcela do financiamento deve caber nas despesas mensais sem comprometer o atendimento das necessidades básicas do indivíduo e da família e até mesmo sua capacidade para poupar outros valores para outras aquisições.

Se tudo isso estiver sob controle, é possível avançar com o projeto da compra do imóvel com tranquilidade.

2. Determine se comprará um imóvel novo ou usado

Imóveis novos geralmente têm valores mais altos por metro quadrado e menos necessidade quanto à realização de reparos e manutenções emergenciais.

Já os usados podem ser arrematados por ótimas condições de preço, porém, exigem maior dedicação quanto às reformas e reparos.

Dessa forma, é muito importante listar os prós e contras dessas duas compras e escolher aquela mais compatível com seu perfil e realidade.

3. Estude com cuidado as condições da negociação

Alguns vendedores pedem garantias e determinam regras, como a data da entrega do imóvel, por exemplo. E isso precisa ser estudado com cuidado.

É preciso analisar se elas poderão ser cumpridas facilmente ou se podem entrar na negociação para abater valores e outras condições.

Se o vendedor quer um prazo de 90 dias para a entrega das chaves, por exemplo, os custos com um eventual aluguel podem ser abatidos proporcionalmente no valor combinado.

4. Pense na compra como um investimento

Isso significa que o imóvel não deve servir apenas como moradia, mas valorizar o dinheiro que foi investido em sua aquisição.

Nesse sentido, é preciso considerar se o preço é justo pelas características do bem, se está compatível com outros imóveis com a mesma infraestrutura oferecida e se tem potencial de valorização, como possíveis melhorias no bairro, garantia de uma boa vista definitiva, entre outros.

5. Analise com cuidado os anúncios e a realidade dos imóveis

Esse é um dos pontos que justificam a contratação de uma corretora de imóveis de confiança, pois, além de uma seleção de imóveis de qualidade, seus profissionais também podem amparar na análise detalhada das características dos bens a serem comprados.

Fazer essas considerações minuciosas permite que o comprador tenha certeza de que o valor ofertado é compatível com a realidade do imóvel e que estratégias utilizadas para esconder defeitos sejam identificadas.

6. Pesquise sobre taxas de condomínio e outras despesas mensais que podem surgir

Ao comprar um apartamento, por exemplo, além das despesas de consumo tradicionais, o agora morador também precisa arcar com taxas de condomínio e fundo de caixa.

Assim, além do financiamento, outros valores serão acrescidos em seu controle financeiro mensal. É preciso ter cuidado nesse aspecto, pois, quanto maior a estrutura externa e o número de funcionários para mantê-la sobre controle, maiores serão suas despesas.

Comprar um imóvel não precisa causar nenhuma tensão. A CrediPronto ajuda com a liberação de financiamento imobiliário diretamente nas corretoras e com excelentes condições. Isso ajuda a concretizar o planejamento de aquisição!

Considerando todos esses pontos listados no post, qual deles oferece a você mais preocupação? Deixe seu comentário.

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%