Financiamento Imobiliário

O financiamento imobiliário em 6 passos!

Optar pelo financiamento imobiliário é a melhor opção para quem quer comprar o primeiro imóvel, mas não tem todo o valor para pagamento à vista. Considerando também, que nem sempre, mesmo tendo o valor total à vista, é interessante se descapitalizar. Para quem planeja sair do aluguel, investir em outros imóveis, mudar para algo maior, confira o passo a passo que preparamos para vocês. Entenda em 6 etapas como é feito o financiamento imobiliário.

Veja os 6 passos para fazer o financiamento imobiliário

1 – Simulação do financiamento imobiliário

Simulação deve ser feita antes de escolher o seu imóvel. Vale a pena consultar a um banco para saber quais são os valores reais de acordo com a sua necessidade, assim evitando surpresas e até mesmo tendo a possibilidade de planejar a decisão. Saber se os valores das parcelas estão dentro do seu orçamento vão te ajudar a entender o quanto você pode despender em um imóvel

 

2 – Aprovação de crédito do financiamento imobiliário

Proposta de crédito: Nessa etapa todos os valores solicitados da sua simulação são passados para o banco na forma de proposta. O banco tem um prazo para aprovar os valores solicitados. Cada banco tem uma política para aprovação de crédito, alguns são mais burocráticos que outros e exigem menos ou mais documentos. Alguns dão preferência para quem já tem conta corrente aprovada, conta salário etc, por isso é importante tentar fazer a aprovação do seu crédito em pelo menos 2 instituições financeiras (como cada instituição tem sua política, os valores aprovados podem ser diferentes em cada uma delas, inclusive os seus valores de taxas e % de financiamento que o banco pode liberar).Se aprovado inicia a terceira etapa do processo.

3 – Documentação necessária do financiamento imobiliário

Documentação: Após aprovada a proposta de crédito o banco solicita toda documentação necessária para o inicio da contratação do seu financiamento imobiliário:

documentação

Para aprovação de crédito: RG, CPF e Comprovante de Renda (em alguns casos é necessário apresentar o Imposto de renda)

Documentos necessários do comprador para contratar o financiamento: Formulário de comprador (dados pessoais e valores negociados), Formulário de declaração de saúde do comprador e Comprovante de estado civil (para clientes diferentes de solteiros).

Documentos necessários do vendedor para contratar o financiamento: Formulário do vendedor, Comprovante de estado civil.

Do imóvel, para contratar o financiamento: Avaliação (banco solicita) e Matrícula do imóvel e Capa do IPTU.

 

O financiamento imobiliário é um procedimento simples. Se todas as documentações estiverem de acordo para o contratado, ele pode acontecer num prazo razoavelmente rápido, levando em conta que outros serviços são necessários para a conclusão(como os cartórios), mas tudo isso depende das condições dos vendedores, compradores e condições do imóvel.

4 – Avaliação do imóvel para o financiamento imobiliário

Avaliação: Esse procedimento é realizado para assegurar as condições habitacionais do imóvel escolhido e garantir a sua compra. Ele serve como uma garantia para o banco poder ceder o crédito para o comprador e garantir que todos fiquem seguros com a operação

5 – Emissão do contrato de financiamento imobiliário

Contrato será emitido para assinatura e registro em cartório com a descrição detalhada das partes respeitando a legislação em seguida deve ser devolvido assinado para a instituição contratada. Depois do contrato registrado em cartório (é obrigação do comprador levar o contrato a registro) o banco pode fazer a liberação de valores para o(s) vendedor(es) e para o(s) comprador(es) caso optem em financiar o valor do ITBI

6 – Liberação de valores do financiamento imobiliário

Liberação do recurso ao vendedor do imóvel acontece em até 5 dias úteis após o retorno do contrato de financiamento imobiliário devidamente registrado no Serviço de Registro do Imóvel, acompanhado da matricula que consta o registro de compra e venda.

O que mais você precisa saber sobre o financiamento imobiliário

  • A CrediPronto financia até 75% do valor do seu imóvel
  • O valor das parcelas do financiamento imobiliário não pode ultrapassar 35% da renda familiar.
  • O prazo de pagamento do financiamento imobiliário é de até 360 meses sujeito a aprovação.
  • O seu FGTS(Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser resgatado na Caixa Econômica Federal e usado para quitar parcelas ou até mesmo como entrada do seu imóvel
  • Os juros sobre o financiamento imobiliário giram em torno de 10% + (Taxa Referencial)
  • A tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) é usada no financiamento imobiliário

Esses são os passos para conquistar o seu imóvel por meio de um financiamento imobiliário. Caso queira basta fazer uma simulação para dar o pontapé inicial nessa empreitada.

Se ficou com alguma dúvida deixe um comentário !

Acompanhe

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

[]
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
Faça uma simulação e financie até 82%